Desde os mais caros, como trocar janelas ou portas, aos mais simples, como eliminar correntes de ar. Mais conforto e poupança.
Comentários: 0
Aquecer a casa sem gastar
Habitissimo

O aquecimento das nossas casas já está ligado com a chegada do frio e a aproximação do inverno. Mas, se não tivermos uma casa bem climatizada, corremos o risco de perder calor e, com isso, aumentar os gastos com a energia e o custo da conta no final do mês. Os especialistas da habitissimo sugerem quatro truques simples que podem melhorar significativamente a sensação de conforto e economizar alguns euros nas contas de luz e gás. Desde os mais caros, como trocar janelas ou portas, até aos mais simples, como eliminar correntes de ar.

O melhor que se pode fazer na casa é melhorar o isolamento, seja trocando as janelas por outras mais modernas, com vidros duplos ou triplos, entre outros sistemas. E também melhorar a impermeabilização térmica e acústica das paredes. Mas como nem todas as casas podem arcar com o custo destas remodelações, uma solução temporária é recorrer a estas dicas, que podem melhorar o isolamento térmico, e que são rápidas e pouco invasivas.

Eliminar as correntes de ar

O inimigo número um de muitas casas. As correntes de ar são causadas por vários fatores: por uma janela ou porta velha ou por uma instalação inadequada. Caso não seja possível a sua substituição, pode-se optar por soluções capazes de atenuar a entrada indesejada de ar frio externo, como o uso de calafetagem, a aplicação de perfis de borracha ou a instalação de vidros duplos, que melhoram o desempenho do isolamento.

Investir em janelas e portas

A portas e janelas desempenham um papel fundamental no aumento do bem-estar interior, por isso precisam de ser verificados e substituídas regularmente, se necessário. Muitas vezes, mais do que gostaríamos, as juntas e deficiências das janelas determinam a perda de calor na casa e o enfraquecimento da vedação térmica. A decisão de investir na instalação de janelas com eficiência energética permite minimizar a perda de calor. Uma intervenção mais exigente, mas que garante múltiplos benefícios a longo prazo, principalmente quando realizada por profissionais qualificados.

Janelas eficientes
Unsplash

Verificar a lareira regularmente

A lareira, com o seu encanto intemporal, é uma fonte de aquecimento eficiente que confere carácter às divisões, mas também pode ser fonte de perdas de calor. Na verdade, pode facilitar a penetração de ar frio dentro da casa. Para o evitar, um cuidado simples e útil é fechar sempre a “comporta” da chaminé e abri-la apenas no momento de acender a lareira. Se pretendes melhorar ainda mais o bem-estar interior e evitar que o excesso de fumo escape, o ideal é efetuar verificações periódicas e não subestimar a limpeza correta da chaminé.

Isolar com mobiliário

Algumas soluções de móveis, além de bonitas e funcionais, podem ajudar a reduzir a perda de calor e melhorar o isolamento térmico. Por exemplo, cobrir as paredes com painéis de madeira, mobilar com grandes tapetes ou cortinas pesadas são maneiras fáceis e inteligentes de criar ambientes mais quentes e acolhedores e de proteger do frio.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade