Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Home staging: 6 dicas para transformares a tua casa de férias num lugar paradisíaco

Autor: Redação

Ensinar a aproveitar e valorizar ao máximo o potencial de cada espaço e tornar as casas mais atrativas é o objetivo da rubrica quinzenal do idealista/news, assegurada pela Home Staging Factory.

Para mudar a decoração da casa não precisas gastar muito dinheiro. Na hora de mudar não é só o gosto e o estilo que contam. Uma casa de férias deve ser prática, funcional, confortável e acolhedora.

Nesse sentido, damos-te 6 dicas para transformares a tua casa de férias num lugar paradisíaco.

1 - Lavar a cara
Pintar as paredes é um dos primeiros passos para mudar o ambiente e dar uma cara nova à tua casa. Para casas de férias aconselhamos sempre o branco porque dá mais luz, mas se optares por outra cor não te esqueças de fazer um teste na parede.

2 - Recicla os móveis
Começa por te desfazeres de todos os móveis que não precisas e só guardam coisas completamente dispensáveis nas casas de férias: a coleção de pratos da avó, as recordações que trouxeste do Brasil e as inúmeras toalhas de mesa da tia Alzira. Uma casa de férias precisa apenas de loiças e têxteis suficientes para o número de pessoas que alberga, alguns livros, jogos e DVD’s. Guarda os móveis mais baixos que dão mais amplitude ao espaço e experimenta pintá-los, vais ver que num instante tens uma casa nova. Para pintares esquece o pesadelo de lixar tudo. Compra um primário universal que agarra em todas as superfícies e depois é só escolheres a cor e meter mãos à obra!

3 - Faz um “moodboard”
Utiliza o “Polyvore” ou o Pintrest e faz uma seleção do que gostavas que a tua casa fosse. Na hora de ires às compras leva o moodboard contigo para não te perderes em coisas giras que vês na loja mas que quando chegas a casa não tem nada a ver com o que tinhas previsto inicialmente.

4 - Muda os móveis
Experimenta mudar os móveis de sítio para teres novas perspetivas, compra um tapete grande, capas novas para os sofás e troca as cortinas por cortinas leves e claras.

5 - Investe numa boa cama
Não há nada mais importante que dormir bem durante as férias. Afinal as férias são para descansar e nada como acordar cheio de energia. Compra um sommier e um bom colchão e diverte-te a fazer uma cabeceira de cama com madeira, tintas ou tecido.

6 - Investe em acessórios decorativos
Eles vão dar o toque final à tua casa e aquele estilo que tanto querias. Podes até aproveitar materiais locais como conchas, pedras ou paus. Cria composições giras agrupando os objetos em vez de os espalhares pela casa toda. E não te esqueças das velas, que à noite criam um ambiente fantástico!