Propostas de alteração ao OE2024 do PS

Menos retenção de IRS para inquilinos e mais dedução de despesas

Os partidos entregaram na Assembleia da República as suas propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2024 (OE2024), tendo sido submetidas 1.864 propostas, muitas diretamente relacionadas com o setor da habitação. O PS, por exemplo, propõe menos retenção de IRS na fonte para os inquilinos, bem como a subida do limite da dedução de despesas com rendas para 600 euros.
Inspetores poderão fazer visitas às pessoas em teletrabalho? O PS quer

Inspetores poderão fazer visitas às pessoas em teletrabalho? O PS quer

Para regular o teletrabalho, o PS propõe um sistema de fiscalização em que caberá à Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) garantir o cumprimento das suas normas reguladoras. Mas como? No projeto lei discutido esta quarta-feira (5 de maio de 2021) em reunião plenária estão previstas ações de fiscalização que podem implicar “visitas ao domicílio ao trabalhador em regime de teletrabalho”. Esta proposta tem acendido o debate sobre o tema.

Propostas sobre arrendamento do PSD viabilizadas pelo PS - benefícios fiscais incluídos

Quatro dos dez projetos de lei do PSD sobre arrendamento foram, esta quinta-feira, aprovados na generalidade pelos socialistas, com destaque para a atribuição de benefícios fiscais para senhorios que façam contratos a partir de dois anos e o aperfeiçoamento do Balcão Nacional do Arrendamento (BNA). Dos seis projetos chumbados, constam propostas para atribuição de benefícios fiscais para dedução de encargos com imóveis de jovens até 30 anos com contratos de arrendamento.

Hugo Pires gere imobiliárias, mas pode ser coordenador do PS para a habitação

O Parlamento considera que Hugo Pires pode assumir a coordenação do grupo de trabalho parlamentar sobre habitação, como substituto de Helena Roseta, que se demitiu do cargo. Isto apesar de o deputado socialista gerir duas empresas de imobiliário. A decisão foi tomada pela subcomissão de ética da Assembleia da República, a quem o próprio solicitou um parecer sobre a compatibilidade entre a sua atividade empresarial e o exercício da presidência deste grupo de trabalho.
Alojamento Local: PS admite deixar cair poder de veto dos condomínios

Alojamento Local: PS admite deixar cair poder de veto dos condomínios

Alojamento Local (AL) nas mãos dos vizinhos? O PS disse que sim, mas afinal (talvez) já não. Quer isto dizer que o partido deverá deixar cair o poder de veto dos condomínios no arrendamento de casas a turistas. Os socialistas estão à procura de “uma solução alternativa” e capaz de salvaguardar os interesses de todas as partes.

esquerda pede eleições antecipadas

todos os partidos da oposição aproveitaram as comemorações do 25 de abril para tecer duras críticas ao governo e para pedir eleições antecipadas, acabando por fechar a porta a um possível consenso.
ps quer fundo para ajudar a pagar a casa

ps quer fundo para ajudar a pagar a casa

o partido socialista quer criar um fundo que possa apoiar quem não consegue pagar a prestação da casa por se encontrar desempregado e vai mais longe propondo também que se liquidem as dívidas de famílias que entregam a casa aos bancos, ainda que mediante algumas condiçõesa proposta assinada pelo ps