Comentários: 0
Home Staging: Como transformar a casa de férias num verdadeiro paraíso
autorizado

Ensinar a aproveitar e valorizar ao máximo o potencial de cada espaço e tornar as casas mais atrativas é o objetivo desta rubrica do idealista/news Portugal, assegurada pela Home Staging Factory. Hoje damos-te algumas dicas para dares um toque de férias à tua casa. Vais ver que é mais fácil do que parece...

Há casas para todos os gostos e ocasiões. As casas, tal como a imagem pessoal, refletem a personalidade do proprietário e o contexto onde se inserem.

As casas onde vivemos todos os dias têm uma função diferente dos destinos de férias, como as casas de campo ou de praia. Por isso é importante que se utilize a decoração para refletir o ambiente que queremos viver durante o período de descanso.

As casas de férias devem funcionar como refúgios de paz e bem-estar. Devem ajudar-nos a fugir da rotina diária, das preocupações e acima de tudo dar-nos sossego e serenidade.

O mais importante é a simplicidade, a funcionalidade e a baixa manutenção do espaço. Nas casas de férias deve imperar a regra do menos é mais!

Aqui a função da decoração é criar o ambiente ideal de férias: um espaço confortável, alegre, descontraído e prático capaz de proporcionar uma verdadeiro sensação de escape.

O desafio pode passar por trazer a praia ou o ambiente tropical para dentro de casa e transformar o espaço numa espécie de paraíso.

Decoração Natural

Um ambiente mais natural, pontuado por elementos de flora e fauna locais, cria um imaginário ligado à natureza envolvente. Podem ser utilizados por exemplo materiais orgânicos como troncos, folhas, pedras, conchas ou materiais alternativos como redes de pesca ou cerâmicas, com vista a trazer a natureza para dentro de casa. Além de se conseguir um ambiente descontraído e natural consegue-se aproveitar diversos materiais que de outra forma seriam considerados lixo.

Mobiliário simples e funcional

Quando estamos de férias queremos tudo menos ter trabalho. Por isso é fundamental apostar em mobiliário de linhas simples, leve e que seja fácil de limpar. O melhor é escolher móveis abertos para que tudo esteja visível e acessível. Aqui também impera o minimalismo. A casa deve ser confortável mas ter poucos móveis. Dá preferência ao espaço vazio e reduz os móveis ao estritamente necessário para que o espaço seja funcional.

Iluminação e ventilação natural

Valorizar a iluminação e a ventilação natural é o segredo. O mobiliário deve estar organizado de forma a que se circule bem na casa e a deixar entrar a luz natural. Nada de obstruir portas e janelas com móveis. Para cortar um pouco a entrada do sol podes utilizar têxteis leves e puros, como o algodão e o linho, que ajudam a criar um habitat mais natural, mais amigo do ambiente e um verdadeiro refúgio de paz, conforto e serenidade.

Algumas dicas para dar um toque de férias à casa:

Padrões tropicais, detalhes exóticos e cores quentes. Uma opção é optar por um ambiente mais tropical, para inspirar quem gosta de ambientes luxuriantes e sonha com palmeiras, florestas tropicais, papagaios às cores. Trazer um destino de sonho para dentro de casa é uma boa forma de viajar dentro de quatro paredes.

Utiliza cordas e vergas. São materiais tipicamente utilizados para criar a sensação de leveza e descontração que se pretende quando se está de férias.

Usa elementos náuticos. Podes por exemplo utilizar remos velhos ou peças de barco como vigias ou cabos para trazer à memoria o verão e o mar. Os tons azuis, areia e verdes secos combinam bem com o espírito de férias. Usa e abusa dos brancos. Aumentam a sensação de espaço e liberdade.

Cria um ambiente marítimo. É uma forma de trazer a praia para dentro de casa. Aproveita as fotografias das férias e imprime em grande formato. Há fotografias que dão autênticos posters! Também podes fazer ilustrações de animais marinhos e personalizar almofadas ou cortinados.

Aposta nos espaços exteriores. Mesmo que não seja muito grande valoriza qualquer espaço exterior que tenhas. No verão, mais que nunca, é fundamental viver no exterior. Cria um recanto bem apetecível para beber um copo ao fim da tarde ou jantar a ver as estrelas. Aposta em mobiliário de madeira ou verga, numa chaise longue, em velas, almofadas e umas mantas aconchegantes.

Apostar num imaginário de autenticidade, simplicidade e naturalidade ou na magia do exotismo que contagia os espaços com cores e motivos tropicais são duas opções entre várias outras.

O importante é criar uma envolvente evasiva, alegre, otimista e ousada. E conseguir criar um cenário que remeta para as memorias de viagem e para os ambientes longínquos que nos fazem sonhar.

Pronto para transformares a tua casa de férias num verdadeiro paraíso?

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta