Se decorar casas é um projeto demasiado simples para ti, porque não construir uma cidade?!
Comentários: 0
Jogos de construir casas
Pixabay

Decorar a nossa casa pode ser bastante mais intimista e pessoal, mas e se pudesses construir uma cidade à tua imagem?! Uma cidade onde as pessoas não fizessem as rotundas por fora ou que não tivesse parquímetros. Não era uma boa ideia?!

Pois bem, trazemos aqui algumas sugestões de jogos de construção que podem resolver a questão, nem que seja apenas no mundo digital. O que achas de seres o visionário, o engenheiro, o presidente da câmara, o magnata ou até mesmo o Deus de todo um mundo?!

Jogos de construção
Foto de Alexander Kovalev no Pexels

Para provar que o sonho é possível, ainda que numa realidade virtual, o site Salão de Jogos preparou para o idealista/news uma lista de 5 jogos de construção para dominares o teu universo.

SimCity Build It

A franquia SimCity já existe há umas quantas décadas no mundo dos videojogos, mas agora largou as amarras do PC para se tornar um jogo de construir cidades grátis, através dos dispositivos iOS e Android.

A versão de bolso chama-se SimCity Build It, onde podes criar e gerir a tua cidade ao teu bel-prazer. Imagina recriar uma metrópole como Tóquio ou Paris... prometedor, não achas? É claro que já existem forma de jogar SimCity Build It no PC, através de alguns emuladores que circulam pela internet, mas o jogo é muito acessível e mais interessante se o puderes jogar em todo o lado.

Ferramentas
Pixabay

Neste jogo, vais ter as ferramentas para o fazer e desafios constantes que são apresentados em cada temporada do jogo. Desde fornecer os serviços básicos a todos os habitantes, passando por questões de segurança, ordenamento do território, e acabando na cultura que apreendem.

O jogo está disponível de forma gratuita para dispositivos iOS e Android.

Cities Skylines: o irmão mais novo do Sim City

Podemos dizer que é o irmão mais novo do Sim City. É também um jogo de construir cidades, mas aqui existe uma maior pessoalização de cada habitante.

Neste jogo, podes seguir a vida de um só habitante e perceber se tudo aquilo que construíste torna efetivamente a sua vida completa. Cada habitante tem a sua família, um emprego e uma casa.

Podemos dizer que é mais real, já que o trânsito, as migrações de pessoas, o fluxo dentro e fora das cidades é mais parecido com aquilo que conheces da tua própria vida.

É um jogo conhecido também pelos seus mods, isto é, pelas modificações que podes implementar por conteúdos criados por outros jogadores, entre os quais, um fundamental, que o torna um dos poucos jogos de construção multiplayer.

O jogo está apenas disponível para PC.

Block’hood: diferencia-se pela sustentabilidade

A componente sustentabilidade é visível através da arquitetura. Aqui vais construir uma cidade de uma forma ecológica, respeitando o meio ambiente, equilibrando o ecossistema, onde os seres humanos vivem em conjunto com os animais e com a natureza.

Em termos de jogabilidade, é diferente devido à sua premissa de construir casas com blocos porque cada bloco tem a sua peculiaridade, mas no final, é possível veres toda a beleza da tua criação.

Apesar de ter um visual minimalista, quando olhas para o resultado final, consegues facilmente ver como a natureza e a construção de cidades podem facilmente coexistir na nossa realidade.

Buildings Have Feelings Too! - as grandes histórias estão nos prédios

Neste jogo, é nos prédios que encontramos grandes histórias. Seja da nossa civilização, da nossa cultura ou apenas da nossa vida, a verdade é que estas estruturas encontram em si um pedaço da nossa própria história e acabamos, se calhar, por nunca as valorizar.

Construir casas
Pixabay

Este jogo dá vida aos prédios onde basicamente tens que fazer uma reordenação do território. Não é apenas um jogo de construir casas, mas sim de tarefas. Colocar as zonas residenciais ao lado de lojas, cafés ou mini-mercado e zonas industriais longe do centro da cidade para evitar a poluição do ar fazem parte da rotina do jogo, mas não só.

Aqui o jogador tem o objetivo de gerir uma cidade considerando as melhores interações entre os prédios e as suas características, com uma particularidade bastante original: os edifícios podem caminhar, conversar e, principalmente, possuem sentimentos.

Está disponível para todas as consolas do mercado e também para o PC.

Airbourne Kingdoms

Disponível para PC e Mac, e agora também para os smartphones, o jogo prima pela diferença em relação a outros simuladores de construção de cidades.

O teu maior desafio é criares uma cidade voadora. E que desafio este... é que uma cidade que voa precisa de estar muito bem equilibrada para que não penda para nenhum dos lados e acabe por despenhar-se.

A tua missão é construir e equilibrar todos os elementos necessários de uma cidade, sem deixar de produzir carvão para que a cidade continue a voar. Será que estás preparado?

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta