Corticeira Amorim chegou a acordo com o BCP para a compra de 50% da herdade, falta agora a outra metade, que está nas mãos da Parvalorem.
Comentários: 0
Corticeira Amorim compra Herdade de Rio Frio
Site da Herdade de Rio Frio

A Corticeira Amorim, que em junho chegou a acordo com o BCP para a compra de 50% da sociedade detentora da Herdade de Rio Frio, a Cold River’s Homestead, por 14,5 milhões de euros, aguarda luz verde do Governo para adquirir a outra metade da herdade – pelo mesmo valor –, que está nas mãos da Parvalorem, a holding estatal criada para gerir os ativos tóxicos do Banco Português de Negócios (BPN).

Citado pelo Jornal de Negócios, António Rios Amorim, presidente da Corticeira Amorim, disse que a empresa tem um contrato firmado com a Parvalorem para a compra dos restantes 50% da Herdade de Rio Frio com a data de junho de 2021, faltando apenas a aprovação da tutela. “Esperamos que chegue a qualquer momento”, afirmou.

Segundo a publicação, o processo ficou suspenso depois de o secretário de Estado das Finanças, João Nuno Mendes, ter declarado conflito de interesses, por ter trabalhado no grupo Amorim, entre 2002 e 2007. O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, pediu então um parecer à Unidade Técnica de Acompanhamento e Monitorização do Setor Público Empresarial (UTAM). A atrasar o processo estará ainda o facto da Parvalorem ter recebido, à última hora, uma proposta de compra de valor superior à oferta da Corticeira Amorim.

Fonte oficial do gabinete de João Leão confirmou, entretanto, “que o gabinete do ministro de Estado e das Finanças já recebeu a análise da UTAM”. Resta agora saber se a decisão de vender, ou não, os restantes 50% da Herdade de Rio Frio será tomada até às eleições Legislativas, que estão marcadas para 30 de janeiro de 2022.

A Herdade de Rio Frio está localizada nos concelhos de Alcochete e Palmela, no distrito de Setúbal, e tem uma área de cerca de 3.300 hectares afetos à exploração agroflorestal.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade