A cadeia de supermercados alemã mantém o foco na rota de expansão. Vai abrir novas lojas, mas também investir na remodelação de espaços existentes.
Image
Loja Lidl Leiria (Guimarota)

Investir na abertura de novos supermercados, mas também na remodelação e reconstrução do seu parque de lojas em Portugal é um dos objetivos do Lidl. Em Portugal, a empresa “aposta maioritariamente pela opção de compra nos seus investimentos imobiliários” e tenta, sempre que possível, reabilitar as “zonas urbanas intrínsecas”, tal como explica fonte oficial da marca, em entrevista ao idealista/news. Com foco na rota de expansão e de novas oportunidades para crescer no mercado nacional, a empresa revela que continua à procura de imóveis em locais estratégicos um pouco por todo o país.

“Há um trabalho contínuo na procura de localizações estratégicas que sirvam as necessidades intrínsecas ao nosso negócio e que permitam aquilo a que nos propomos: estar próximo da comunidade, com uma oferta com a máxima qualidade ao melhor preço”, explica. “O Lidl está continuamente empenhado em estar próximo dos portugueses, garantindo uma melhor experiência de compra, otimizando o acesso a produtos de qualidade ao melhor preço e a serviços inovadores, pelo que faz parte da nossa estratégia a remodelação e abertura de lojas, de norte a sul de Portugal”, detalha o departamento de comunicação do Lidl Portugal. 

“O Lidl está continuamente empenhado em estar próximo dos portugueses (...)"

A nível de critérios de espaços, a empresa diz procurar “localizações privilegiadas” que lhes permitam cumprir o “propósito de fornecimento às populações, estando próximos das comunidades e oferecendo o máximo de conveniência, disponibilizando lojas com dimensões entre os 1.000 e 1.400 metros quadrados (m2)”. O Lidl acredita que as suas "devem apresentar a dimensão certa, adaptada ao consumidor moderno, fornecendo-lhe um bem essencial, com valor inestimável nos dias de hoje: economia de tempo”, argumenta a mesma fonte.

Reabilitar (e investir à volta das lojas) também faz parte da estratégia

A manutenção e reabilitação das estruturas existentes também é uma prioridade para o Lidl. É o caso da loja no Bombarral, eleita recentemente pelos fãs do Reino Unido como o “supermercado Lidl mais bonito do mundo”. A empresa explica ao idealista/news que este espaço foi construído em 1995, recuperando um antigo armazém de vinho da Sociedade Abel Pereira da Fonseca, projetado pelo Arquiteto Manuel Joaquim Norte Júnior. Neste caso, a fachada original do edifício foi preservada, assim como as janelas redondas de vidro e o telhado inclinado. O supermercado foi construído no piso térreo.

Image
Loja Lidl no Bombarral

“Preservámos a fachada original deste edifício da loja do Bombarral e fazemo-lo sempre que podemos, da mesma forma que já o fizemos noutras lojas como a loja Fernão Magalhães no Porto, a loja de Vila do Conde ou a loja do Bairro Azul em Lisboa”, adianta.

A cadeia de supermercados também procura realizar investimentos nas zonas onde passa a marcar presença. “A reabilitação de zonas urbanas intrínsecas às nossas lojas integra o nosso plano de modernização e ampliação do parque de lojas e fazemo-lo sempre que possível”, explica.

A loja que abriu no ano passado do Barreiro é um exemplo: o Lidl ajudou a requalificar a zona do antigo campo do Luso, com obras de melhoramento do espaço público, a construção de um novo mercado municipal e a criação de novas zonas verdes. Já este ano, na loja Lidl Olivais Sul, a construção considerou a reabilitação da zona envolvente, com a criação de uma praça ao nível da cobertura que integra um parque infantil, “procurando beneficiar a comunidade”.

Publicidade

A curiosidade e o fascínio pela escrita levaram a Leonor até ao jornalismo e a uma breve passagem pelo copywriting. É a fazer perguntas e contar histórias que a Leonor é mais feliz. Está no idealista/news.pt desde 2017 e ajuda o setor a ganhar frescura, "abrindo as janelas de casa" a novos horizontes.