Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Home staging: truques low cost para teres o melhor sunset na tua própria casa

Autor: Redação

Ensinar a aproveitar e valorizar ao máximo o potencial de cada espaço e tornar as casas mais atrativas é o objetivo da rubrica quinzenal do idealista/news, assegurada pela Home Staging Factory.

Nunca se celebrou tanto o pôr-do-sol como agora. Até parece que pôr-do sol acabou de nascer!  As “Sunset Parties” acontecem por todo o lado e são um elogio a um momento mágico que merece ser festejado. É uma moda mas parece que vem para ficar.

E como adoramos a celebração do ar livre, quer seja o pôr, o nascer (este é mais raro, é verdade) ou qualquer outra hora solar resolvemos explorar algumas ideias para criar ambientes exteriores de gozar, brindar e chorar por mais!

Porque para ser mágico não basta ser ao ar livre. Não chega ter um terraço, um jardim ou uma varanda. É preciso criar um cenário que inspire o ambiente, estimule a boa energia, proporcione bem-estar e dê mais sabor à vivência do momento. 

Claro que a magia tem um preço, mas há truques para todos os gostos.

Com mais ou menos consegue-se sempre criar algum ambiente e acima de tudo aproveitar espaços que antes estavam votados ao abandono.
Aqui ficam algumas inspirações de baixo custo:

Até a praia pode ser decorada

Queres criar um ambiente especial para celebrar a despedida do sol?

Às vezes o mais simples é o que funciona melhor. No pino do calor aproveita para ir a um pinhal apanhar troncos secos. Ajudas a limpar a floresta e prevenir os fogos e consegues matéria prima para criar o cenário perfeito para a abertura do champagne.

Faz uma cabana,  acrescenta à volta umas mantas e almofadas giras, junta-lhes umas banquetas, umas velas e acima de tudo não te esqueças dos copos de pé alto e do balde do gelo.

Cantos com encanto

Cantos mortos podem transformar-se em refúgios de leitura ou no lugar ideal para dormir a sesta ou apanhar sol. Estes espaços muitos vezes desaproveitados parecem ser feitos à medida para colocar uma mesa no canto e um sofá de cada lado. Pode ser feito em alvenaria, em madeira ou aproveitando as bases de camas das crianças que entretanto já cresceram. 

O potencial dos muros
Os muros e escadas são excelentes bancos ou até prateleiras. Às vezes basta pôr umas almofadas giras, lanternas e velas, pintar os muros e a magia acontece. Garrafões de vidro ou pias antigas de mármore com água e flores também dão um toque especial.

De pátio a sala exterior

Se tens um pátio com churrasqueira podes aproveitar para criar uma sala de estar ou de refeições prática, confortável, com algum charme e um custo muito acessível. Basta uma mesa, cadeiras, um chapéu de Sol e alguns pormenores de decoração para transformar um espaço cinzento numa sala de refeições de Verão. Mesmo nas noites mais frias podes utilizar o churrasco como lareira!

Uma regra básica: Fora com os plásticos.

Cadeiras e mesas de plástico podem arrasar com qualquer espaço exterior! Investe um pouco mais, escolhe materiais bonitos e resistentes como a madeira, o cimento ou o alumínio. Este último é mais leve e tem menos manutenção. Substitui o plástico e vais ver que os fins de tarde têm outro sabor. Junta-lhe uns têxteis giros e passas a ter um terraço digno de revista.

Investir no conforto e na beleza dos espaços exteriores é meio caminho para tirar maior proveito da vida ao ar livre. Num país de sol, onde é possível aproveitar a vida ao ar livre durante quase seis meses por ano porquê desperdiçar as assoalhadas exteriores?