Comentários: 0
Portugal vai continuar na mira dos investidores estrangeiros este ano
GTRES

Portugal vai continuar no radar dos investidores estrangeiros este ano, que continuam a olhar com bons olhos para o mercado imobiliário nacional, sobretudo para os imóveis localizados em Lisboa e no Porto. A garantia foi dada por Pedro Lancastre, diretor geral da consultora imobiliária JLL, que considera que “ainda há muito património que não está a ser usado da melhor forma” em todo o país.

Segundo o responsável, que falava durante a apresentação de resultados da JLL – a empresa teve em 2015 o melhor ano de sempre, tendo faturado 27 milhões de euros, mais 72% que no ano anterior –, para que esta tendência de investimento estrangeiro se mantenha é importante voltar a agilizar a emissão de vistos gold, até porque há cerca de 4.000 vistos para serem despachados no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), revelou a JLL.

Pedro Lancastre, diretor geral da consultora imobiliária JLL.
autorizado

“Um investidor chinês esteve cá [nos escritórios da JLL em Lisboa] e disse-nos que ainda não conseguiu renovar o seu visto. E é uma pessoa que já investiu muito em Portugal”, adiantou, frisando que este tipo de situações dá uma má imagem do país.

Ainda assim, e apesar de considerar que o setor imobiliário nacional está “muito dependente dos investidores internacionais”, Pedro Lancastre mostra-se otimista quanto ao futuro. “Temos de manter esta boa fase e acreditamos que o cenário se vai manter este ano”.

No caso concreto do segmento residencial, a JLL constatou que os estrangeiros interessados em investir em Portugal são agora oriundos de mais países, não sendo apenas os “tradicionais” chineses, brasileiros ou franceses. Em 2014 houve compradores de dez nacionalidades enquanto no ano passado foram de 24 países.

Reabilitação urbana em força

A JLL tem atualmente em fase de reabilitação e posterior comercialização 12 projetos em Lisboa

A reabilitação urbana, por seu turno, é e continuará a ser também uma tendência. Só a JLL tem atualmente em fase de reabilitação e posterior comercialização 12 projetos em Lisboa, nos segmentos residencial e comércio, entre eles dois na Avenida da República e vários no Chiado. O investimento feito nestes 12 projetos é de origem nacional (quatro casos) e internacional (oito casos), adiantou Pedro Lancastre, salientando que “para 2016 há muitos projetos em ‘pipeline’, cerca de 100 unidades só na Avenida da Liberdade”.

Para o diretor geral da JLL, as perspetivas para o mercado em 2016 são otimistas e o ano pode ser novamente histórico para o investimento imobiliário. “[Ao longo do ano] esperamos que sejam finalmente transacionados alguns dos projetos emblemáticos em Lisboa, como por exemplo a Feira Popular e o Amoreiras Prime”, disse. No caso deste último projeto, localizado em Campolide, a JLL já recebeu propostas de vários investidores, revelou Pedro Lancastre. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade