Edifício Castilho 203, em Lisboa, e a Casa de São Roque, no Porto, são duas das obras que vão representar Portugal no concurso.
Comentários: 0
Prémios de arquitetura Mies van der Rohe: Portugal com 22 projetos
Prémios Mies van der Rohe

Em 2022, Portugal leva 22 projetos a concorrer ao Prémio de Arquitetura Contemporânea da União Europeia, o Prémio Mies van der Rohe. Estes fazem parte das 532 obras nomeadas que representam 41 países e 73 cidades. Os vencedores vão ser anunciados em abril do próximo ano.

Na primeira fase de seleção – anunciada em fevereiro – Portugal já contava com 19 projetos a concurso, construídos entre outubro de 2018 e abril de 2020. E, no passado dia 9 de setembro de 2021, a organização avançou que a estes somam-se mais três: a Casa de Saúde Rainha Santa Isabel (Condeixa, Coimbra), a nova biblioteca e arquivo municipal de Grândola e o novo percurso acessível à Basílica da Estrela, em Lisboa.

Estas últimas obras portuguesas anunciadas integram-se num grupo de 85, que foram desenvolvidas entre novembro de 2020 e abril de 2021, e que agora entram na corrida ao Prémio Mies van der Rohe, segundo referiu a Comissão europeia e a Fundação Mies van der Rohe em comunicado.

Portugal é o sexto país que leva mais projetos a concurso, numa lista liderada pela vizinha Espanha, que conta com um total de 31 obras. Esta edição marca também a estreia de três países: a Arménia, a Tunísia (ambas com 3 obras) e a Moldávia (com apenas uma).

Será nesta iniciativa que vão ser colocados em destaque os desafios atuais do setor da arquitetura e construção, com um olhar atento para as mudanças climáticas, para a poluição, digitalização e a explosão demográfica. "O Prémio Mies da UE, como resultado de uma poderosa rede europeia de pessoas, mostra que a qualidade pode ser entendida de muitas formas diferentes, mas que sempre tem que estar relacionada com os desafios atuais com o meio ambiente e fazer com que as cidades e a infraestruturas sejam mais sustentáveis ​​e resilientes", considerou Anna ramos, diretora da Fundação Mies van der Rohe, citada na publicação.

No início do próximo ano, esta lista vai ser reduzida a 40 projetos e depois a cinco finalistas. Os vencedores serão conhecidos em abril de 2022. A obra vencedora do EUMiesAward 2022 deverá receber o prémio de 60.000 euros. O melhor trabalho emergente deverá receber 20.000 euros.

Estas são 10 obras que vão representar Portugal no EUMiesAward 2022 das 22 nomeadas:

Casa de Saúde Rainha Santa Isabel (Condeixa, Coimbra)

Casa de Saúde Rainha Santa Isabel
Casa de Saúde Rainha Santa Isabel (Condeixa, Coimbra) Maria Bicker

Carnival Arts Center, Torres Vedras

Carnival Arts Center
Carnival Arts Center, Torres Vedras Paulo Catrica

Horta City Seafront Requalification, Açores

Horta City Seafront Requalification
Horta City Seafront Requalification, Açores Filipe Gonçalves

Dodged House 

Dodged House Project
Dodged House Dylan Perrenoud

Wine Tourism Building, Quinta da Aveleda, Penafiel

Wine Tourism Building, Quinta da Aveleda
Wine Tourism Building, Quinta da Aveleda, Penafiel Fernando Guerra

Typography of Tale

Typography of Tale Project
Typography of Tale Fernando Guerra, FG+SG

Casa São Roque – Art Center, Porto

Casa São Roque – Art Center
Casa São Roque – Art Center, Porto Alexander Bogorodskiy

Chestnut House, Valeflor

Chestnut House
Chestnut House, Valeflor José Campos

Castilho 203, Lisboa

Castilho 203
Castilho 203, Lisboa ARX

Pavilion House

Pavilion House project
Pavilion House por Andreia Garcia Architectural Affairs + Diogo Aguiar Studio Fernando Guerra

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade