Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Juros dos empréstimos da casa voltam a cair para mínimos históricos

Janeiro foi o 30º mês consecutivo em que as taxas de juro, que servem de base aos empréstimos para a compra de casa, registaram um movimento de queda. Os dados mais recentes, divulgados pelo Instituto nacional de Estatística (INE), mostram que a taxa de juro implícita no crédito à habitação sinalizou mesmo um novo mínimo histórico nos 1,025% em janeiro, face aos 1,028% de dezembro.

Notícia sobre:

Portugueses "empurrados" a ir viver para os subúrbios

Comprar casa nas cidades é cada vez mais caro em Portugal, pelo que muitas pessoas acabam por ser "obrigadas" a viver nos subúrbios. Por outro lado, o mercado de arrendamento, que chegou a representar 60% da atividade das imobiliárias no auge da crise, caiu a pique nos últimos dois anos – em 2016, já só valia 25%

Notícia sobre:

Ideias baratas para melhorar o preço da tua casa

Por vezes, para aumentar o preço de venda da tua casa e conseguires propostas de compra, basta torná-la mais atrativa. Na rubrica de hoje do idealista/news sobre home staging, assegurada pela Home Staging Factory, explicamos-te como podes potenciar o valor da tua casa sem gastar muito. Afinal, ensinar a aproveitar e valorizar ao máximo o potencial de cada espaço e tornar as casas mais atrativas é o nosso objetivo.

Notícia sobre:

Icónico cinema Quarteto transformado em edifício de escritórios

Um novo edifício de escritórios está em vias de nascer no edifício onde durante mais de três décadas, até 2007, funcionou o mítico cinema Quarteto, em Lisboa. O prédio na rua Flores de Lima, que chegou a ser considerado devoluto pela autarquia da capital, está a ser transformado pela empresa Eternoriente, que teve autorização da Câmara Municipal de Lisboa (CML) para avançar com as obras em outubro do ano passado, depois de adquirir o imóvel em 2015.

Notícia sobre:

Century 21 vendeu mais de 8.000 casas em 2016 e viu faturação crescer 36%

Mais uma das principais operadoras do mercado imobiliário nacional vem confirmar o tão falado dinamismo do momento, com os bons resultados da empresa em 2016. Para a Century 21 Portugal, o ano passado foi “de forte crescimento”, com uma faturação superior a 25 milhões de euros, num aumento de 36% face a 2015. Entre janeiro e dezembro, a mediadora realizou mais de 8.000 transações de imóveis, mais 11% que no período homólogo. Em entrevista ao idealista/news, Ricardo Sousa, administrador da empresa, prevê que o cenário de crescimento se mantenha em 2017.

Notícia sobre:

Inovadora fábrica de multinacional em Águeda construída em... 11 meses

A nova fábrica da multinacional indiana Sakthi, localizada no Parque Empresarial do Casarão, em Águeda, foi inaugurada dia 18, tendo sido construída em tempo recorde (340 dias/11 meses) pela construtora portuguesa Gabriel Couto. Custou cerca de 37 milhões de euros e encontra-se num terreno com 230.000 m2.

Notícia sobre:

IRS 2016: Despesas fora do e-fatura no portal das Finanças até terça-feira

O Ministério das Finanças compromete-se a apresentar as despesas com habitação, propinas, taxas moderadoras, rendas e juros relativos a imóveis, que estão fora do e-fatura, até ao final deste mês de fevereiro. Os valores destes gastos feitos pelos contribuintes em 2016 vão assim ser apresentados pela Autoridade Tributária (AT) no Portal das Finanças a qualquer momento, no máximo até à proxima terça-feira.

Notícia sobre:

Investigação jornalística leva ex-diretor do FMI Rodrigo Rato à prisão

Rodrigo Rato, um dos homens mais influentes do país vizinho (que chegou a ser diretor geral do FMI), foi condenado, esta quinta-feira em Madrid, a quatro anos e meio de prisão por se ter apropriado de património de dois bancos dos quais foi presidente. Aos 67 anos, o antigo ministro de Aznar, foi acusado pela Audiência Nacional - tribunal nacional espanhol que julga casos de corrupção e crimes financeiros - pelo crime de peculato, quando era presidente da Caja Madrid e do Bankia, numa altura em que as duas entidades estavam em dificuldades.

Notícia sobre:

As casas mais vistas do dia

As casas mais vistas do dia
Notícia sobre:

Negócio a ferver: mais de 300 imobiliárias nasceram só em janeiro

Os números confirmam o que se fala sobre o dinamismo que o imobiliário está a viver, atualmente, em Portugal. Só em janeiro passado foram constituídas 301 empresas de serviços deste setor, mais 16,2% do que em igual período de 2016. E o imobiliário é o segundo setor da economia nacional que maior crescimento de novas empresas registou no mês passado, depois das telecomunicações com uma subida de nascimentos de 37,1%. No total, em janeiro nasceram 4.298 empresas em Portugal, o que representa um crescimento de 2,1% face ao período homólogo.

Notícia sobre:

Emitidos 1.250.000 certificados energéticos em dez anos

O Sistema de Certificação Energética de Edifícios arrancou há dez anos, tendo sido emitidos até à data 1.250.000 certificados energéticos. O número foi revelado pela nova gestão da ADENE – Agência para a Energia, que entrou em funções recentemente. Para João Paulo Girbal, presidente da entidade, há ainda um longo caminho a percorrer neste setor, até porque há 6.000.000 de casas que ainda podem ser certificadas.

Notícia sobre: