Notícias sobre o mercado imobiliário e economia Ir a idealista.pt »

“Ofereço quarto a mulher necessitada. Casa com boas condições e localizada perto do Colombo [Lisboa] (...) A oferta é muito simples, disponibilizo o quarto com a serventia da casa, claro, e em troca quero encontros íntimos regulares”. Esta "oferta" consta de um anúncio online em Portugal e que segue uma tendência que começou com a crise nos EUA. 

Notícia sobre:
Habitação

A nova lei das rendas entrou em vigor há quase ano e meio, a 12 de novembro de 2012, mas o seu objetivo fulcral, a dinamização do mercado de arrendamento, ainda não foi cumprido. Na realidade, há cada vez mais portugueses interessados em ser inquilinos e não proprietários, mas só uma pequena parte dessa nova realidade se deve às novas regras

Nova Lei do Arrendamento Urbano entrou em vigor a 12 de novembro de 2012.
Notícia sobre:
Habitação
Bancos estão mais disponíveis para emprestar dinheiro para a compra de casa.

Há três anos, quando a Troika chegou a Portugal, os bancos mostravam-se muito pouco disponíveis para emprestar dinheiro para a compra de casa. A banca tinha fechado a torneira ao crédito à habitação. Hoje, apesar das condições exigidas pela banca ainda serem bastante restritivas, o cenário mudou e há luz ao fundo do túnel para quem necessita de financiamento.

Notícia sobre:
Crédito à habitação

A venda de casas em Portugal caiu 55% em 12 anos, entre 2000 e 2012. Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), que tem por base dados da Direção-Geral da Política de Justiça, no período em causa, a região que registou a maior quebra foi Lisboa, com um decréscimo a rodar os 70%. Em situação inversa encontra-se os Açores, com descidas de 45%.

Notícia sobre:
Habitação

O Grupo Espírito Santo (GES) vai construir uma espécie de resort residencial no Algarve. O projeto em causa chama-se Quintas d’Al-Gariya e encontra-se na zona de Portimão – num local isolado perto da Serra de Monchique e com vista para o mar – num terreno com 439 hectares. Ao todo, estarão à venda 12 quintas, cada uma com áreas entre 27 e 65 hectares.

Notícia sobre:
Empresas

A produção na construção cresceu 6,7% na Zona Euro e 5,5% na União Europeia (UE) em fevereiro face ao mesmo mês do ano passado, segundo dados do Eurostat. Em Portugal verificou-se uma tendência inversa, já que o país registou a segunda maior descida homóloga (-11,5%). Pior só mesmo a Roménia (-14,7%).

Notícia sobre:
Habitação

No idealista News mostramos todos os dias as casas mais vistas e mais guardadas como favoritas, tanto para arrendamento como para compra, pelos utilizadores do idealista.pt. Esta secção serve para conhecer as características das casas mais procuradas e poder tomar decisões com mais informação.

Notícia sobre:
Top idealista

O pagamento de uma taxa sobre os sacos plásticos é uma das medidas que está a ser estudada pelo Governo, no âmbito da nova reforma fiscal verde. A ideia é inspirada na Irlanda, onde os retalhistas pagam um imposto de 15 cêntimos por cada saco que dão aos clientes, e faz parte das sugestões da comissão de especialistas que está a preparar o novo enquadramento tributário ambiental.

Notícia sobre:
Finanças

A troika inicia esta terça-feira a última avaliação do Programa de Assistência Económica e Financeira a Portugal. Neste 12.º exame irão ser discutidos, entre outros assuntos, as rendas excessivas na energia, o mercado de trabalho e a reforma das pensões.Segundo a RTP, em cima da mesa estão também a redução das indemnizações por despedimento sem justa causa e a redução ou suspensão dos contratos coletivos de trabalho.

Notícia sobre:
Finanças

Reforma de pensões pode não avançar: A reforma do sistema de pensões pode ser só para "FMI ver" e não ser, assim, aplicada. A tese é defendida pelo economista Álvaro Santos Almeida, em entrevista à Renascença, no dia em que arranca a última avaliação do resgate da Troika. O especialista diz que Portugal vai ser pressionado nesta reta final do programa e enfrenta uma "situação potencialmente explosiva", em termos políticos. (Rádio Renascença)

Notícia sobre:
Mercado laboral

As taxas de desemprego nas 272 regiões da União Europeia (UE) variaram entre os 2,6% em Oberbayern (Alemanha) e os 36,3% na Andaluzia (Espanha). Segundo o Eurostat, além dos 2,6% de Oberbayern, as menores taxas registaram-se em Freigurg (Alemanha) e Salzburgo (Áustria), com 2,9% cada, e Tubingen (Alemanha) e Tirol (Áustria), ambas com 3%.

Notícia sobre:
Mercado laboral

Há uma casa portuguesa entre as mais estranhas do Mundo. Segundo a votação levada a cabo no site Strange Buildings, a Casa do Penedo, em Fafe, é o 11º edifício mais estranho do Mundo, entre 50 possibilidades. Trata-se de um imóvel construído entre quatro rochas que está localizado na Serra de Fafe, na freguesia de Várzea Cova, entre Fafe e Celorico de Basto.

A Casa do Penedo está localizada na Serra de Fafe, na freguesia de Várzea Cova.
Notícia sobre:
Internacional

A Páscoa está a chegar – celebra-se a 20 de abril – e muitas famílias aproveitam as férias escolares para passar uns dias de descanso já com o calor da primavera. O idealista News preparou uma lista com as melhores casas em Portugal – anunciadas no site Rentalia – para passar as férias da Páscoa.

Notícia sobre:
Alojamentos

João Paulo II e João XXIII serão canonizados no dia 27 de abril, numa cerimónia no Vaticano presidida pelo papa Francisco. É esperada “casa cheia” em Roma e o clima deverá ser de festa antes e depois da cerimónia. Para poderes seguir de perto a canonização dos papas, mostramos-te dez encantadoras casas para arrendar na capital italiana – anunciadas no site Rentalia – que estão situadas em locais ideais para o efeito.

Notícia sobre:
Alojamentos