A sede da LOQI em Berlim foi transformada pelo Studio Aisslinger.
Comentários: 0
Estes escritórios coloridos foram redesenhados para se adequarem à nova normalidade
Nicoló Lanfranchi/Studio Aisslinger

Que a pandemia está a gerar grandes mudanças e novos paradigmas, é absolutamente indiscutível. Embora seja verdade que uma das práticas mais difundidas é a do teletrabalho, não se deve esquecer que isso não significará o fim do trabalho presencial, seja porque algumas profissões exigem que os funcionários se desloquem ao escritório, seja porque muitos preferem ir para o local de trabalho. Em todo o caso, a realidade é que, desde a arquitetura ao design, continua a trabalhar-se para dar respostas adequadas aos novos desafios que tudo isto coloca.

A LOQI é uma das muitas empresas que tiveram de pensar muito bem como planear os seus escritórios, para adaptá-los às necessidades que surgem nesta nova etapa como resultado da pandemia. Em concreto, e para a sede europeia desta empresa americana localizada em Berlim, o Studio Aisslinger tem trabalhado nesta linha. O resultado foi a criação de um ambiente de trabalho adaptável, com cortinas coloridas, telas e “cápsulas de trabalho”.

“Colorido, internacional, sustentável. Com o redesenho da sede europeia da LOQI em Berlim, o ADN criativo e animado da empresa jovem e globalmente ativa foi implementado numa aparência de marca agradável. (...) O espaço de trabalho é tratado como um organismo vivo que respira e se adapta para acomodar a equipa que decide sobre flexibilidade, autonomia e a possibilidade de escolher quando e como trabalhar ”, destacam no seu site.

O escritório consiste num grande espaço de plano aberto, pelo que a equipa de design teve que encontrar maneiras criativas de demarcar as diferentes áreas. As divisórias foram projetadas para serem o mais adaptáveis ​​possível, na forma de cortinas de tecido pesado e telas de metal perfuradas. Também foi aplicado um esquema de cores atraente, deixando claro onde uma área termina e outra começa. A sala de estrutura aberta de 1.000 m2 tornou-se num conglomerado complexo e em constante mudança de áreas de trabalho partilhado, unidades de separação e “cápsulas de trabalho”.

Com exteriores revestidos de feltro e uma janela de bolha, estes casulos permitem que os ocupantes encontrem privacidade, sem estarem completamente isolados das atividades mais públicas que ocorrem ao seu redor. Ofecerem-se ainda outros tipos de espaços de trabalho, que incluem grandes mesas com acessórios de iluminação embutidos, mesas de pé e cabines com sofá.

Todos esses espaços foram decorados com designs do Studio Aisslinger, incluindo as luzes pendentes Aspen para B.lux e os bancos Circle. Com este projeto, o Studio Aisslinger destaca a necessidade de flexibilidade no ambiente de trabalho, permitindo que as pessoas encontrem privacidade quando precisam, mas também aproximando-as.

“Sentar-se à secretária ou de pé numa mesa alta, a discutir o último projeto numa mesa redonda ou a pensar num design inspirador, isolado, na cápsula de trabalho que protege de todos os ruídos exteriores: flexível e aberta, a sala adapta-se às necessidades, criando espaço para a criatividade lúdica, para a dança de mente e corpo que é necessária para obter novas ideias”, lê-se na descrição do projeto. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade