Comentários: 0

A Páscoa é uma festividade religiosa que celebra a ressurreição de Jesus Cristo ao terceiro dia após a sua crucificação. Celebra-se sempre ao domingo e é o culminar de uma Quaresma de quarenta dias de jejum e rezas. À última semana deste período de Quaresma, chamamos Semana Santa com várias celebrações religiosas atribuídas a cada um dos dias da semana.

A Páscoa 2024 celebra-se a 31 de março, mas esta não é uma data fixa. É verdade que a Páscoa calha sempre a um domingo, mas é um feriado móvel, ou seja, todos os anos se celebra num dia diferente.

Em Portugal esta é uma celebração que se pratica de norte a sul do país, independentemente do significado atribuído, com diferentes tradições e iguarias cuidadosamente preparadas com antecedência como os folares, o tradicional pão de ló..ah e claro! Os famosos ovos da Páscoa e as deliciosas amêndoas!

Este é também um fim de semana prolongado uma vez que a sexta feira santa é feriado e por isso mesmo, uma ótima oportunidade para fazeres as malas e aproveitares o fim de semana prolongado para uma escapadinha de Páscoa.

Estes sāo os 5 destinos ideais para viver as tradições da Páscoa em Portugal

O encanto do Minho

Visitar o Minho
Wikimedia commons

O Minho é tradicionalmente conhecido pela sua boa gastronomia, gentes de sotaque vincado e vistas deslumbrantes. 

A Páscoa é uma celebração que junta famílias à mesa para celebrar esta época do ano. O Compasso é uma tradição religiosa também conhecida como Visita Pascal. É um ritual antigo e um dos mais importantes: em cada aldeia no domingo de Páscoa bem cedo, tocam os sinos e a alegria invade o ar e as ruas enchem-se de flores e enfeites, o pároco ou o seu representante, visitam as casas da aldeia, cuidadosamente preparadas para receber a cruz de cristo que irão beijar. Quem quer receber a visita do padre, apenas tem de deixar a porta aberta. 

Aproveita para descobrir esta e outras tradições, provar os folares e o cabrito ou cordeiro assado e as deliciosas bolas recheadas com uma estadia de fim de semana no Minho.

Ver mais alojamentos de férias no Minho

Tradições religiosas em Braga

Páscoa em Braga
Wikimedia commons

A cidade de Braga celebra a Páscoa em todo o seu esplendor. Também tem a tradição do Compasso Pascal, mas aqui o destaque vai para as Procissões pascais: a Procissão da Burrinha, onde a imagem de Nossa Senhora é transportada por uma burrinha, a Procissão de Ramos que tem lugar no domingo de Ramos (o domingo que antecede a Páscoa) composta por uma missão e benção que têm lugar antes da Procissão.

A cidade enche-se de decorações alusivas à Páscoa com flores, luzes, faixas e altares. Para além das celebrações religiosas que aqui acontecem também vale a pena visitar os vários eventos que acontecem nesta altura do ano.

A mesa tem como estrelas principais cabrito assado à moda de Braga e o pão de ló. Aproveita para escapar à rotina com um fim de semana em Braga

Ver mais alojamentos de férias em Braga

Páscoa na calma do Alentejo

Páscoa Alentejana
Wikimedia commons

A tradição de Páscoa no Alentejo está muito ligada à segunda feira de Páscoa, momento em que , de um modo geral, os alentejanos vão até aos campos disfrutar das cores e cheiros primaveris para abrir o apetite. Com esta tradição, a ida até ao campo transformou-se em romarias com a junção de várias pessoas que celebram esta data entre amigos e conhecidos. 

Ir até ao campo dá fome, onde o borrego é o prato principal na Páscoa e o tradicional folar.

Aproveita esta quadra e tira uns dias de férias no Alentejo!

Ver mais alojamentos de férias no Alentejo

Uma pausa para desfrutar do Algarve

Descobrir o Algarve
Wikimedia commons

Seja qual for a zona que escolhas para passar um fim de semana no Algarve, durante a Páscoa a probabilidade é que o tempo já esteja bastante agradável e até consigas vestir manga curta. Um ótimo pretexto para dar um passeio à beira-mar e aproveitar os primeiros raios de sol da primavera na praia. 

Além disso, são inúmeras as festividades que enchem as ruas das localidades algarvias com festa, folia e celebrações religiosas que certamente agradarão a todos os gostos. Algumas tradições comuns a várias paróquias algarvias é a Procissão dos Passos, o Domingo de Ramos e a Quinta feira Santa

A ocupar com destaque a mesa da Páscoa podemos encontrar o Cabrito à Bicho e para sobremesa o típico Folar de Folhas.

Aproveita o fim de semana prolongado para descansar uns dias no Algarve. 

Ver mais alojamentos de férias no Algarve

 

 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade