Dados da Plataforma Hotéis Para Venda mostram que houve um aumento superior a 30% de pedidos de compradores desde março.
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Procura por hotéis para venda em Portugal dispara com a pandemia
idealista/news

A pandemia da Covid-19 está a fazer aumentar a procura por hotéis para venda em Portugal. A garantia é dada pela Plataforma Hotéis Para Venda (PHPV) – plataforma imobiliária independente com foco na promoção de hotéis e outros empreendimentos turísticos para venda em Portugal –, que registou um aumento superior a 30% de pedidos de compradores desde o início da pandemia, ou seja, desde março de 2020.

Segundo a plataforma, a conjuntura atual obrigou a maioria dos hotéis a fechar portas durante vários meses, havendo agora alguns que começam a reabrir e que “rapidamente se apercebem que têm pela frente um período prolongado de procura diminuída”, devido sobretudo ao reduzido tráfego aéreo previsto para os próximos meses.

Ainda assim, refere a mesma fonte, tem-se assistido a um crescente interesse por parte de investidores profissionais, nomeadamente fundos de investimento e ‘private equity’, em adquirir hotéis e outras tipologias de empreendimentos turísticos no país.

“Estes investidores têm perspetivas de médio prazo, procuram ativos que possam adquirir por um preço justo e, idealmente, que careçam de investimento em reabilitação, renovação e/ou reposicionamento do produto para serem novamente competitivos, pois a médio prazo Portugal continua a afirmar-se como um destino turístico relevante”, refere a plataforma, em comunicado.

De acordo com a plataforma, tendo em conta as características do mercado português, caraterizado pelo reduzido número de unidades de alojamento por ativo e composto por empresas maioritariamente familiares, é expetável que continuem a ser mais comuns as transações de menor dimensão.

“Neste sentido, não é de estranhar que a PHPV continue a ser regularmente contatada por compradores de ativos de pequena e média dimensão – habitualmente mais afastados do radar dos maiores investidores –, resultado do esforço em agregar e promover estes ativos junto de um público-alvo muito específico”, lê-se no documento.

A PHPV adianta ainda que tem também recebido contactos de proprietários que pretendem ou estão a ponderar alienar os seus ativos e lembra que, “para preservar a imagem e reputação dos ativos, a promoção é sempre feita de forma reservada, fazendo com que habitualmente os hotéis que estejam em funcionamento não sejam divulgados online”. 

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