O Museum Hotel Antakya, em Antioquia, tem quartos pré-fabricados suspensos numa enorme estrutura de aço para preservar as ruínas antigas.
Comentários: 0
Museum Hotel Antakya
Emre Arolat Architecture/Museum Hotel Antakya

A construção de um hotel de cinco estrelas na cidade de Antioquia, no sul da Turquia, revelou durante as suas escavações uma impressionante descoberta arqueológica nesta antiga cidade, por onde passaram uma dezena de civilizações. O maior mosaico de chão já encontrado tem ruínas de mais de 3.000 metros quadrados (m2) que as autoridades turcas não tardaram a preservar. Assim, e para dar continuidade ao projeto hoteleiro, este foi transformado num hotel-museu de 34.000 m2, construído sobre pilares e formado por contentores modulares pré-fabricados, montados no local. Assim é o Museum Hotel Antakya, o hotel com encanto desta semana.

Descoberto em 2009, quando começaram as escavações para lançar as bases de um hotel de luxo, o Conselho de Proteção de Propriedade Nacional e Cultural da Turquia decidiu interromper as obras até que a magnitude da descoberta fosse conhecida. Além do mosaico, foram encontrados restos de artefactos pertencentes a 13 civilizações diferentes.

Hotéis pré-fabricados
Emre Arolat Architecture/Museum Hotel Antakya

O estúdio turco Emre Arolat Architecture (EAA) foi contratado para conceber um projeto que uniria o local com o desenvolvimento urbano da cidade. Assim, eles projetaram um hotel modular construído sobre colunas de aço para não perturbar os vestígios arqueológicos.

Trata-se, sem dúvida, de um projeto único. Foram colocados 66 pilares para colocar os módulos pré-fabricados para os cerca de 200 quartos, o átrio, o ginásio e até uma sala de conferências. Na cobertura fica a piscina e o salão de festas. Todo o hotel se eleva a mais de 10 metros acima do local e os quartos têm mais de 25 metros de altura.

Hotéis na Turqquia
Emre Arolat Architecture/Museum Hotel Antakya

A cobertura do hotel possui uma grande abertura envidraçada que permite que a luz natural penetre através do edifício, sendo possível ver todas as ruínas de perto sem tocá-las em nenhum momento. O projeto também garantiu uma conexão visual com as ruínas em todos os níveis.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta