Rita Barata Rocha, fundadora da RBR, fala ao idealista/news sobre a atividade da empresa, que desde 2013 investiu cerca de 15 milhões de euros em Portugal.
Comentários: 0
"Casa de sonho pronta a habitar”: o desafio de construir projetos únicos e decorá-los
Restelo 12, um projeto de construção nova em Lisboa RBR

Uma casa de luxo entregue ao futuro proprietário totalmente concluída. É isto a que se propõe, entre outras coisas, a RBR, que atua “no mercado de luxo e lifestyle através do desenvolvimento integral de projetos ‘chave na mão’”, revela ao idealista/news Rita Barata Rocha, arquiteta e fundadora da empresa, que nasceu em 2013 e já investiu em Portugal, de capitais próprios, cerca de 15 milhões de euros. No final, o cliente recebe “a sua casa de sonho pronta a habitar”, diz.

“A RBR é uma empresa de arquitetura, promoção e gestão imobiliária especializada em construção, reabilitação e decoração de imóveis de luxo”, conta, adiantando que todos os projetos com a assinatura RBR são únicos. “Acima de tudo, somos uma empresa que se move pela paixão pelo que fazemos. Trabalhamos como se cada projeto fosse para nós, pelo que todos os detalhes são importantes. Aprendemos todos os dias, para todos os dias trabalharmos melhor. Criamos os nossos sonhos”.

Três dos projetos com o selo da portuguesa RBR estão localizados no Restelo, na zona de Belém, em Lisboa. São moradias – Restelo 12, Restelo 25 (está incluído na iniciativa “Obra do Ano 2021”, da Dorn Bracht, na categoria Arquitetura Residencial) e Restelo 27 – já concluídas, sendo que uma delas é de construção nova, o Restelo 12. “O Restelo faz todo o sentido para o tipo de projetos que desenvolvemos e para os clientes que pretendemos captar. Além disso, gostamos do desafio de adaptarmos as moradias ao contexto envolvente, ou seja, uma arquitetura mais ligada aos anos 50, transportando-a para a época atual e modernizando-a, com todas as funcionalidades, conforto e acessibilidades dos dias de hoje”, conta. 

"Casa de sonho pronta a habitar”: o desafio de construir projetos únicos e decorá-los
Rita Barata Rocha, arquiteta e fundadora da RBR RBR

Fale-nos um pouco sobre a atividade da RBR. Quando e como nasceu a empresa?

A empresa nasceu em 2013, fruto de uma oportunidade que surgiu no mercado da promoção imobiliária. Uma vez que a minha área profissional é a arquitetura, foi possível aproveitar essa oportunidade, liderar todo o processo, gerir o planeamento e todas as fases subsequentes desse projeto inicial, que foi o ponto de partida para o nascimento e solidificação da RBR como a empresa na qual se tornou. Compreendemos que era uma área na qual gostaríamos de apostar e tínhamos o conhecimento e a experiência necessários para fazê-lo.

Com cerca de 17 anos de experiência anterior na promoção imobiliária, fez todo o sentido avançar por este caminho, estabelecendo-nos como uma empresa de promoção imobiliária com foco e atividade num mercado muito específico, ao qual nos dedicamos a 100%, o que nos permite desenvolver projetos únicos nos quais temos responsabilidade por todo o processo de construção ou reabilitação, personalização, até à comercialização "chave na mão".

A RBR tem três áreas de atuação: arquitetura, gestão imobiliária e promoção imobiliária. Como é possível, então, classificar a RBR? 

O ‘core business’ da RBR é, principalmente, a promoção imobiliária, contudo desenvolvemos toda a cadeia de valor inerente a este negócio como a arquitetura, a construção, a decoração, inclusive a gestão de património, no sentido de criar uma mais-valia à promoção imobiliária. 

"A RBR é uma empresa de arquitetura, promoção e gestão imobiliária especializada em construção, reabilitação e decoração de imóveis de luxo. Atua no mercado de luxo e lifestyle através do desenvolvimento integral de projetos 'chave na mão'"

Ou seja, a RBR é uma empresa de arquitetura, promoção e gestão imobiliária especializada em construção, reabilitação e decoração de imóveis de luxo. Atua no mercado de luxo e lifestyle através do desenvolvimento integral de projetos "chave na mão", com a promoção de imóveis totalmente equipados e decorados, seja uma construção de origem ou uma remodelação total.

A RBR tem atualmente cinco projetos (Santo Estevão Residence, Restelo 12, Restelo 27, Restelo 25 e Vilamoura 49) em carteira, certo?

Todos estes projetos já estão concluídos, inclusive alguns comercializados. São cinco projetos com um posicionamento de luxo. O Restelo 27 e o Restelo 25 são reabilitações de moradias. Foram projetos bastantes gratificantes, uma vez que conseguimos renascer edifícios bastantes deteriorados e trouxemos materiais e figuras singulares que caraterizam ambos os projetos, como os azulejos verdes tridimensionais feitos e colocados um a um à mão e a rosácea de inspiração marroquina.

"Casa de sonho pronta a habitar”: o desafio de construir projetos únicos e decorá-los
Restelo 12 RBR

O Restelo 12 e Vilamoura 49 são projetos de construção nova. Também moradias unifamiliares, contudo de dimensões superiores. São projetos igualmente desafiantes, pois conseguimos utilizar materiais inovadores ou trabalhar os materiais de outras maneiras, como o aço corten retro iluminado.

O Santo Estevão Residence [localizado no concelho de Benavente] é outra tipologia de projeto, é um loteamento de sete lotes com uma arquitetura mais tradicional portuguesa.

Há mais algum projeto na calha além destes? 

Continuamos a desenvolver projetos na capital, contudo resolvemos procurar oportunidades noutras localidades. É importante diversificar, expandir o portfólio e apostar também em outras zonas. Especialmente numa fase em que surgem novas realidades, como o teletrabalho, que pode motivar as pessoas a procurarem alternativas e a afastarem-se dos centros metropolitanos, descentralizando-se para outras cidades mais pequenas, mas cheias de oportunidades.

"Continuamos a desenvolver projetos na capital, contudo resolvemos procurar oportunidades noutras localidades. É importante diversificar, expandir o portfólio e apostar também em outras zonas"

Neste tema, podemos avançar que surgiu a oportunidade de reabilitação de uma moradia unifamiliar na Costa Nova. O projeto já está em fase de obra e prevemos a sua conclusão no final deste ano.

Três dos projetos da RBR são no Restelo, porquê esta zona de Lisboa? 

O Restelo faz todo o sentido para o tipo de projetos que desenvolvemos e para os clientes que pretendemos captar. Além disso, gostamos do desafio de adaptarmos as moradias ao contexto envolvente, ou seja, uma arquitetura mais ligada aos anos 50, transportando-a para a época atual e modernizando-a, com todas as funcionalidades, conforto e acessibilidades dos dias de hoje. 

"Casa de sonho pronta a habitar”: o desafio de construir projetos únicos e decorá-los
Restelo 25 RBR

Esta zona de Lisboa agrada-nos bastante, é um bairro bastante agradável, airoso, com capacidade para o desenvolvimento da promoção imobiliária. Proporciona tranquilidade e privacidade, não deixando de estar acessível a todas as vantagens de uma vida urbana. Aproveitámos quando surgiu a primeira oportunidade para desenvolver um projeto nesta zona e posteriormente continuaram a surgir novas oportunidades.

São todos moradias. Esta é uma aposta da RBR? 

Sim, foi uma aposta da RBR desde o início. Gostamos bastante deste tipo de projetos. São bastante rentáveis, além de permitirem mais flexibilidade nos programas e darem liberdade para colocar em prática toda a nossa criatividade, com base numa inspiração inicial.

Pensamos em todos os detalhes como se fosse feito para nós e é esse nível de personalização e dedicação aos projetos que os torna únicos. 

Sabemos que, quando o projeto é comercializado, vai captar a atenção de alguém e fazer a pessoa sentir que aquela casa é perfeita para si. É interessante para nós trabalharmos num projeto quando sabemos que irá apaixonar uma família e que aquele vai ser o seu lar, onde vão viver e criar memórias para o futuro.

"No caso específico da RBR, o mercado em que trabalhamos não foi muito abalado [pela pandemia]. O nosso 'target' é português o que permite estarmos a trabalhar em pleno e sem alterações significativas face ao ano 2019"

Em termos de volume de negócios, como foi o ano de 2020, quando comparado com 2019? Sentiram de alguma forma os “danos colaterais” causados pela pandemia?

Claro que a pandemia marca todos os negócios. Sabemos que áreas como o turismo, a restauração ou os eventos foram afetados e mesmo o imobiliário sentiu os efeitos desta situação internacional. No geral, sentiram-se mudanças e diminuição na oferta e na procura, ainda que os preços não tenham sido tão afetados e se tenham mantido, até ao momento.

Contudo, no caso específico da RBR, o mercado em que trabalhamos não foi muito abalado. O nosso 'target' é português o que permite estarmos a trabalhar em pleno e sem alterações significativas face ao ano 2019.

"Casa de sonho pronta a habitar”: o desafio de construir projetos únicos e decorá-los
Restelo 27 RBR

E 2021 como arrancou? Quais as expetativas da RBR para este ano?

Estivemos a trabalhar com os constrangimentos de um estado de emergência, considerando as limitações que isso naturalmente implica. No entanto, como referido, sentimos que no geral foi e está a ser possível manter a nossa atividade de forma regular.

Permanecemos otimistas com o futuro, a comunidade internacional está focada na pandemia e todos os esforços médicos e científicos estão direcionados para a questão. Acreditamos que cada vez estamos mais próximos de uma nova normalidade e que, quem sabe, esta poderá também trazer novas oportunidades.

Quanto é que a RBR já investiu em Portugal e quanto prevê investir em 2021?

Investimos desde 2013 em Portugal, de capitais próprios, cerca de 15 milhões de euros.

"A RBR é uma empresa que se especializa não só na gestão e promoção imobiliária, mas na arquitetura dos projetos e na sua decoração, entregando ao cliente final a sua casa de sonho pronta a habitar"

O que distingue a RBR de outras empresas existentes no mercado?

A RBR é uma empresa que se especializa não só na gestão e promoção imobiliária, mas na arquitetura dos projetos e na sua decoração, entregando ao cliente final a sua casa de sonho pronta a habitar. O nosso 'know-how' e experiência em todas estas áreas permite-nos acompanhar e liderar da forma mais personalizada possível todo o processo, até ao momento da comercialização. 

Acima de tudo, somos uma empresa que se move pela paixão pelo que fazemos. Trabalhamos como se cada projeto fosse para nós, pelo que todos os detalhes são importantes. Aprendemos todos os dias, para todos os dias trabalharmos melhor. Criamos os nossos sonhos.

"Casa de sonho pronta a habitar”: o desafio de construir projetos únicos e decorá-los
Restelo 12 RBR

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta