Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Dicas de Home Staging para vestir a casa para o inverno

Autor: Redação

Ensinar a aproveitar e valorizar ao máximo o potencial de cada espaço e tornar as casas mais atrativas é o objetivo da rubrica quinzenal do idealista News Portugal, assegurada pela Home Staging Factory.

Apesar do verão de São Martinho nos iludir de que ainda estamos no verão, a verdade é que o inverno não tarda e normalmente chega sem avisar e sem pedir licença. Vai entrando de fininho e quando menos esperarmos estamos arrepiados até aos ossos!

E se o sol convida a sair, o frio e a chuva convidam mesmo é a hibernar. E é tão bom! Estar em casa, reunir os amigos, saborear um bom vinho, beber cacau quente a ver um filme ou até apenas ficar sentado a ler à lareira! 

Do dia para a noite começamos a ter saudades das camisolas de lã, do toque macio dos tecidos e do calor das mantas no sofá. Reviramos baús e descobrimos peças que estavam guardadas desde o inverno passado. Passamos nas lojas e temos vontade de vestir a casa para a nova estação.

O frio pede novas cores e inspira a tornar a casa mais aconchegante. Tal como no guarda-roupa há básicos e indispensáveis para a próxima estação. Não se trata de seguir as novas tendências ou ceder às tentações das novas coleções. Trata-se acima de tudo de criar mais conforto, bem-estar e qualidade de vida ao transformar a nossa casa num bálsamo em todos os sentidos.

Não há nada pior que acordar de manhã e sentir um choque térmico só de pensar em pôr os pés no chão! Para não perderes a coragem de te levantares bem cedinho arranja um bom tapete, macio e felpudo. Quanto maior for, maior a sensação de amplitude no quarto. Caso não encontres o tapete dos teus sonhos experimenta visitar um fornecedor de alcatifas e pedir algumas amostras. É um verdadeiro deleite para os sentidos! 

Indispensáveis são também as mantas. De lã, veludo, tricô ou polares, podem ser utilizadas por cima da cama, no sofá ou como xaile. Escolhe tecidos macios, laváveis e não muito pesados para que sejam mais versáteis. Se tens uma casa com uma decoração com padrões e colorida escolhe cores suaves e lisas. Se pelo contrario tens uma decoração neutra e monocromática podes optar por mantas com padrões mais decorativos. 

A sala no inverno convida mais ao descanso, por isso o sofá quer-se macio e confortável, revestido em tecido e com um formato aconchegante. Caso não precises de um sofá novo, uma manta e algumas almofadas macias podem fazer milagres. As almofadas são do melhor que há! De veludo, croché, felpudas, grandes ou pequenas são um dos elementos mais importantes e versáteis para tornar qualquer casa cómoda e apetecível.  São uma ótima companhia para o sofá, para a cama, para sentar no chão e até mesmo para fazer uma boa guerra de almofadas!

Se no verão as janelas querem-se abertas, no inverno querem-se fechadas, discretas e envolvidas por cortinados longos e aveludados que ajudam a conservar o calor e a tornar o ambiente mais acolhedor. 

Papéis de paredes em tecido ou com cores quentes, abajures e lâmpadas de tom amarelado e velas acesas também podem ajudar a aquecer o ambiente. 

A paleta de cores e as texturas complementam-se e são elementos essenciais a mudar de acordo com as estações  A estação fria requer cores e texturas quentes. Mas se conjugares cores frias como os azuis ou os bancos com texturas quentes como os tricôs, as lãs ou os veludos também consegues criar uma boa decoração de inverno.

Depois da casa bem vestida, porque não convidar os amigos para a apresentação da nova estação? Já que se fazem as celebrações da primavera e do pôr do sol no verão porque não celebrar o recolhimento no inverno?