Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Home staging: Fica a saber como podes ter um alojamento “Instagramável”

Home Staging Factory
Home Staging Factory
Autor: Redação

Um destino que fique bem na fotografia, que seja fotogénico, onde cada detalhe, perspetiva ou recanto tem algo digno de ser fotografado e partilhado pode fazer a diferença. Na rubrica de hoje do idealista/news sobre Home Staging, assegurada pela Home Staging Factory, explicamos-te quais são as vantagens de tornares um alojamento mais "Instagramável". Afinal, ensinar a aproveitar e valorizar ao máximo o potencial de cada espaço e tornar os imóveis mais atrativos é o nosso objetivo.

A dormir também se aprende. Esta semana estivemos em Londres na Sleep mas não andámos a dormir. Bem pelo contrário: tivemos uns dias bem intensos e inspiradores no evento “Sleep – The Hotel Design Event”, que junta o design de interiores ao setor da hospitalidade. Sob o tema “Loyalty – lessons of love” discutiu-se até que ponto o design influencia a conquista e a lealdade dos hóspedes.

A lealdade é um conceito normalmente associado à família, aos amigos, à amizade, ao respeito e ao amor. Lealdade implica relação, dedicação, agradecimento e sinceridade. 

Na hotelaria, a lealdade só é forte se as emoções que consegue despertar se transformarem em experiências partilhadas. Porque atualmente não basta ser autêntico, ter um bom serviço, ter glamour ou um design inovador. É preciso juntar estes ingredientes e oferecer igualmente uma experiência emocional, transformadora e partilhável.

Porque mais do que viver e apreciar o momento, os clientes do futuro hoje querem retratar e partilhar o momento. E por isso, mais do que a experiência privada movemo-nos agora no campo da experiência coletiva.

De acordo com um estudo da Schofields Insurance divulgado pelo The Independent, o mais importante para 40,1% dos Millennials é o destino ser “Instagrammable”, ou seja um destino que fique bem na fotografia, que seja fotogénico, onde cada detalhe, perspetiva ou recanto tenha algo digno de ser fotografado e partilhado.

E como podemos criar espaços que atraiam a atenção dos Instagrammers e se transformem em momentos partilháveis? 

O Instagrammer está sempre à procura da foto perfeita, do detalhe mais original ou inusitado, do momento inspirador ou engraçado e do cenário capaz de gerar mais likes, visualizações, comentários ou partilhas. 

Para conquistar o Instagrammer é essencial pensar o espaço na sua perspetiva, imaginar a viagem e recriar momentos da história que ali se pode viver. O espaço é o cenário do enredo e tem por isso um papel fundamental na experiência global!

Aqui ficam umas dicas para criares décors “instagramáveis”:

1 – Arte Eclética

Quem resiste a uma obra de arte provocante e que mexe com todos os sentidos? Quadros inusitados, peças gigantes ou cenários em miniatura? Ter uma peça de arte em casa ou uma série de objetos que proporcionem momentos divertidos é meio caminho andado para gerar momentos fotográficos. 

Home Staging Factory
Home Staging Factory
Home Staging Factory
Home Staging Factory

2 – Mobília original

Mobília vintage ou peças originais recriadas com imaginação dão um toque pessoal a qualquer casa e criam recantos acolhedores e capazes de ficar para a história. Recupera o canapé, forra-o com um tecido moderno e vais ver que vai ser o centro das atenções!

Home Staging Factory
Home Staging Factory
Home Staging Factory
Home Staging Factory

3 – Espelhos

Os espelhos são das peças mais maravilhosas para trabalhar em decoração. Além de aumentarem a luz do espaço e a sensação de espaço podem proporcionar fotografias e momentos hilariantes! Dos espelhos partidos aos que distorcem a realidade tens muito por onde escolher. Dedica algum tempo a verificar qual o melhor local e ângulo para as melhores fotografias. 

Home Staging Factory
Home Staging Factory
Home Staging Factory
Home Staging Factory

4 – Iluminação

Uma má iluminação significa fotografias péssimas e dececionantes! Investe numa boa iluminação em toda a casa. Isto não significa que tenhas de ter uma casa florescente e branca, mas sim que a luz seja bem trabalhada. Opta por luz secundária e que ilumine recantos e torne os espaços mais “instagramáveis”. Quanto mais bem trabalhado estiver este ponto mais artísticas sairão as fotografias.

Home Staging Factory
Home Staging Factory
Home Staging Factory
Home Staging Factory

5 – Cenários fotográficos – Photoboot

Criar um cenário fotográfico, uma photoboot, ou ter uma série de acessórios para fotografia é ter animação e uma sessão fotográfica garantida! Pode ser com um papel de cenário, uma série de molduras e alguns acessórios para animar a festa. Não esquecer da luz que é fundamental!

Home Staging Factory
Home Staging Factory
Home Staging Factory
Home Staging Factory

6 – Pavimento

Como é o pavimento da tua casa? O design do chão, os mosaicos, as alcatifas ou os tapetes podem ser bastante fotogénicos. Se vais remodelar a tua casa ou estás a pensar numa nova decoração lembra-te das típicas fotografias dos pezinhos. As pessoas adoram fotografar padrões e mostrar que andam com os pés bem assentes no chão!

Home Staging Factory
Home Staging Factory
Home Staging Factory
Home Staging Factory

7 – Paredes

O que faz com que uma parede se transforme no cenário ideal para uma selfie? Pode ser um magnífico papel de parede, uma parede de ardósia, um espelho ou apenas as cores ou a textura. As paredes podem ser pensadas e desenhadas para se transformarem em verdadeiros cenários.

Não é preciso gastar uma fortuna. Há imensas formas de transformar uma parede num interessante painel fotográfico. Pode ser apenas com papel de parede ou com recurso a vários objetos ou materiais. O que é preciso é transformar a fotografia numa peça artística.

Home Staging Factory
Home Staging Factory
Home Staging Factory
Home Staging Factory

E por último, que tal criar alguns instantes surpreendentes e inusitados que fiquem na memória mesmo que alguém consiga resistir a registá-los e partilhá-los?

Que tal receber o seu próximo hóspede com o seu melhor amigo?

Home Staging Factory
Home Staging Factory

Para que um espaço se torne “instagradável” tem de ter personalidade e carácter. Tem de se destacar e interpelar quem o vive. Tem de contar uma história, causar estranheza ou empatia. Tem de ser um bom cenário e permitir que as emoções, as experiências, as relações e as narrativas aí se desenvolvam e entranhem.

O design só por si não cria lealdade mas cria emoções, sensações e experiências memoráveis. E as relações criam-se quando algo que gostamos nos deixa saudades e fica para a história. E depois... depois a história repete-se!