Em Portugal, são vários os locais distinguidos como Património Mundial da UNESCO. Selecionámos alguns que quererás visitar.
Comentários: 0
Património Mundial da Humanidade Portugal
Wikimedia commons

A distinção como Património Mundial da UNESCO é, a nível mundial, uma das mais importantes no que respeita à preservação dos patrimónios históricos. Em Portugal, há atualmente vários locais distinguidos como Património da Humanidade que são ideais para visitar num fim de semana ou numas mini-férias. 

Para te ajudar a decidir por onde começar, selecionámos algumas das regiões premiadas. Anda daí, visita cada uma delas e escolhe o teu próximo destino.

Real Edifício de Mafra

Convento de Mafra
Wikimedia commons

Mafra tem ganho cada vez mais fama e destaque quando falamos das preferências dos turistas, ou não fosse este um lugar mágico onde tudo parece desenhado a pincel. O Real Edifício de Mafra, composto pelo Palácio Real, a Basílica, um Convento o Jardim do Cerco e a Tapada, levam-nos numa viagem encantada ao mundo da luxúria dos tempos dos reis e rainhas. 

Mandado construir pelo rei D. João V, entre os anos de 1917 e 1930, é o monumento barroco mais importante do país. Conta com 1.200 divisões de uma beleza impressionante e 4.700 portas e janelas. O ponto de destaque vai para uma das mais bonitas e importantes bibliotecas do mundo, que conserva nas suas estantes cerca de 40 mil livros. 

Tão impressionante como o Palácio, o Convento e a Basílica é a Tapada que se estende ao longo de 819 hectares, criada como parque de lazer e caça para o rei, é a maior zona natural morada de Portugal. Alberga uma grande variedade de flora e muitos animais que podem viver livremente pelo parque. Com uma missão de preservação e sustentabilidade é o lugar perfeito para uma caminhada no meio da natureza.

Alojamento de férias em Mafra

Ver mais alojamento de férias em Mafra

Centro Histórico de Guimarães

Castelo de Guimarães
Wikimedia commons

A cidade de Guimarães é conhecida como sendo o "berço" de Portugal e, por isso mesmo, é um lugar repleto de história com uma beleza única por misturar os traços medievais do passado, com os traços de modernidade do presente. 

Situa-se apenas a 45 minutos de carro do Porto e foi em 2001 que recebeu o título de Património da Humanidade da UNESCO. O castelo é a atração principal da cidade, remontando ao século X e à origem de Portugal pela mão de D.Afonso Henriques. Também é possível descobrir várias igrejas repletas de trabalho manual pensado ao detalhe de estilos e épocas diferentes. 

Mas há muito mais por descobrir em Guimarães: a oferta cultural vasta e diversificada numa aliança perfeita entre o tradicional e o contemporâneo conferiu a esta cidade histórica o título de Capital Europeia da Cultura em  2012.

E apesar de estarmos na cidade, é possível encontrar vários parques e jardins de uma beleza singular que vale a pena conhecer, como o Monte da Penha. Podes ainda aproveitar para fazer uma viagem de teleférico. 

Alojamento de férias em Guimarães

Ver mais alojamento de férias em Guimarães

Centro Histórico de Évora

Centro Histórico de Évora
Wikimedia commons

É numa viagem rumo ao Alentejo, mais precisamente a Évora, que encontramos mais um premiado da Lista do Património Mundial da UNESCO: o Centro Histórico da cidade. Quem o visita sente que entra numa espécie de viagem imersiva num museu ao ar livre. E foi em 1986 que este lugar 'mágico' recebeu esta distinção. 

As suas raízes levam-nos ao tempo do Império Romano e o seu encanto reside no facto de grande parte do seu núcleo central e vestígios de diversas culturas ainda se manter preservado até aos dias de hoje. Com uma área de 107 hectares, o Centro Histórico de Évora é formado por ruas estreitas, pátios e largos com uma traça e arquitetura muito características demarcadas pelas muralhas medievais com uma extensão de mais de três quilómetros. 

Alojamento de férias nos arredores de Évora

Ver mais alojamento de férias nos arredores de Évora

Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém 

Torre de Belém
Wikimedia commons

É na capital que encontramos dois excelentes exemplares de arquitetura Manuelina: a Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerónimos, que também fazem parte das 7 Maravilhas de Portugal desde 2007. Localizam-se perto do rio Tejo e perto dos famosos pastéis de Belém, que facilmente poderás visitar a pé. 

O Mosteiro dos Jerónimos recebeu o estatuto de Panteão Nacional em 2016, que se destina a homenagear cidadãos que se distinguiram por serviços prestados ao país. Além dos detalhes impressionantes e da história inscrita nas paredes do mosteiro poderás ver as pessoas que fizeram parte da nossa história. 

Alojamento de férias nos arredores da Torre de Belém

Ver mais alojamento de férias em Lisboa


Convento de Cristo 

Convento de Cristo
Wikimedia commons

O Convento de Cristo em Tomar é um conjunto de edificações históricas com detalhes únicos que não podes deixar de visitar. Além do Convento, podes conhecer também o Castelo Templário, a Charola e a Ireja Manuelina. Podes ainda aproveitar para conhecer a cidade de Tomar, passear pelo centro ou percorrer os caminhos estreitos para apreciares as paisagens encantadoras. Podes também aproveitar para dar um salto até ao rio. 

O Convento de Cristo foi classificado como Monumento Nacional em 1910 e Património Mundial em 1983. Se gostas de história e de desvendar os mistérios da antiguidade, não percas a oportunidade de passar uns dias em Tomar. 

Alojamento de férias em Tomar

Ver mais alojamento de férias em Tomar

 

 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta