Subida de preços em 2024

Das rendas das casas à luz e ao pão: 2024 traz nova subida de preços

O ano de 2024 vai ficar marcado por um aumento generalizado de preços dos produtos e serviços que usamos no dia a dia, muito embora a inflação esteja a desacelerar – e muito - estando abaixo dos 2%. Desde logo, as rendas das casas vão poder ser atualizadas em 6,94%, o valor mais elevado desde 1994. E também o preço da luz vai subir 3,7% a partir de janeiro. Mas não ficamos por aqui: o pão, o gás, as portagens, os transportes públicos e as telecomunicações vão ficar mais caras em 2024. Fica a saber neste guia quais são os produtos e serviços essenciais que vão aumentar o preço em 2024 e impactar a tua carteira.
Desconto de 50% nas portagens de alguns lanços de ex-SCUT já em vigor

Desconto de 50% nas portagens de alguns lanços de ex-SCUT já em vigor

O desconto de 50% no valor da taxa de portagem, aplicável em cada transação, está em vigor para alguns lanços das autoestradas ex-SCUT, nomeadamente A17, A25, A29, A4, A41, A42, A28, A22, A23 e A24, desde esta quinta-feira, dia 01 de julho de 2021.Os lanços e sublanços de autoestrada abrangidos por
Portagens vão ficar mais caras e podem subir 1,4%

Portagens vão ficar mais caras e podem subir 1,4%

A subida da inflação poderá levar a aumentos de 1,4% no preço das portagens já a partir do próximo ano. As concessionárias de autoestradas – Brisa e Infraestruturas de Portugal – têm até quarta-feira (15 de novembro) para entregar a proposta de atualização das taxas de portagens ao Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT).

Portagens: perto de 200 mil utentes aderiram ao perdão de dívidas

Tens dívidas de portagens? Ainda vais a tempo de, até à próxima terça-feira, liquidá-las e conseguires o perdão dos juros de mora e a redução das custas do processo e da multa associados. Até ao momento, perto de 200 mil contribuintes já aderiram ao Regime Extraordinário de Dívidas de Portagens, através do Portal das Finanças.
Tens multas de portagens por pagar? Agora tens mais tempo para as liquidar

Tens multas de portagens por pagar? Agora tens mais tempo para as liquidar

O Governo aprovou o diploma que determina um regime excecional de regularização de dívidas pelo não pagamento de portagens, sendo que o mesmo deverá ser publicado em Diário da República em maio. Este regime era para ser aplicado a infrações até 31 de dezembro de 2014, mas foi alargado por pelo menos mais três meses, até março.