O resultado da avaliação bancária ao imóvel vai influenciar o montante de crédito a conceder aos consumidores.
Comentários: 0
Avaliação da casa no crédito habitação
Foto de Kindel Media no Pexels

São muitos os portugueses que pedem dinheiro emprestado ao banco para comprar casa. O crédito habitação é, de resto, um negócio que está a respirar confiança, mesmo em tempos de pandemia da Covid-19. Um dos passos inerente ao processo de crédito habitação é a avaliação do imóvel. No artigo desta semana da Deco Alerta explicamos tudo sobre este passo crucial na hora de comprar casa com recurso a financiamento bancário. Toma nota.

A Deco Alerta é uma rubrica semanal destinada a todos os consumidores em Portugal que é assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor* para o idealista/news.

Pedi um crédito para comprar um apartamento e fui informada pelo gerente do banco que será feita uma avaliação da casa. É obrigatório que essa avaliação aconteça? Como consumidora, tenho direitos que devem observados nesta tarefa da avaliação do imóvel?

São várias as razões que conduzem ao processo de avaliação de um imóvel, destacando-se justamente a situação que nos relatas. Ou seja, antes conceder o crédito habitação e com o objetivo de tomar a decisão sobre o montante a financiar, o banco pode obrigar à realização desta tarefa.

A avaliação da casa tem de ser executada por um avaliador independente, habilitado para o efeito e registado na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). Convém saberes que, em regra, a avaliação do imóvel é paga pelo consumidor.

Deverás receber uma cópia do relatório do avaliador e, caso discordes da avaliação, podes apresentar ao banco uma reclamação escrita, devidamente fundamentada, e requerer segunda avaliação. Estes são direitos teus e que deves ver cumpridos. 

A avaliação do imóvel é uma parte determinante no processo de financiamento da compra da habitação, já que o resultado da avaliação vai influenciar o montante de crédito a conceder, que, no caso de habitação própria e permanente não deverá ser superior a 90% do valor da avaliação. Somente se comprares o imóvel ao próprio banco, por retoma, poderás ficar isento desta comissão e obter financiamento a 100%.

Informa-te connosco.

Se precisas de mais informação ou apoio, conta connosco através do email deco@deco.pt ou do número de telefone 21 371 02 00. 

*Visita o nosso site (Deco.pt) e segue-nos na página de Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e Linkedin.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta