Misturar estilos de decoração é possível. Eis algumas dicas para ter uma casa de sonho (e original).
Comentários: 0
Decorar a casa misturando estilos
Shutterstock

Mesmo que não sigas atentamente o mundo da decoração, certamente já ouviste falar de certos estilos decorativos como o estilo nórdico, o estilo moderno ou o estilo vintage. Mas sabias que não precisa de seguir só um destes estilos para ter uma decoração de sonho em casa? Se quiseres criar o teu próprio estilo misturando diferentes tipos de decoração, deixamos-te algumas dicas, em colaboração com o portal Habitissimo.

Constrastes na decoração

A melhor forma de criar uma sensação de aconchego e interesse visual num espaço é criando contraste neste, seja através de formas, texturas e cores opostas. Assim, pensa em termos de claro e escuro, simples e elaborado e formas orgânicas e linhas direitas. Por exemplo, contrasta peças em madeira com apontamentos em metal, e conjuga uma mesa de jantar mais pesada visualmente com cadeiras transparentes. Desta forma, consegues criar ambientes coesos, mesmo que as peças sejam de estilos decorativos diferentes.

Truques para decorar a casa misturando estilos: nórdico, vintage e muito mais
Shutterstock

Atenção à palete de cores

Pensa nas cores que quer incorporar no espaço e restrinja-se às suas escolhas. Ao fazê-lo, será mais fácil misturar peças de estilos diferentes que se enquadrem nas cores escolhidas. Não precisa de usar a mesma cor para tudo, ou só tons de azul na decoração. A sua paleta de cores pode incluir uma cor principal, usada em mais coisas, e apontamentos em cores contrastantes, que ajudam a criar mais interesse visual no espaço e servirão para peças de destaque.

Truques para decorar a casa misturando estilos: nórdico, vintage e muito mais
Shutterstock

Ter um fundo neutro em casa

Escolher uma base neutra para a divisão é uma grande vantagem, já que as cores neutras como o branco combinam muito bem com todos os outros tons e com todos os estilos decorativos, permitindo-lhe demonstrar assim a sua personalidade através da decoração de uma forma mais fácil e harmoniosa. Uma cor intensa nas paredes criaria competição visual no mesmo espaço, o que poderia não trazer os melhores resultados. Assim, todo o destaque vai para os móveis e peças decorativas, tornando-se mais fácil criar uma decoração a teu gosto.

Truques para decorar a casa misturando estilos: nórdico, vintage e muito mais
Shutterstock

Repetir elementos no espaço

Ao repetir algum elemento visual, seja ele uma cor, um padrão ou mesmo um material, como o aço, conseguirás orientar melhor o olhar e fortalecer a unidade do conjunto, sem ao mesmo tempo afogar as peças umas nas outras. Tenta repetir este elemento em pelo menos 3 lugares diferentes do espaço, em maior ou menor grau, já que isso ajuda o nosso cérebro a interpretar tudo como sendo um conjunto. Assim, será também mais fácil criar unidade entre apontamentos de diferentes estilos decorativos.

Truques para decorar a casa misturando estilos: nórdico, vintage e muito mais
Shutterstock

Misturar estilos muito diferentes

Se os estilos de decoração que escolheres forem muito semelhantes, poderá acabar por não dar o devido destaque nem a um nem a outro. Assim, procura escolher estilos decorativos que sejam muito diferentes. Por exemplo, uns estilos maximalistas com um estilo mais minimalista funcionam muito bem, já que não irão sobrecarregar a divisão. Um estilo que privilegia o uso de padrões combina também muito bem com um estilo de linhas mais direitas e simples. Assim, apesar de poder parecer mais difícil criar uma decoração com estilos muito diferentes, esta é na verdade uma das principais chaves para o sucesso.

Truques para decorar a casa misturando estilos: nórdico, vintage e muito mais
Shutterstock

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta