Comentários: 0
Vista panorâmica da cidade de Lisboa.
wikimedia_commons

O PCP apresentou na Assembleia da República dois projetos de lei sobre a renda apoiada: um tem como objetivo a imediata suspensão do atual regime e o outro visa a criação de novas regras para o seu cálculo, de forma a torná-lo mais acessível para as famílias de menores rendimentos.

Segundo o Público, também o BE está a ultimar uma iniciativa legislativa sobre o arrendamento apoiado, que será entregue depois da audição pública sobre o mesmo assunto, marcada para sexta-feira (dia 29). O PS adianta que as propostas estão a ser avaliadas.

Para Paula Santos, deputada do PCP, o regime de renda apoiada não faz parte do acordo assinado com o PS, cujo voto é decisivo para a sua aprovação. A deputada assume, no entanto, que o seu partido “tem abertura para o debate, no sentido de serem adotados critérios mais justos”.

Fonte oficial dos socialistas adiantou, citada pela publicação, que as propostas “estão a ser avaliadas”, não existindo até ao momento uma posição final. A mesma fonte referiu que o assunto da habitação e das rendas apoiadas já tem sido discutido na Comissão de Ambiente, onde está inserida a habitação, lembrando que no passado houve propostas do partido sobre esta matéria.

A discussão do projeto de suspensão do atual regime está agendada para 4 de fevereiro. Para o PCP, a suspensão do atual regime, aprovado em finais de 2014 por proposta do PSD e do CDS-PP, justifica-se pelo facto da fórmula de cálculo do valor de renda a pagar por famílias de baixos rendimentos assentar em “critérios injustos”.

O regime atual considera o rendimento bruto das famílias e não o rendimento líquido, como pretende o PCP, e facilita os despejos, outra das situações que o grupo parlamentar pretende alterar.

Com a suspensão imediata do atual regime, o PCP quer que seja o Governo a determinar por portaria o valor da renda a aplicar, tendo por base o valor da renda de origem (anterior à Lei nº81/2014), até à aprovação do novo diploma sobre a renda aplicada à habitação social e a prédios do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU).

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade