Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Truques para decorar a casa misturando estilos: nórdico, vintage e muito mais

Misturar estilos de decoração é possível. Eis algumas dicas para ter uma casa de sonho (e original).

Decorar a casa misturando estilos
Shutterstock
Autor:

Mesmo que não sigas atentamente o mundo da decoração, certamente já ouviste falar de certos estilos decorativos como o estilo nórdico, o estilo moderno ou o estilo vintage. Mas sabias que não precisa de seguir só um destes estilos para ter uma decoração de sonho em casa? Se quiseres criar o teu próprio estilo misturando diferentes tipos de decoração, deixamos-te algumas dicas, em colaboração com o portal Habitissimo.

Constrastes na decoração

A melhor forma de criar uma sensação de aconchego e interesse visual num espaço é criando contraste neste, seja através de formas, texturas e cores opostas. Assim, pensa em termos de claro e escuro, simples e elaborado e formas orgânicas e linhas direitas. Por exemplo, contrasta peças em madeira com apontamentos em metal, e conjuga uma mesa de jantar mais pesada visualmente com cadeiras transparentes. Desta forma, consegues criar ambientes coesos, mesmo que as peças sejam de estilos decorativos diferentes.

Shutterstock
Shutterstock

Atenção à palete de cores

Pensa nas cores que quer incorporar no espaço e restrinja-se às suas escolhas. Ao fazê-lo, será mais fácil misturar peças de estilos diferentes que se enquadrem nas cores escolhidas. Não precisa de usar a mesma cor para tudo, ou só tons de azul na decoração. A sua paleta de cores pode incluir uma cor principal, usada em mais coisas, e apontamentos em cores contrastantes, que ajudam a criar mais interesse visual no espaço e servirão para peças de destaque.

Shutterstock
Shutterstock

Ter um fundo neutro em casa

Escolher uma base neutra para a divisão é uma grande vantagem, já que as cores neutras como o branco combinam muito bem com todos os outros tons e com todos os estilos decorativos, permitindo-lhe demonstrar assim a sua personalidade através da decoração de uma forma mais fácil e harmoniosa. Uma cor intensa nas paredes criaria competição visual no mesmo espaço, o que poderia não trazer os melhores resultados. Assim, todo o destaque vai para os móveis e peças decorativas, tornando-se mais fácil criar uma decoração a teu gosto.

Shutterstock
Shutterstock

Repetir elementos no espaço

Ao repetir algum elemento visual, seja ele uma cor, um padrão ou mesmo um material, como o aço, conseguirás orientar melhor o olhar e fortalecer a unidade do conjunto, sem ao mesmo tempo afogar as peças umas nas outras. Tenta repetir este elemento em pelo menos 3 lugares diferentes do espaço, em maior ou menor grau, já que isso ajuda o nosso cérebro a interpretar tudo como sendo um conjunto. Assim, será também mais fácil criar unidade entre apontamentos de diferentes estilos decorativos.

Shutterstock
Shutterstock

Misturar estilos muito diferentes

Se os estilos de decoração que escolheres forem muito semelhantes, poderá acabar por não dar o devido destaque nem a um nem a outro. Assim, procura escolher estilos decorativos que sejam muito diferentes. Por exemplo, uns estilos maximalistas com um estilo mais minimalista funcionam muito bem, já que não irão sobrecarregar a divisão. Um estilo que privilegia o uso de padrões combina também muito bem com um estilo de linhas mais direitas e simples. Assim, apesar de poder parecer mais difícil criar uma decoração com estilos muito diferentes, esta é na verdade uma das principais chaves para o sucesso.

Shutterstock
Shutterstock