Trata-se de um valor superior em 0,4 pontos percentuais (p.p.) face ao verificado no mês anterior, confirmou o INE.
Comentários: 0
Inflação sobe mesmo para 9,1% em julho
Photo by Adrian Swancar on Unsplash

Agora é oficial: a variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) - taxa de inflação - foi 9,1% em julho, um valor superior em 0,4 pontos percentuais (p.p.) face ao verificado no mês anterior, sendo, de resto, a taxa de inflação mais elevada desde novembro de 1992. Em causa estão dados divulgados esta quarta-feira (10 de agosto de 2022) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

"A variação homóloga do IPC foi 9,1% em julho de 2022, taxa superior em 0,4 pontos
percentuais (p.p.) à observada no mês anterior e a mais elevada desde novembro de 1992. O indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) também acelerou, registando uma variação de 6,2% (6,0% em junho). A variação do índice relativo aos produtos energéticos situou-se em 31,2% (0.5 p.p. inferior ao valor do mês precedente), enquanto o índice referente aos produtos alimentares não transformados apresentou uma variação de 13,2% (11,9% em junho)", lê-se no boletim do INE, que confirma, desta forma, os valores que tinha avançado na estimativa rápida divulgada em 29 de julho.

Segundo o instituto, "a variação mensal do IPC foi nula (0,8% no mês precedente e -0,3% em julho de 2021)". Já a variação média dos últimos 12 meses foi 4,7% (4,1% em junho). 

No que diz respeito ao Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC), a variação homóloga, em julho, foi de 9,4%, o que representa o novo valor mais elevado registado desde o início da série do IHPC, em 1996, revelou o INE.

"Esta taxa é superior em 0,4 p.p. à do mês anterior e superior em 0,5 p.p. ao valor estimado pelo Eurostat para a área do Euro (em junho, esta diferença tinha sido de 0,4 p.p.). Excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos, o IHPC em Portugal atingiu uma variação homóloga de 6,9% em julho (6,6% em junho), superior à taxa correspondente para a área do Euro (estimada em 5,0%), mantendo o perfil marcadamente ascendente verificado nos últimos meses", lê-se na nota.

O INE adianta ainda que o IHPC registou uma variação mensal nula (1,1% no mês anterior e -0,4% em julho de 2021) e uma variação média dos últimos 12 meses de 4,8% (4,1% no mês precedente).

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta