Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

A importância (e as vantagens) de comprar produtos com rótulo ecológico

Dia mundial do rótulo ecológico celebra-se a 8 de outubro. Trata-se de um rótulo que já existe há 28 anos na UE.

Gtres
Gtres
Autor: Redação

O que é o rótulo ecológico europeu e para que funciona? Que vantagens têm os consumidores que optam por comprar produtos que tenham este mesmo rótulo? Explicamos tudo sobre este assunto no artigo de hoje da Deco Alerta. Dizer, desde já, que se trata de um “selo” que existe há 28 anos na União Europeia (UE).

A Deco Alerta é uma rubrica semanal destinada a todos os consumidores em Portugal que é assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor* para o idealista/news.

Tenho ouvido falar em produtos com rótulo ecológico, sobretudo detergentes, gostaria de saber mais sobre este símbolo para decidir sobre a compra destes produtos. 

Começamos por informar que amanhã, dia 8 de outubro de 2020, é precisamente o dia mundial do rótulo ecológico. Este rótulo existe há 28 anos na União Europeia (UE). Atualmente encontramos mais de 40.000 produtos vendidos no mercado europeu, desde têxteis, a detergentes, que apresentam o rótulo ecológico da UE.

Trata-se de um rótulo fiável, que identifica produtos e serviços com um impacto ambiental reduzido. Ou seja, o rótulo ecológico da UE garante aos consumidores que o produto preenche critérios ambientais rigorosos, o que poderá ser determinante para que o escolham. 

As vantagens de produtos com este rótulo são várias e a vários níveis: 

  • Se estivermos a falar de detergentes com o rótulo ecológico, talvez o exemplo mais comum, esta escolha permite poupar energia (e dinheiro), pois são eficientes a baixas temperaturas. Concretizando com os detergentes da roupa, estes são testados para terem a máxima eficiência a 30ºC; 
  • Proteger a saúde - estes produtos contêm, em geral, químicos menos problemáticos quando comparados com produtos normais, o que minimiza a exposição global; 
  • Poupar o ambiente - os produtos candidatos à colocação deste rótulo devem cumprir um conjunto de critérios rígidos. Esses critérios ambientais, definidos por um painel de especialistas de diversas áreas, incluindo organizações de consumidores, avaliam todo o ciclo de vida do produto - desde a extração das matérias-primas, à produção, embalagem e transporte, utilização e fim de vida. Esta abordagem do ciclo de vida do produto garante que os principais impactos ambientais dos produtos sejam reduzidos em comparação com produtos semelhantes no mercado; 
  • Evitar as alegações ambientais sem fundamento (greenwashing) - Ao contrário de muitos autoproclamados rótulos ambientais, o rótulo ecológico europeu garante que os produtos minimizam o impacto no ambiente. Tal acontece graças aos requisitos exigentes que os fabricantes têm de cumprir para obter aquele rótulo. 

Por estas razões, e muitas outras que não conseguimos expor aqui, aconselhamos-te a experimentar e optar, sempre que possível, por produtos que “vestem” o rótulo ecológico europeu.

*Conta com o apoio da Deco através do número de telefone 21 371 02 20 e/ou do email decolx@deco.pt. Podes também marcar atendimento via skype. Segue-nos na página de Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e Linkedin.