Comentários: 0
Um "crowdfunding" para construir uma casa digna a um idoso que vivia em condições desumanas (fotos)

Há cerca de duas semanas, a imagem de um velhote desamparado, com um olhar inocente e aspeto desalinhado, tornou-se viral através do Facebook na Roménia. Um utilizador da rede social conheceu Ion em primeira mão, um homem sem casa, que levava mais de 20 anos a viver numa barrada feita de cartão, finas placas de madeira e pedaços de plástico situada num dos piores bairros de Bucareste.

O internauta, comovido pelo delicado estado de saúde de Ion - que já nem sequer se recorda da sua idade - e a proximidade do inverno que poderia ser fatal para uma pessoa numa situação tão precária. Decidiu partilhar a sua impressionante história com umas fotografias para pedir ajuda urgente e desesperada.

Milhares de utilizadores do Facebook responderam ao pedido partilhando a publicação e 50 decidiram dar, além disso, algum dinheiro para melhorar a sua situação.

Não lhes importou o risco de que se tratasse de uma fraude de grande escala que se movem nas redes sociais. Havia que salvar uma vida. Além da Roménia, o dinheiro chegou de utilizadores de países como Suécia, Polónia, Grécia, Canadá e Sérvia.

Em menos de 24 horas, conseguiram juntar 1.000 euros e, um dos doadores, além disso disponibilizou um contentor metálico que tinha sido utilizado como escritório numa obra. Com as suas próprias mãos converteu-o numa casa. "Gastámos o dinheiro a reparar a estrutura e a comprar alguns móveis. Basicamente, transformámo-lo num lar", recordam os jovens solidários num vídeo que já leva mais de 150 mil reproduções.

E como lhes sobrou algum dinheiro, encheram a pequena despensa de Ion com alimentos e bens de primeira necessidade.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta