Crédito habitação a cair

Queda no empréstimo da casa leva banca a apostar em crédito pessoal

Apesar de estarem a dar sinais de descida por via da Euribor, os juros nos créditos habitação em Portugal continuam elevados. E este é o principal fator que tem gerado uma diminuição da procura por empréstimo destinados à compra de casa, referiu recentemente o Banco de Portugal (BdP). É neste contexto que a banca tem vindo a adaptar as condições de crédito, reduzindo os spreads nos créditos habitação ou até em dar ofertas a taxa mista mais atrativas. Além disso, os bancos estão a apostar em força nos créditos pessoais, oferecendo, por exemplo, vouchers em troca de cartões de crédito, iniciativas que o BdP considera que não aumenta riscos de endividamento.
Compras online de produtos em segunda mão

Compras em segunda mão online: como fazer bons negócios e em segurança

Comprar artigos em segunda mão online é um fenómeno que está a conquistar cada vez mais adeptos em Portugal, havendo várias plataformas onde é possível fazer este tipo de transações. Uma tendência que ganha força tendo em conta o contexto atual, marcado por alta taxa de inflação e consequente perda de poder de compra. Mas há cuidados a tem na hora de optar por este tipo de negócios, de forma a fazer compras que permitam poupar no orçamento, mas sem descurar a segurança. Explicamos tudo sobre este tema no artigo desta semana da Deco Alerta. Toma nota.    
cartões de crédito

Fraudes com cartões bancários: o que fazer e como evitar

Quando se trata de utilizar cartões bancários, todo o cuidado é pouco. Isto porque há cada vez mais tentativas de burla e fraude nesta matéria. Em caso de perda, roubo, furto, apropriação indevida do cartão ou se suspeitares que este foi clonado ou falsificado, deves notificar de imediato o emitente do cartão. Ainda assim, há alguns cuidados que deves ter quando utilizas cartões de pagamento e que podem proteger-te de potenciais situações de fraude. Explicamos tudo no artigo desta semana da Deco Alerta.
Juros no crédito automóvel

Pedir crédito pessoal ou automóvel? Taxas máximas vão subir em abril

Pretendes pedir um crédito pessoal ou um crédito para comprar um automóvel nos próximos meses? Então, terás de ter atenção que as taxas máximas destes contratos de crédito vão subir já a partir de abril. Na verdade, os tetos máximos das taxas vão subir no segundo trimestre de 2023 para todos os tipos de crédito aos consumidores, desde os empréstimos pessoais aos cartões de crédito. Fica a saber o que vai mudar, de acordo a informação divulgada esta quinta-feira, dia 9 de março, pelo Banco de Portugal (BdP).
Crédito habitação vinculado

Crédito habitação sem vinculação: quais as vantagens e desvantagens

Quando uma família está a procurar um crédito habitação para comprar casa é muito comum encontrar empréstimos que oferecem condições mais vantajosas, se forem contratados em conjunto com outros produtos bancários. É o que se costuma chamar de hipotecas vinculadas. Embora os bancos em Portugal não possam obrigar os clientes a contratar 'extras' para conceder o empréstimo, é muito comum reduzirem o spread como "bónus". Mas será melhor contratar um crédito habitação com ou sem vinculação? Explicamos neste artigo.
Cuidados a ter com os cartões multibanco

Cartões multibanco: estas dicas reduzem o risco de fraudes e burlas em tempos de pandemia

O uso de cartões multibanco, de débito e crédito, terá ganho ainda maior expressão com o surgimento da pandemia da Covid-19, com muitos portugueses a fazerem compras, pagamentos e carregamentos, por exemplo, através do chamado “dinheiro de plástico”. Mas há que ter cuidado ao utilizar os cartões de débito e crédito. No artigo desta semana da Deco Alerta damos algumas dicas que ajudam a reduzir o risco de fraudes e burlas em tempos de crise pandémica. 
Compras online: pagamentos com cartão vão ser mais seguros

Compras online: pagamentos com cartão vão ser mais seguros

As compras através da internet já tinham muitos adeptos – e ganharam outros tantos durante o período de confinamento provocado pela pandemia da Covid-19. Ainda assim, e porque é preciso evitar burlas e fraudes no mundo online, os procedimentos de segurança vão ser reforçados. A partir de janeiro de 2021, ao fazeres uma compra online com cartão de crédito ou de débito, não poderás confirmar a operação apenas com os dados do cartão, como até aqui. À semelhança do que já acontece com o homebanking, vai ser adotada a chamada "autenticação forte", segundo explica a Deco.