Em causa está um aumento de 10,2% nas horas trabalhadas no segundo trimestre, para uma média de 38,4 horas semanais.
Comentários: 1
Portugueses entre os europeus que mais horas trabalham
Eurostat

As pessoas estão a trabalhar mais horas na Europa. Uma tendência que também não está a passar ao lado dos portugueses. Portugal é, de resto, o quarto país da União Europeia (UE) a registar a maior subida no número de horas trabalhadas no segundo trimestre de 2021: verificou-se um amento das horas trabalhadas de 10,2%, para uma média de 38,4 horas semanais, segundo dados divulgados recentemente pelo Eurostat.

De acordo com os dados do gabinete de estatísticas europeu, o crescimento verificado em Portugal é apenas inferior ao registado na Grécia (+18%), na Eslováquia (+12,4%) e na Irlanda (+10,8%). Trata-se de valores bem superiores face aos registados na média da UE (3%). Em causa estão trabalhadores com idades compreendidas entre 20 e 64 anos.

De referir ainda que as mulheres portuguesas trabalharam mais horas que os homens e mais que a média nacional, os já referidos 10,2%. Os homens despenderam mais 5,6% de horas às empresas enquanto as mulheres trabalharam mais 15,5% de horas.

Ver comentários (1) / Comentar

1 Comentários:

Mauro Vendemiatti
25 Novembro 2021, 12:51

triste ver o enorme gap entre homens e mulheres. Creio eu que pode ter diversas interpretações e gostava de ter lido sobre elas neste artigo.
Ao meu ver as mulheres tem desempenhado um papel muito mais ativo que os homens em vários aspectos, entre eles na força de trabalho e sustento da casa. Aposto que, se tivessemos um gráfico sobreposto com salário médio entre homens e mulheres em Portugal veriamos as mulheres bem abaixo, o que, se eu não estiver enganado, é uma pena.
Mas realmente gostaria de ouvir mais interpretações de especialista sobre estes dados.

Para poder comentar deves entrar na tua conta