Preço das casas e salários

Preço das casas em Portugal seguirá 6 vezes mais elevado que salários

As dificuldades no acesso à habitação em Portugal e Espanha vão continuar a existir no curto prazo. Isto porque, segundo estima a Fitch, os aumentos nos rendimentos das famílias deverão ser “praticamente iguais” à evolução esperada dos preços das casas para 2024 e 2025. Em Portugal, o custo da habitação poderá crescer até 6% ao ano.
Novos créditos habitação

Juros nos novos créditos habitação voltam a descer pela 4ª vez seguida

A grande maioria dos novos créditos habitação em Portugal continuam a ser contratados a taxas mistas, que estão mais acessíveis do que as taxas variáveis e indexadas à Euribor. Esta nova tendência de contratação de empréstimos para a compra de casa tem-se refletido na taxa de juro média dos novos contratos de crédito habitação que diminuiu pelo quarto mês consecutivo, fixando-se em 3,72% em fevereiro, revelam os dados do Banco de Portugal (BdP). Ainda assim, o montante concedido em novos créditos da casa voltou a cair em fevereiro, assim como as renegociações e amortizações.
Corte dos juros do BCE

Corte dos juros do BCE? Inflação e economia europeia evoluem a favor

Há cada vez mais argumentos a favor de um corte das taxas de juro diretoras pelo Banco Central Europeu (BCE). A inflação na zona euro está a desacelerar a bom ritmo e a economia europeia está a dar sinais de melhoria, apesar de permanecer fraca. Estes são fatores que vão influenciar aquela que será a primeira flexibilização da política monetária europeia em dois anos, que está apenas prevista para junho, podendo mesmo avançar antes do primeiro alívio dos juros nos EUA. Tudo aponta que na próxima reunião que terá lugar na próxima quinta-feira, dia 11 de abril, o BCE deverá manter os juros inalterados e dar perspetivas claras sobre a redução das taxas nos próximos meses, o que poderá causar flutuações em baixa da Euribor.
prestação da casa

Alívio na prestação da casa em abril – mas só para alguns

Abril traz um alívio na prestação da casa paga ao banco, mas apenas para quem tem o empréstimo associado à Euribor a três ou seis meses. Este é o terceiro mês em que há redução das prestações dos créditos habitação indexadas a estas taxas, depois de quase dois anos a subirem, tal como revelam as simulações do idealista/créditohabitação.