Comentários: 0
Home Staging: Como preparar o primeiro encontro? Reparar! A terceira das sete regras básicas

O idealista News Portugal tem uma nova rubrica quinzenal, destinada a quem quer aproveitar e valorizar ao máximo o potencial de cada espaço e tornar as casas mais atrativas, assegurada pela Home Staging Factory. 

Há sempre pequenos defeitos nos imóveis, que pelo facto de estarmos a viver na casa, nos habituamos e nos passam ao lado.

São pequenos detalhes, que muitas vezes servem de argumento para o potencial comprador negociar o preço do imóvel, e é por este motivo que REPARAR é mais  uma regra fundamental do home staging.

Faz uma lista minuciosa de todas as reparações a fazer em tua casa.

A porta que range ou que fecha mal,  alguns buracos nas paredes, o interruptor descolado, os fios elétricos à vista, a torneira que pinga ou o teto manchado de uma antiga infiltração… são pequenas pormenores que adiamos, mas que é a primeira coisa que qualquer visitante interessado na casa repara.

Tal como a limpeza, estas detalhes, dão a ideia (por vezes errada) do cuidado que temos com a casa. E podem ser um travão à venda ou arrendamento do imóvel.

Põe-te no lugar do comprador que começa a ver só defeitos... lá se vai o encanto com a casa e a vontade de lá morar! A primeira coisa que vai pensar é tudo o que tem que arranjar antes de se mudar.

Divisão por divisão, verifica tudo o que precisa de ser reparado ou substituído: a maior parte das vezes são coisas simples e podes ser tu a fazê-lo.

Acaba as reparações que nunca terminaste

Cada vez mais as pessoas fazem bricolage em casa. Mas é frequente que, por falta de tempo, acabem por deixar alguns trabalhos inacabados.

Pouco a pouco, acabamos por esquecer estes pequenos detalhes, mas os visitantes reparam imediatamente nas coisas inacabadas e vão pensar que é negligência dos proprietários.

Portanto é muito importante que termines estes detalhes antes de pores a sua casa à venda.

Lembra-te!

•    Para ter a certeza de que não te esqueces de nada, arranja um caderno e aponta, divisão por divisão, as pequenas e grandes reparações a fazer, e todo o material que precisas para acabar com a tarefa.

•    Se tens pouco tempo podes sempre chamar um profissional de  bricolage, limpezas, de eliminação de odores ou mesmo um jardineiro para te arranjar o jardim. Na internet consegues encontrar bons profissionais que fazem estes trabalhos por um preço reduzido. E atualmente até há plataformas com a avaliação dos profissionais.

Se preferires contrata um profissional.

Para obras maiores ou mais complicadas, como reparações de fissuras, lixar uma porta ou substituir azulejos partidos, não hesites em chamar um profissional.

Tem sempre presente que todo o dinheiro que gastares estás a investir e vais recuperá-lo quando venderes a casa ou a arrendares por um preço superior.

Azulejos ou mosaicos rachados numa casa de banho, tábuas do soalho da sala estragadas, uma caleira mal fixada significam uma acumulação de pequenos defeitos observados pelo potencial comprador que podem ser motivo de negociação para descer o preço em milhares de euros.

Com efeito, o cliente utilizará o argumento que “tem de fazer obras” e que isso lhe custará uma fortuna. Sendo que, essas pequenas obras, feitas por um profissional podem ter um orçamento ajustado e eliminarão qualquer motivo de negociação.

Atenção:

Um orçamento substitui um contrato: por isso, estuda-o bem antes de assinar.

A indicação de algumas informações é obrigatória: indicação de que o orçamento é grátis ou pago, duração de validade do orçamento (normalmente tem um prazo de tempo limitado), lista detalhada de trabalhos, descritivo pormenorizado dos custos e materiais a utilizar e custo total dos trabalhos a realizar.

Exige também a indicação da data do início e fim dos trabalhos e estabelece o montante das penalidades por cada dia que passar após a data de conclusão da obra.

Enfim, verifica todas as cláusulas do documento: revisão de preços, transporte de entulho, aluguer de contentores, etc..

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Etiquetas