Comentários: 0
IMI: Câmaras recebem mais 50 milhões com fim de isenções para fundos imobiliários
idealista/news

O presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), Manuel Machado, afirmou que o fim das isenções de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para fundos imobiliários deverá representar um acréscimo de 50 milhões de euros, a nível nacional, nas receitas das autarquias. Trata-se de uma medida prevista na proposta do Orçamento do Estado (OE) para 2016.

Segundo Manuel Machado, as receitas das autarquias com IMI, a nível nacional, são de cerca de 1,3 mil milhões de euros, sendo que o pagamento deste imposto por parte fundos imobiliários, “que até agora estavam isentados”, representa uma “subida de receita relevante” que terá um impacto residual em alguns municípios e substancial noutros.

“[O fim destas isenções poderá] permitir dinamizar o mercado e não haver tantas casas devolutas. Eventualmente, porque não há grande dinâmica ou interesse em colocá-las no mercado, uma vez que [os fundos imobiliários] estão a beneficiar de isenções fiscais que vão, nesse aspeto, acabar”, disse o responsável, citado pela Lusa.

O presidente da ANMP, que falava em Coimbra após uma reunião do conselho diretivo da associação, sublinhou ainda que a proposta do OE 2016 apresenta vários aspetos “positivos e relevantes”, nomeadamente a confirmação do respeito pela “autonomia do poder local”.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta