Cores neutras, casa despersonalizada e fotos na altura certa: tudo sobre vender ou arrendar uma casa rápido (e ao melhor preço).
Comentários: 0
Tendência home staging
home staging FOTO PRINCIPAL. Spacejoy on Unsplash

Ao procurar um hotel ou alojamento local para passar férias, já deves ter pensado algumas vezes “imaginava-me a viver aqui". É precisamente também esse o pensamento que uma casa à venda deve suscitar: a pensar nisso, há uma técnica a que se deve recorrer sim ou sim na hora de colocar uma casa à venda ou para arrendar: o home staging. E explicamos porquê.

O que é o Home staging?

Primeiro é importante esclarecer que este conceito não é propriamente uma novidade, dado que o conceito surgiu nos Estados Unidos na década de 70, quando uma consultora imobiliária, Barbara Schwarz, percebeu que fazer pequenas alterações nos imóveis fazia com que tivessem um maior potencial de venda. 

No fundo, não é nada mais do que tornar uma casa apelativa, retirando objetos pessoais e aplicando uma decoração mais neutra ou uma renovação se necessária, de modo a que seja vendida mais rapidamente. Além disso, o ome staging permite ainda a valorização do imóvel, algo que pode chegar até 15% após a intervenção.

De acordo com números da especialista em home staging, a empresa Hoost, “81% das casas com home staging arrendam-se em menos de 15 dias” — o que comprova mais uma vez que a técnica é útil e eficaz. 

Uma vez que o conceito tem vindo a crescer em Portugal devido ao crescimento do mercado imobiliário nos últimos anos, é fundamental estar familiarizado com esta prática e saber o que podes fazer para vender um imóvel o quanto antes, para poderes abraçar aquela que é a casa dos teus sonhos

 

home staging
Imóvel luz do dia Jarek Ceborski on Unsplash

Dicas para usar o home staging no seu imóvel

Aplicando-o ao mundo atual, e de uma forma simples, o home staging equivale quase a criar um perfil de Instagram para o imóvel e fazer dele um influenciador que todos querem seguir e alcançar. Como é que se faz? Deixamos três dicas. 

Passar uma sensação de conforto

O principal requisito para comprar uma casa é sentir que ela nos pertence. Isso significa ter um sítio confortável, que nos passe tranquilidade e bem estar. Para conseguires transmiti-lo ao vender um imóvel, podes fazer coisas bastante simples (algumas delas indicadas anteriormente por Catarina Diniz, cofundadora da Home Staging Factory, ao Idealista):

  • Apostar em cores neutras na decoração (branco e bege, por exemplo), bem como em mantas e algumas plantas.
  • Colocar uma cafeteira com café acabado de fazer no meio da mesa de refeições da sala, deserta de outros itens.
  •  Despir a casa de tudo o que são objetos pessoais, como fotografias de família e souvenirs de viagens. 

 

 

cores neutras
Imóvel home staging Minh Pham on Unsplash

A melhor altura para tirar fotografias 

Não é por acaso que os influenciadores escolhem horas precisas para fazer as sessões fotográficas, normalmente pela manhã ou ao final da tarde. Uma casa iluminada com a luz forte das primeiras horas da manhã permite ver com mais pormenor cada detalhe do imóvel e dar uma sensação de paz. Já a luz do lusco fusco torna o imóvel mais sereno e é tomado por tons quentes que atraem.

 

 

casa arrumada
Imóvel luz do dia cadeira Tetiana SHYSHKINA on Unsplash

Alterar a disposição para um melhor enquadramento

Muitas vezes vamos adicionando móveis às divisões, não porque fiquem bem, mas por necessidade de ter mais arrumação. O mesmo aplica-se a sofás que estão fora do sítio por uma questão de funcionalidade. Tirar ou alterar a disposição dos móveis para tornar os espaços mais amplos e arrumados pode ser uma boa estratégia para fazer com que o imóvel seja mais apelativo. 

 

arrumar a casa
Casa de banho organizada Bence Balla-Schottner on Unsplash

Home Staging com ajuda ou D.I.Y 

Parece complicado? Será mais simples quando passares à prática, só tens de pensar o mesmo de quem está do outro lado, o comprador: “Imagino-me a viver no imóvel destas fotografias". 

Caso precises de uma ajuda, há empresas que fazem o home staging por si, como é o caso da Hoost, que tem uma missão no imóvel que quer colocar no mercado: “Seduzir para vender”. 

Além do mais, se quiseres aprender mais sobre esta tendência de home staging há vários cursos disponíveis que ensinam os segredos desta técnica para vender casas.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta