11/01/2024 · Ver todos os resumos diários
Este correio é enviado pelo idealista/news
idealista/news

“Há espaço para pensamentos e atitudes positivas no setor imobiliário”

idealista/news
Investimento imobiliário em Portugal

A Joivy anunciou recentemente o arranque da operação em Portugal, assumindo ser “a primeira plataforma residencial polivalente na Europa que combina soluções residenciais de longo e curto prazo com uma ampla gama de serviços para proprietários e investidores”. Em entrevista ao idealista/news, Giulio Limongelli, Managing Director da Joivy, fala sobre os objetivos da empresa, que nasce da união da DoveVivo, ALTIDO e Chez Nestor, e revela que gere atualmente no país “um portfólio de 370 imóveis entre Lisboa e o Porto”.

Ler mais

Obras avançam se autarquias ultrapassarem prazos de licenciamento

idealista/news

O atraso dos licenciamentos é um dos problemas na construção de casas já há muito identificado pelos construtores e promotores imobiliários em Portugal. E, agora, o novo simplex traz medidas que vêm precisamente pressionar as câmaras municipais a agilizar os licenciamentos. Desde logo, foram definidos novos prazos para as autarquias decidirem sobre os pedidos de licenciamentos urbanísticos – que são até bem mais alargados. E, depois, mesmo se as câmaras não se pronunciarem, o projeto imobiliário avança por deferimento tácito. As novidades não ficam por aqui: para eliminar a necessidade de obter licenças de construção, foram criados novos casos de comunicação prévia e dispensa de controlo prévio.

Ler mais
Publicidade

Preço das casas à venda desce 2,1% na Zona Euro - em Portugal abranda

idealista/news

A procura por casas à venda na Europa arrefeceu ao longo de 2023 à medida que os juros nos empréstimos habitação foram subindo e o poder de compra foi sendo esmagado pela inflação. E esta tendência tem tido reflexo nos preços da habitação. Os dados do Eurostat esta quarta-feira divulgados revelam que o preço das casas para comprar na Zona Euro desceu 2,1% no terceiro trimestre de 2023 face ao período homólogo. Já em Portugal as casas à venda continuam a ficar mais caras, embora o ritmo de subida dos preços tenha abrandado.

Ler mais

A mansão de Maiorca onde a sexta temporada de 'The Crown' foi filmada

idealista/news
Yellow Castle
Ler mais

Rendas acessíveis sem impacto no mercado de arrendamento privado

idealista/news

Em vigor há quatro anos e meio (desde julho de 2019), o Programa de Arrendamento Acessível, que foi renomeado para Programa de Apoio ao Arrendamento (PAA) e teve, entretanto, várias alterações às regras de funcionamento, com o objetivo de o tornar mais atrativo e de fácil acesso, continua a ter pouca adesão: há apenas 1.060 contratos em vigor abrangidos pelo programa, o que representa cerca de 0,12% do total de contratos de arrendamento celebrados no parque habitacional privado.

Ler mais

Porta 65 e apoio à renda: quantos beneficiam e qual é o valor médio?

idealista/news

A crise habitacional está a deixar marcas em Portugal, e são muitas as famílias portuguesas que não conseguem comprar ou arrendar casa. Há, paralelamente, vários apoios e iniciativas em vigor por parte do Estado, de forma a dar resposta à perda de poder de compra dos cidadãos. Em causa estão, por exemplo, o programa Porta 65 Jovem, o Programa de Apoio ao Arrendamento (PAA) e o apoio extraordinário à renda (PAER). Fica a saber quantas pessoas recebem ajuda e qual é o valor médio destes e de outros apoios. 

Ler mais

AM Lisboa quer casas com rendas acessíveis no Vale de Santo António

idealista/news

A Assembleia Municipal de Lisboa aprovou esta terça-feira (9 de janeiro de 2024) uma recomendação do PCP para que a câmara integre no Programa de Arrendamento a Custos Acessíveis (PACA) a habitação que será construída no âmbito do Plano de Urbanização do Vale de Santo António.

Ler mais

Cozinha rústica com tijolos: como escolher e aplicar

idealista/news
cozinhas rústicas
cozinhas rústicas cozinhas rústicas cozinhas rústicas
Ler mais

Hipoges vende herdade de 40 hectares em Estremoz e prédio em Lisboa

idealista/news

A Hipoges, servicer de referência em Asset Management, anunciou esta quarta-feira (10 de janeiro de 2024) ter vendido dois ativos imobiliários no início do ano. Em causa está uma herdade de 40 hectares em Glória, na região de Estremoz (Alentejo), que foi transacionada por um valor “na ordem dos seis dígitos”, e um prédio na zona do Chiado, no coração de Lisboa.

Ler mais
Publicidade

Residência de estudantes em construção em Lisboa comprada pela Ageas

idealista/news

O Grupo Ageas Portugal comprou uma residência de estudantes em Lisboa, na zona de Belém, que está ainda a ser construída. Em causa está a Odalys Campus Lamas, que será administrada pelo grupo francês Odalys e terá 124 quartos combinados. Deverá abrir portas este verão e o projeto foi concebido pelo arquiteto Capinha Lopes.

Ler mais

Histórico Palácio de Seteais passa a ser gerido pelo grupo Valverde

idealista/news

O Palácio de Seteais, em Sintra, passou a ser gerido, a partir do dia 1 de janeiro, pelo grupo Valverde, do qual fazem parte o Valverde Lisboa Hotel & Garden, na Avenida da Liberdade (Lisboa), o Valverde Santar Hotel & Spa, em Viseu, e o Condes de Azevedo Palace, no Porto. O palácio, recorde-se, estava a cargo da rede Tivoli, detida pelo grupo Minor/NH, desde 1955.

Ler mais

Aldeia mineira “renasce”: terá empreendimento com 800 a 1.200 moradias

Expresso
Aldeia do Lousal renasce com mega empreendimento
Ler mais

Casas para arrendar escassas e mais caras em 2023 – e há novos apoios

idealista/news

O mercado de arrendamento em Portugal continuou bem dinâmico ao longo de 2023. Não só porque a procura de casas para arrendar continuou a ser bem superior à oferta aumentando - ainda mais - as rendas das casas, mas também porque este mercado foi alvo de várias mudanças legislativas. O Mais Habitação reforçou vários apoios às rendas (como o Porta 65) e também criou várias medidas para aumentar a oferta de habitação colocada no mercado de arrendamento, sendo o arrendamento coercivo de casas devolutas a medida mais polémica de todas. E ainda ficou definido que as rendas das casas em 2024 vão mesmo poder ser atualizadas de acordo com a inflação, ou seja, até 6,94%.

Ler mais

Preços das casas em Manhattan sobem e mercado dá sinais de retoma

Bloomberg

O mercado imobiliário norte-americano dá sinais de esta a recuperar, tendo os preços das casas em Manhattan (Nova Iorque) subido, no quarto trimestre de 2023, pela primeira vez em mais de um ano. O aumento das vendas no segmento de luxo ajudou a impulsionar os negócios, ao mesmo tempo que as taxas de juro nos créditos habitação parecem estar a baixar, sendo esta uma tendência esperada para 2024. 

Ler mais

São Pedro do Sul: das termas às vistas magníficas sobre as montanhas

idealista/news
O que visitar em São Pedro do Sul
Ler mais

As casas mais vistas do dia

idealista/news
Casa em Corroios, Setúbal - 1.767.500 euros
Ler mais

Vice-presidente do BCE admite recessão técnica na Zona Euro no final de 2023

Jornal de Negócios
Rumor

A evolução da inflação ao longo de 2023 é uma "boa notícia", mas a atividade económica deixou a desejar, considera Luis de Guindos, vice-presidente do Banco Central Europeu. "Dados mais fracos apontam para uma contração da economia em dezembro, confirmando a possibilidade de uma recessão técnica na segunda metade de 2023", segundo disse, num discurso durante a 14.ª edição do Spain Investors Day que assentou sobre as perspetivas para a política monetária e economia na Zona Euro.

Entidades europeias alertaram para grupo que controla Global Media

Público
Rumor

A gestora de investimentos Union Capital Group (UCAP), SA, sediada em Genebra e apresentada como gestora do fundo World Opportunity Fund – que controla a Global Media Group (GMG) desde novembro – terá sido liquidada, mas estará a manter a atividade através de filiais no mundo e os seus fundadores estão referenciados nos Paradise Papers e Bahama Leaks. Entre os quais estará Clément Ducasse e é com este investidor francês que José Paulo Fafe, atual CEO da dona do Diário de Notícias, Jornal de Notícias, TSF e O Jogo, trata de tudo o que tem a ver com o grupo de media, que atravessa uma grave crise financeira.

Produção na construção aumenta 5,2% em novembro – mas está a abrandar

Aumento da produção na construção em Portugal abranda
Ler mais
© 2000-2025 idealista
Para deixar de receber este boletim podes cancelar a subscrição