Comentários: 0
Rota dos queijos em portugal
Freepik

Os dias mais frios convidam a planos que envolvem destinos gastronómicos. A lista de opções é longa, mas entre as mais procuradas estão as rotas de queijos acompanhadas de um bom vinho. Estas rotas, cada vez mais apetecíveis no outono-inverno, pretendem dar a conhecer alguns dos melhores queijos produzidos em Portugal.

Para te ajudar a decidir por onde começar, preparámos um roteiro que te levará a provar os melhores queijos portugueses de Denominação de Origem Protegida (DOP), e que te deixará de barriga cheia. Esperamos que tenhas apetite porque estes queijos são de comer e chorar por mais!

Queijo de São Jorge DOP

Queijo de São Jorge
Wikimedia commons

A primeira paragem da nossa rota de queijos é na Ilha de São Jorge, uma das nove ilhas do Arquipélago dos Açores. Este queijo de renome produzido na ilha ganhou fama e destaque no mundo inteiro. Um queijo feito a partir de leite de vaca, geralmente cru, é depois coagulado. 

Com uma textura firme e compacta, é um queijo indicado para ralar ou fatiar feito a partir do leite de vacas que pastam ao ar livre. Conta com um sabor rico e picante que se intensifica com a passagem do tempo. O queijo envelhece por um mínimo de 3 meses podendo chegar aos 7 ou mais. Quanto mais tempo matura, mais acentuado se torna o seu sabor. 

De formato redondo, conta com uma casca dura e lisa que protege o queijo durante o processo de envelhecimento. 

Não percas esta oportunidade para descobrir o encanto dos Açores.

Alojamento de férias nos Açores

Ver mais alojamentos de férias nos Açores

Queijo de Azeitão DOP

Queijo de Azeitão DOP
Wikipedia

Em Azeitão, no distrito de Setúbal, deparamo-nos com um queijo de pasta mole com um sabor distinto e textura cremosa que promete deixar encantado quem o prove.

Este queijo obtido a partir de leite cru de ovelha, é um queijo curado, de textura amanteigada com um formato circular. Quem prova, não resiste à explosão de sabores que vão desde o travo picante, com um toque ácido e salgado.

É possível sentir esta mistura de sabores graças à utilização de uma variedade de flor de cardo espontânea e ao leite cru que lhe atribui características únicas.

Aproveita uma escapadela de fim de semana e delicia-te com o queijo de Azeitão acompanhado de um belo pão e aromatizado com um bom vinho. 

Alojamento de férias em Setúbal

Ver mais alojamentos de férias em Setúbal

Queijo de Évora DOP

Queijo de Évora DOP
wikimedia_commons

De Norte a Sul do país, vamos agora até ao Alentejo. Mais precisamente, à cidade de Évora. Este queijo premiado, feito com leite cru de ovelha, conta com um sabor e textura únicos. O leite é um ingrediente essencial na produção deste queijo e é coagulado com coalho animal.

A filtração feita com panos previamente salgados este queijo português vai escurecendo com o contacto com o ar. Tem um sabor um pouco acidulado e um travo picante, sem esquecer o sabor salgado. A sua textura é ligeiramente granulada, tornando-o diferente dos queijos de pasta mole. 

O queijo de Évora faz parte da antiga tradição queijeira do Alentejo e contribuiu para alargar o consumo de leite de ovelha. Antigamente era uma presença assídua na alimentação diária, essencialmente nas classes mais desfavorecidas, cujo trabalho era muitas vezes pago em género.

Alojamento de férias em Évora

Ver mais alojamentos de férias em Évora

Queijo da Serra da Estrela DOP

Queijo da serra da estrela
Wikimedia commons

Uma paragem obrigatória neste roteiro é, sem dúvida, a Serra da Estrela. Ideal para um fim-de-semana de outono, para passar uns dias a esquiar no inverno ou relaxar numas termas, esta região tem muito mais a oferecer do que as suas montanhas com neve. Neste caso, é na produção de queijo da Serra da Estrela que nos vamos focar.

Este queijo português é um dos mais conhecidos e apreciados a nível nacional. Produzido com leite de ovelha, é uma iguaria muito antiga, tanto que recebe o título do queijo português mais antigo, uma vez que a sua existência remonta ao século XII. É produzido geralmente em forma de cone com uma casca fina e dourada que o torna rapidamente reconhecível. 

Com uma textura amanteigada extremamente cremosa e um aroma e paladar inconfundíveis, o queijo da Serra da Estrela destaca-se pela sua suavidade e requinte que são obtidas através de uma cura de, no mínimo, 30 dias. De cor branca ou ligeiramente amarelada, come-se em fatias para que a casca não seja desperdiçada.

Alojamento de férias na Serra da Estrela

Ver mais alojamentos de férias na Serra da Estrela

Queijo do Rabaçal DOP

Queijo do Rabaçal DOP
Wikipedia

Depois de uma descida no mapa, voltamos a subir e a próxima paragem leva-nos até ao Rabaçal onde encontramos outro queijo DOP. O queijo do Rabaçal é outro dos queijos mais famosos do país.

Caracteriza-se por ser um queijo curado com uma pasta semidura produzido artesanalmente a partir de uma mistura de leites de ovelha e cabra. A planta chamada "Santa Maria", uma espécie de tomilho espontâneo, confere a este queijo português um sabor peculiar. 

Não deixes de prová-lo como entrada, sobremesa ou numa refeição suave. E, para complementar o fim-de-semana, além da cidade dos estudantes, aproveita para visitar as aldeias de xisto da região de Coimbra e descobre alguns dos segredos mais bem guardados do país.

Alojamento de férias em Rabaçal

Ver mais alojamentos de férias em Rabaçal

 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade