Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Home staging: o cheiro tem poder! E pode fazer-te triunfar ou fracassar quando negociares uma casa

Autor: Redação

Ensinar a aproveitar e valorizar ao máximo o potencial de cada espaço e tornar as casas mais atrativas é o objetivo da rubrica quinzenal do idealista News Portugal, assegurada pela Home Staging Factory. A importância do marketing olfativo é o tema de hoje. Se procuras uma casa, ou queres vender ou arrendar um imóvel, deves conhecer bem o poder dos odores!

'Os odores têm um poder de persuasão mais forte que o das palavras, das aparências, das emoções ou da vontade.” Patrick Süskind, Perfume: A História de um assassino 

Quem não conhece o poder do cheiro e o Perfume de Patrick Suskind talvez não entenda porque às vezes subitamente muda de rumo ou se sente enfeitiçado.

A quem não aconteceu já, viajar para um lugares distantes ao inalar um odor há muito esquecido?

O olfato é um dos mais poderosos e intuitivos sentidos humanos e é o que tem a ligação mais forte com as emoções. Como um feitiço, é capaz de eternizar um momento, uma relação ou uma banalidade que de outra forma se perderia para sempre. 

Não é por acaso que é um dos primeiros sentidos a ser formado no embrião. A memorização de um aroma é difícil de adquirir, mas quando memorizado nunca mais se esquece. 

O poder do marketing olfativo

O objetivo do marketing olfactivo é estimular as experiências e as ações dos consumidores através da introdução de aromas agradáveis no local de venda, neste caso, a nossa casa. 

Um conceito introduzido em 1973 por Philip Kotler que lançou as bases do marketing olfativo ao considerar os estímulos do meio envolvente como a os odores, a música ou as cores como ferramentas do marketing capazes de estimular a compra.

A psicologia ambiental demonstrou desde o início do século XX que o contexto pode ter impacto no estado de espírito, pensamentos ou comportamentos das pessoas.

Já na Antiguidade se utilizava o incenso em rituais de purificação ou com fins terapêuticos. Mais tarde, no século XIX, Maurice Berger introduziu o uso das de lâmpadas capazes de purificar o ar das bactérias e micróbios e eliminar os maus cheiros.

Hoje é comum a aromatização de espaços e a criação de perfumes exclusivos para caracterizar marcas e induzir estados de alma.

Os cheiros no home staging

Há casas que pelo seu odor tão bom nos acolhem. E casas que pelo seu cheiro pestilento nos afugentam imediatamente.

Se procuras uma casa deves conhecer bem o poder dos odores!

Começas por ver as fotografias na internet; parece a casa perfeita; a sala magnífica que abre para o terraço... a luz a entrar pelas janelas... tudo parece um sonho! No dia da visita entras no prédio, o ar é pesado, as escadas velhas... e quando finalmente a porta se abre sentes o odor a velho impregnado nas paredes! Afinal a luz já não é a mesma e o terraço mágico converte-se apenas numa bolsa de oxigénio!

Casas a cheirar a mofo, a comida de hospital ou a animais afastam qualquer potencial cliente no primeiro encontro. Podem ser magníficas mas se na primeira impressão o cheiro é mau, é essa a imagem que fica na memoria. 

Qualquer mau cheiro faz da casa um “ativo tóxico” e baixa as hipóteses de comercialização. Por isso, e se queres que a tua casa conquiste compradores, arrendatários ou até mesmo hóspedes, certifica-te que tem um cheiro que active ou construa boas memorias.

Como identificar o cheiro da tua casa?

Faz um teste breve com amigos sinceros ou então pergunta a qualquer criança que entre a que cheira a tua casa e se a sensação é boa ou má. 
Caso a resposta não seja a melhor aqui ficam umas dicas:

Como eliminar maus cheiros?

Primeiro, os cheiros não se escondem, eliminam-se. Não vale a pena encher a casa de perfume, só vai piorar. Identifica a problema e depois resolve. Pode ser da canalização, da falta de ventilação até mesmo do excesso de têxteis velhos como cortinas, almofadas ou alcatifas. 

Uma limpeza geral profunda, que inclua lavagem dos têxteis como cortinas, almofadas, alcatifas ou até mesmo de roupas guardadas é um bom princípio. Em geral produtos como o vinagre, o limão ou o bicarbonato de sódio fervidos são excelentes para eliminar cheiros. 

Abre as janelas todos os dias e mantém a casa arejada para que o ambiente da casa seja agradável e fresco.

Por vezes, caves ou divisões de arrumação ganham odores resultantes da falta de sol e da humidade. Corta uma cebola e coloca-a no espaço durante a noite. Logo que o cheiro da cebola desapareça os outros cheiros desagradáveis também.

Como aromatizar o ambiente?

Há muitas formas de aromatizar o ambiente, desde o uso de velas, ervas aromáticas ou ambientadores.

O uso de velas não só aromatiza como cria um ambiente de tranquilidade e paz.

Ferver água com canela ou eucalipto dá um ar fresco e campestre à casa.

Se queres criar boa impressão e avivar memorias num potencial comprador prepara uma cafeteira de café e faz um bolo. Vais ver que quando a próxima pessoa entrar vai inspirar e sorrir!

Como descreve P.Suskind, “O poder de persuasão de um odor não pode ser desviado, ele entra em nós  como a respiração nos nossos pulmões, enchendo-nos, impregnando-se totalmente. Não há remédio."