Resumimos algumas dicas para economizar luz, água e detergente na hora de tratar da roupa e usar a máquina.
Comentários: 1
7 truques para gastares menos dinheiro a lavar a roupa
Pixabay

Com a conta de luz a disparar, todos os cuidados são poucos para tentar pagar menos e a máquina de lavar roupa é um dos eletrodomésticos que mais gasta eletricidade e também um dos que mais usamos em casa. Mas atenção, além de luz é também consumidora de água e detergente. Aponta estes truques para começares a poupar na hora de meteres a máquina da roupa a funcionar.

  1. Melhor, água fria: uma máquina de lavar se for usada com água quente a 90 graus consome quatro vezes mais do que uma a 40 graus, por isso é aconselhável evitar temperaturas muito altas. Se a roupa tiver muitas manchas, usa um tira-nódoas antes.
  2. Em vez de deitar o detergente na gaveta, usa um distribuidor. Vais gastar menos detergente e as peças de roupa ficarão igualmente limpas. Se ainda não tens um dispensador, aplica estas medidas: para 5 quilos de roupa calcula cerca de 50 ml de detergente se a roupa não estiver muito suja. Se estiver muito manchada, usa 75 ml.
  3. Máquina de secar roupa ... mete-a de quarentena. É um eletrodoméstico que consome muito, por isso é melhor usá-lo apenas ocasionalmente. Podes substituí-lo por um poderoso giro na máquina de lavar (programa de torcer) que removerá quase toda a humidade das roupas -isso sim, sai mais amarrotada. Se estás a pensar comprar uma máquina de secar roupa, porque precisas, fica a saber que as que menos consomem são as que funcionam com bomba de calor: poupam até 20% de energia.
  4. Enche sempre o tambor da máquina da roupa mas sem entupir: o lógico é usá-lo ao máximo da sua capacidade, mas sem exagerar. A chave é "quase até o topo", não echas o tambor até cima ou não vai lavar bem a roupa e também, vais encurtar o ciclo de vida da tua máquina de lavar: deve haver um espaço de 10 cm entre os roupas e o topo da moda, sendo que uma lavagem consome cerca de 50 litros de água.
    7 truques para gastares menos dinheiro a lavar a roupa
    Foto de Karolina Grabowska en Pexels
  5. Retira as roupas assim que terminar a lavagem, para que se amarrotem menos e poupes na hora de passar a ferro.
  6. Cuida bem do filtro e do interior do tambor: um filtro limpo vai economizar dinheiro, limpa uma vez por mês, não é complicado (lembra-te de colocar um balde por baixo para apanhar a água que pode cair). Em relação ao tambor, a cada 4 meses despeja um copo de vinagre e outro de bicarbonato no dispensador ou na caixa e coloca uma longa lavagem, sem roupa e com água a 60 graus.
  7. Tens de renovar a máquina de lavar porque a tua faleceu? Sem dúvida, aposta nos aparelhos A +++. É a classe mais eficiente (D é a menos), a diferença de consumo entre as duas é de 40%, um percentual não desprezível.
Ver comentários (1) / Comentar

1 Comentários:

rui marques
17 Setembro 2021, 13:56

Artigo importante para ter em consideração só chamava a atenção para a eficiência energética que as etiquetas mudaram e agora a mais eficiente é só A.

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade