Podem vender-se casas às proptech entre sete e dez dias. Mas os valores propostos têm desconto face aos preços de mercado.
Comentários: 0
Vender casas de forma rápida
Foto de Kindel Media en Pexels

Vender casa em apenas uma semana. À primeira vista parece missão impossível, tendo em conta todas as burocracias envolvidas. Mas não tem de ser mesmo assim. Chegaram a Portugal as iBuyers – Instant Buyers, em inglês -, empresas que compram casas diretamente aos proprietários num “instante”, isto é, entre sete e dez dias. Mas há uma contrapartida: as casas são compradas com desconto.

Trata-se de um modelo de transação imobiliária norte-americano que se apresenta como uma forma mais rápida para vender e comprar casas que o processo tradicional. Aterrou em Portugal com a chegada da Sell and Go em setembro de 2020, uma empresa que hoje está ativa nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto e pretende crescer, refere o Dinheiro Vivo.

Mais tarde, em novembro de 2021, o país deu as boas-vindas à espanhola Tiko, tal como noticiou o idealista/news. Para já esta proptech imobiliária só atua em Lisboa, mas planeia começar a comprar casas a privados também no Porto e noutras geografias. A empresa liderada por Sina Afra e Ana Villanueva prevê um investimento inicial de 30 milhões de euros no país nos próximos anos.

Vender casa numa semana
Foto de RODNAE Productions en Pexels

Vender casas num instante: como funciona?

A tecnologia é um dos segredos por detrás das iBuyers. Primeiro, há que preencher um formulário onde são pedidas várias informações sobre o imóvel e anexar a caderneta predial. A avaliação da casa é feita de forma automática de acordo com uma base de bados sobre o mercado residencial português – e que pode mesmo recorrer à inteligência artificial.

Em apenas 1 ou 2 dias, o proprietário é notificado sobre o valor que a empresa está disposta a pagar pela casa. E a verdade é que o valor proposto, regra geral, vem com um desconto face ao valor de mercado. Se o proprietário aceitar a proposta, as empresas avançam com as vistorias técnicas ao imóvel. Depois deste processo, a venda fica selada em apenas sete ou dez dias.

E as iBuyers a operar em Portugal têm tido procura até agora. A Sell and Go já analisou mais de 1.000 propostas de aquisição, num valor médio de 190 mil euros, segundo o Dinheiro Vivo. E a Tiko faz, em média, mais de 50 vistorias por semana.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta