Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Home Staging: outono é tempo de dar mais conforto à casa

Autor: Redação

Ensinar a aproveitar e valorizar ao máximo o potencial de cada espaço e tornar as casas mais atrativas é o objetivo desta rubrica do idealista/news Portugal, assegurada pela Home Staging Factory. Hoje, e agora que nos despedimos do verão e damos as boas vindas ao outono, ajudamos-te a renovar e preparar a casa para os próximos meses.

No outono as árvores deixam cair por terra as folhas amarelas e secas num claro desapego do antigo e do que já pesa.

O outono é a estação da mudança, da libertação e da renovação. É a altura ideal para refletir sobre o que somos e o que temos e nos libertarmos de tudo o que está a mais e que já não serve.

É o tempo do recolher, em que apetece estar mais tempo em casa, e adaptá-la para que se torne mais acolhedora e confortável para os dias de frio que já espreitam. É tempo de fazer o ninho.

Porque não aproveitar agora para renovar a decoração da casa? 

O outono pede o conforto dos tons terra, cores aconchegantes como os castanhos, laranjas, vermelhos, cobres, amarelos, rubis e dourados. Cores que facilmente podem ser incorporadas em qualquer decoração através de cortinas, almofadas, mantas, acessórios decorativos e arranjos florais.

Um sofá acolhedor.
Um sofá acolhedor.

Pede o aconchego dos materiais macios e quentes como as lãs, os veludos, os tricôs e os algodões. E pede também novos arranjos florais que explorem as tonalidades desta estação. 

Um pormenor decorativo que pode fazer a diferença.
Um pormenor decorativo que pode fazer a diferença.

Renovar e equipar a casa para a nova estação não significa ter de mudar tudo nem gastar muito. 

Primeiro segue as regras do outono:

1 – Libertar

Faz um limpeza geral à casa, vasculhando armários e gavetas, recantos e caixas, baús e estantes. Acaba com as bugigangas que só ocupam espaço e dão trabalho a limpar. Deita fora ou dá tudo o que não usas ou que está estragado. Papelada antiga, roupa que não usas, almofadas velhas, etc.

A ideia é criar espaço. Quanto menos atafulhado estiver o espaço, maior é a tranquilidade e paz que sentes dentro de casa.

2 – Transformar

Uma das formas para criares um novo ambiente pode passar pela transformação dos atuais móveis.

Pintar é uma das formas mais fáceis e baratas de renovar a mobília e dar um ar completamente novo à casa. Às vezes basta mudar a cor da mesa ou das cadeiras para parecer que temos uma sala nova. 

Outra alternativa é mudar os forros das cadeiras, as capas dos sofás ou forrar e revestir armários ou estantes. Mudando as cores e os tecidos podes mudar por completo o ambiente e o estilo da decoração.

Mudar as cores ajuda a dar uma nova vida à casa.
Mudar as cores ajuda a dar uma nova vida à casa.

Adaptar, dar uma nova utilização ou simplesmente mudar a disposição da mobília atual também pode ser uma solução muito económica. Experimenta mudar tudo e utilizar algumas peças em locais aparentemente inusitados, como por exemplo um lustre na casa de banho. 

3 – Decorar

Em termos de criação de ambientes vamos deixar-te aqui algumas tendências da nova estação. Inspira-te no manto de cores quentes que cobrem o campo nesta estação e consoante o teu gosto pessoal cria um ambiente mais rico e pomposo ou mais escuro e tribal.

Curiosidades: 

Veludos e memórias de viagens e das paragens longínquas compõem este cenário onde a exuberância e o conforto sobressaem. Motivos florais e animais e a riqueza dos materiais criam um ambiente quente por excelência.

Um toque de madeira, espelhos, metalizados e uma grande variedade de motivos compõem este ambiente que reinventa o estilo escandinavo numa paleta de cores pastel e se adapta bem a quem gosta de espaços elegantes, modernos e chics.

Usar espelhos, por exemplo, dá um toque diferente à sala.
Usar espelhos, por exemplo, dá um toque diferente à sala.

Cores escuras, lãs e motivos tribais compõem esta tendência onde o espaço privado é reconhecido como um espaço sagrado e um refúgio muito pessoal.