Comentários: 0
8 erros a evitar se queres vender a casa depressa e bem
Home Staging Factory

Tens pressa em vender a tua casa e não sabes como fazê-lo? Na rubrica de hoje do idealista/news sobre home staging, assegurada pela Home Staging Factory, damos-te dicas para arranjares um comprador em tempo recorde. Ou melhor, explicamos-te que erros não deves cometer na hora de pôr a tua casa à venda. Afinal, ensinar a aproveitar e valorizar ao máximo o potencial de cada espaço e tornar as casas mais atrativas é o nosso objetivo.

Se há seis/sete anos vivíamos uma das maiores crises imobiliárias em Portugal, hoje o mercado parece estar em alta e os consultores imobiliários até se queixam de falta de produto. No entanto, e a não ser que tenhas uma pérola em mãos, vender um imóvel requer esforço e muita sabedoria!

Se queres maximizar o valor e a rapidez de venda da tua casa deves seguir algumas regras básicas e saber evitar os erros mais comuns e que podem ser fatais para o negócio.

Surpreendentemente, até os vendedores mais experientes cometem no mínimo três destes erros!

Para que os compradores valorizem ao máximo o teu espaço tens de primeiro valorizá-lo tu. E neste ponto surgem logo os dois primeiros grandes erros:

1 - Não contratar um profissional

Tentares vender tu a tua casa é o primeiro grande erro! Além de não teres a experiência e as competências de um profissional vais sempre ter uma ligação emocional com o espaço que só te prejudica. Os profissionais já conhecem os argumentos dos compradores, sabem analisar o seu perfil, aprenderam a negociar preços e a valorizar as características, conhecem bem o mercado e a oferta e têm todas as respostas na ponta da língua. A verdade é que os números não mentem – os vendedores particulares demoram normalmente mais tempo a vender e vendem por um valor mais baixo que os profissionais.

2 - Pedir um valor desajustado do valor de mercado

De longe, o erro mais frequente dos vendedores! Se o preço é demasiado alto, os compradores nem olham para a casa. Se é demasiado baixo, além de perder dinheiro, o comprador também perde clientes, porque uma casa com um preço muito baixo do mercado transmite a ideia ao comprador de que a casa terá qualquer problema associado.

8 erros a evitar se queres vender a casa depressa e bem
Home Staging Factory

Determinar o preço de uma casa é uma arte e exige conhecimento e sabedoria. O preço deve ser determinado com base na oferta concorrente mas considerando também as movimentações do mercado, a procura, a localização e o estado da casa. Lembra-te que os preços que aparecem na internet é o preço pedido e não o valor real da transação.

3 - Desprezar pequenos arranjos

Mostrar uma casa em mau estado ou que não funciona é iniciar uma relação mostrando em primeiro lugar o lado negro. Ora, se a primeira impressão for negativa dificilmente haverá lugar para o segundo encontro. Por outro lado, o comprador irá sempre desvalorizar o espaço e oferecer menos dinheiro. Sai sempre mais barato mandar arranjar as coisas que não funcionam (por exemplo: torneiras que pingam, janelas que não abrem, luzes que não acedem) que fazer o desconto pedido pelo comprador para pôr a casa em bom estado.

4 - Não arrumar nem limpar

Apresentar uma casa suja ou desarrumada afasta qualquer comprador. Além de criar uma sensação imediata de rejeição, o potencial comprador fica com a sensação que a casa é mais pequena. Por exemplo, se abrir um armário ou entrar numa divisão que esteja atulhada de coisas vai achar que a casa tem falta de espaço. O truque é precisamente o contrário, retirar a maioria das coisas de forma a que haja bastante espaço vazio. Os armários devem estar a metade da capacidade.

Quanto à limpeza, é fundamental que esteja tudo impecável, imaculável, como novo! Silicones novos, juntas limpas, armários limpos. Se apresentares a casa desta forma, o comprador vai sentir que sempre foi estimada e que está pronta a habitar.

5 - Não despersonalizar a casa

Apesar de ser a tua casa, deves tratá-la como se fosse uma casa modelo. O objetivo é mostrares o espaço em si e não a tua vida! A maior parte dos objetos que cobrem as prateleiras e decoraram paredes e divisões devem desaparecer. São coisas pessoais, que te dizem respeito a ti mas que distraem o visitante e o impedem de se projetar na casa e portanto de se imaginar a habitá-la.

Não te esqueças que o teu objetivo não é mostrar os teus talentos de decorador, mas vender a casa rapidamente e ao melhor preço. A ideia é guardar o mínimo indispensável: alguns livros nas prateleiras, uns bonitos frascos na prateleira da casa de banho, uma vela no rebordo da banheira, uma planta na cozinha. Cria um bom ambiente com sobriedade e neutralidade.

8 erros a evitar se queres vender a casa depressa e bem
Home Staging Factory

Elimina tudo o que é muito pessoal: arruma as fotografias de família, retira os desenhos das crianças do frigorífico, tira tudo de cima das bancadas da cozinha e limpa a banheira e a bancada do lavatório de todos os produtos de beleza.

Em suma, esvazia e despersonaliza o mais possível! O objetivo é que o comprador se imagine a viver em tua casa.

6 - Vender a casa vazia

Vender uma casa vazia faz com que o comprador se sinta da mesma forma: vazio. Está estudado e acreditamos profundamente que uma casa vende-se melhor se estiver bem “vestida”. Uma casa mobilada e decorada parece sempre maior e é mais acolhedora que um espaço vazio. Enquanto que uma casa vazia é avaliada por critérios mais racionais como os m2 uma casa bem decorada transmite a sensação de lar que consegue criar uma ligação emocional com o comprador.

Caso não tenhas mobílias, podes sempre optar por decorar apenas a sala e um ou dois quartos com o básico. A ideia é criar um cenário que mostre o potencial do espaço. Segundo a experiência e os estudos sobre o home staging, compensa comprar alguma mobília que depois podes vender (por vezes o comprador até compra a casa mobilada). A regra diz que investindo 1% a 3% do valor de venda consegue-se uma valorização na ordem dos 7% a 15%.

7 - Perfumar a casa

Muitas pessoas têm a noção que uma casa com maus cheiros é uma casa que não se vende, e têm razão. A melhor coisa para estragar um bom negocio é entrar numa casa a cheirar a mofo, a gatos, a cães ou a um qualquer perfume intenso!

Lembra-te que o cheiro é das memorias mais fortes e que mais se prolongam no tempo. Se o cheiro da tua casa não agradar ao visitante dificilmente ele quererá aí viver.

E lembra-te que um mau cheiro não desaparece perfumando a casa. Se a tua casa tem problemas de odores é fundamental identificar a origem do cheiro e eliminá-lo. Pôr um perfume forte não só não resolve como pode ser ainda pior!

8 - Utilizar fotos medíocres

A primeira coisa a ter em mente é que na venda de uma casa o que conta são as imagens. Qualquer casa que esteja no mercado é “comprada” com os olhos. 

A procura de casa acontece quase exclusivamente na internet e as fotografias são a primeira, a segunda e a terceira razão de escolha. 

8 erros a evitar se queres vender a casa depressa e bem
Home Staging Factory

Por isso é fundamental investires, não só numa boa decoração e num ambiente de sonho como numa produção fotográfica que consiga transmitir o chamado “amor à primeira vista”!

Lembra-te

Quando queres vender o carro o que é que fazes? Uma boa limpeza interior, lavagem de estofos, lavagem exterior, algumas reparações necessárias, para que o possas vender rapidamente e ao melhor preço, certo? Com a casa deve-se passar exatamente o mesmo.

A valorização da casa, a limpeza, reparações e arrumação, a organização do espaço, a boa circulação e iluminação e a despersonalização da decoração maximiza o potencial do espaço e consequentemente reduz consideravelmente a margem de negociação dos compradores. 

Fazer o comprador apaixonar-se pelo espaço é o grande truque para obteres rapidamente uma boa proposta de compra!

8 erros a evitar se queres vender a casa depressa e bem
Home Staging Factory

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade