Notícias sobre o mercado imobiliário e economia Ir a idealista.pt »

O que é preciso fazer para declarar a renda da casa no IRS? Antes de mais, e de acordo com o Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares, é importante referir que são dedutíveis à colecta de IRS 30% das importâncias, líquidas de subsídios ou comparticipações oficiais, suportadas a título de renda pelo arrendatário de prédio urbano ou da sua fracção autónoma para fins de habitação permanente, até ao limite de 591 euros. 

Notícia sobre:
Habitação

O valor médio de avaliação bancária do total do País passou de um valor de 1001 euros por m2 em fevereiro para 993 euros por m2 em março, o que representou uma diminuição de 0,8% (8 euros/m2) e a uma variação homóloga de 1,2%, revelam os dados divulgados esta quinta-feira pelo INE.

Notícia sobre:
Habitação
No quarto trimestre de 2013, os preço das casas registou uma descida homóloga de 0,6%.

O futuro do setor imobiliário passa pela reabilitação urbana e pelo mercado de arrendamento. Esta tem sido uma ideia defendida pelos intervenientes do setor e voltou a ser expressa num debate realizado pelo banco Montepio. Ainda assim, muitos portugueses continuam a optar pela compra de casa.

Notícia sobre:
Habitação

A nova fatura do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) deverá fazer com que os senhorios que ainda não avançaram com aumentos de renda o façam entretanto. A nova lei das rendas entrou em vigor há cerca de ano e meio – 12 de novembro de 2012 –, mas senhorios e inquilinos continuam a ter de fazer contas, isto porque já terão sido apresentados mais de 50 mil pedidos de comprovativo do RABC.

IMI começou a ser pago este mês.
Notícia sobre:
Habitação

A comissão que acompanha a implementação da lei das rendas vai reunir um mês antes do previsto, em maio, por indicação do Governo. A decisão de marcar o encontro para junho tinha sido tomada para evitar que fossem divulgadas conclusões antes das eleições europeias, que se realizam a 25 de maio. De referir, também, que a missão da Troika termina a 17 de maio.

Lei das rendas entrou em vigor em novembro de 2012 e tem criado muita polémica.
Notícia sobre:
Habitação

Às sextas-feiras o idealista News mostra-te três casas especiais que estão anunciadas no idealista.pt. São casas bonitas, com arquiteturas diferentes e localizações únicas, que estão à venda no portal e que podes "visitar" apenas com um clique. Estas são as casas da semana:

Notícia sobre:
Top idealista

O interesse dos portugueses no mercado de arrendamento de alojamentos para férias está a crescer. Segundo dados do grupo HomeAway, que tem mais de 570.000 anúncios de casas, de 161 países – mais de 13.200 estão situadas em território nacional –, Portugal é o sétimo país com mais peso na procura de casas para arrendar na Europa.

Notícia sobre:
Empresas

No idealista News mostramos todos os dias as casas mais vistas e mais guardadas como favoritas, tanto para arrendamento como para compra, pelos utilizadores do idealista.pt. Esta secção serve para conhecer as características das casas mais procuradas e poder tomar decisões com mais informação.

Notícia sobre:
Top idealista
Segundo dados da Direção-geral do Orçamento, Portugal devia 129% do PIB no final do ano passado.

A dívida pública já custou este ano quase mil milhões de euros em juros e comissões, revelam os números apresentados esta quarta-feira pela Direção-geral do Orçamento. Portugal devia 129% do PIB no final do ano passado.

Notícia sobre:
Finanças

A conclusão em junho do programa de ajustamento não se traduzirá em total soberania, como alguns membros do Governo têm sugerido. O pós Troika será antes marcado por alta vigilância e o país será visado por missões técnicas da parte dos credores oficiais com a diferença de que em vez de serem trimestrais, serão semestrais.

Notícia sobre:
Finanças

A maioria dos portugueses não são ruivos. Como é possível ver no gráfico em cima, a maior percentagem de ruivos encontra-se no Reino Unido e nos países nórdicos.

Notícia sobre:
Finanças

Há uma casa portuguesa entre as mais estranhas do Mundo. Segundo a votação levada a cabo no site Strange Buildings, a Casa do Penedo, em Fafe, é o 11º edifício mais estranho do Mundo, entre 50 possibilidades. Trata-se de um imóvel construído entre quatro rochas que está localizado na Serra de Fafe, na freguesia de Várzea Cova, entre Fafe e Celorico de Basto.

A Casa do Penedo está localizada na Serra de Fafe, na freguesia de Várzea Cova.
Notícia sobre:
Internacional

João Paulo II e João XXIII serão canonizados no dia 27 de abril, numa cerimónia no Vaticano presidida pelo papa Francisco. É esperada “casa cheia” em Roma e o clima deverá ser de festa antes e depois da cerimónia. Para poderes seguir de perto a canonização dos papas, mostramos-te dez encantadoras casas para arrendar na capital italiana – anunciadas no site Rentalia – que estão situadas em locais ideais para o efeito.

Notícia sobre:
Alojamentos