Materiais como o mármore e o granito continuam em alta na decoração destes ambientes, porque são duráveis, resistentes e fáceis de manter.
Comentários: 0
Tendências de decoração de cozinhas para 2021
Photo by Watermark Designs on Unsplash

A cozinha é uma daquelas divisões que mais foi alterando o seu papel numa casa ao longo do tempo. Se antes servia apenas para cozinhar, agora é um dos centros de tudo, onde se fazem algumas refeições e se recebem os amigos, enquanto preparamos uma saborosa refeição. Se vais remodelar a tua este ano, ou se apenas gostas de estar por dentro do mundo da decoração, deixamos-te aqui algumas das tendências para 2021, em colaboração com o portal Habitissimo.

Uso de cores e materiais intemporais

Apesar de as cozinhas estarem mais modernas, prezando as linhas mais simples e os armários mais funcionais e menos elaborados, a verdade é que as tendências estão sempre a mudar, e a cozinha não é daquelas divisões que se estejam sempre a remodelar. Por isso, a aposta este ano passa muito por ambientes de linhas modernas, em cores e materiais clássicos e que trazem sempre elegância à cozinha, quer seja hoje, quer seja daqui a dez anos. Materiais como o mármore e o granito continuam em alta na decoração destes ambientes, porque são duráveis, resistentes e fáceis de manter. Nas cores, o branco, o bege e o preto ainda são as mais utilizadas, porque são as que permitem maiores liberdades na decoração, seja qual for a altura.

Tendências de decoração de cozinhas para 2021
Unsplash

Aproveitamento do espaço

Longe vão os tempos em que se deixavam espaços mortos em casa. A criação de soluções de arrumação em recantos menos aproveitados da cozinha permite tirar o máximo partido da divisão, criando-se mais espaço de arrumação (ou até mesmo uma despensa). Uma das grandes tendências deste ano é precisamente essa: olhar para as cozinhas como um espaço que deve estar perfeitamente integrado na divisão e ser o mais funcional possível, e criando-se soluções à medida para a família. Nesse sentido, aproveitar os espaços ao máximo torna-se fundamental; por vezes, até a adição de umas prateleiras num recanto pode fazer a diferença na decoração e no dia a dia da família.

Tendências de decoração de cozinhas para 2021
Unsplash

Iluminação bem pensada

A decoração pensa também na forma como a iluminação artificial pode potenciar um ambiente e torná-lo mais prático. Se antes apenas se colocava iluminação geral numa cozinha, sem muito cuidado sobre o sítio onde a luz incidiria, hoje a iluminação é bem planeada e pensada, antes de se escolherem os candeeiros e focos de luz. Assim, para além da iluminação geral, aposta-se muito na iluminação pontual, com candeeiros a darem destaque à ilha de cozinha (que atua muitas vezes como zona de refeições), iluminação embutida em armários para tornar a preparação de alimentos mais fácil à noite, e até a instalação de trilhos de luz para realçar certos objetos decorativos, como quadros.

Tendências de decoração de cozinhas para 2021
Unsplash

Apostar numa ilha de cozinha

As ilhas de cozinha têm sido um grande destaque ao longo dos últimos anos, mas em 2021, essa aposta vai ainda mais longe. Não se pretende ter apenas um espaço de arrumação extra; a ideia é que as ilhas de cozinha funcionem como um elemento agregador da família e de eventuais convidados, e por isso, tornaram-se um dos grandes destaques da divisão. O uso de uma cor ou material de destaque nas ilhas está-se a tornar cada vez mais comum, bem como iluminação específica para aquela zona. Por isso, ilhas de cozinha em mármore, com um tampo diferente da restante bancada ou até com armários noutra cor são cada vez mais utilizados. Tudo para que o destaque visual seja para a ilha, que irá servir de complemento aos armários e restante decoração do espaço.

Tendências de decoração de cozinhas para 2021
Unsplash

Estilo industrial

O estilo industrial está a entrar em força nas nossas casas, e a cozinha não é exceção. A aposta em bancadas de aço inoxidável, instalação elétrica à vista, paredes em tijolo e piso em cimento queimado. O cimento queimado é também cada vez mais utilizado em bancadas de cozinha. Mas não precisas de fazer uma remodelação completa para aderir a esta tendência. Pequenos retoques, como um candeeiro de linhas mais industriais, ou o uso de cores como o cinzento e o preto podem ajudar a dar alguns toques deste estilo na tua cozinha. Se gostas do aspeto visual do cimento queimado, sabe que este pode ser aplicado por cima do piso que já tens, é muito resistente, fácil de limpar e duradouro. Por isso, podes apostar neste material para uma cozinha industrial e ao mesmo tempo intemporal.

Tendências de decoração de cozinhas para 2021
Unsplash

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta