Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Como preparar um AL para ser atrativo no pós-pandemia ou para colocar no arrendamento

Muitos proprietários não tinham os espaços preparados para receber um ‘home office' ou 'home school'. Ajustar o alojamento à nova realidade é fundamental.

Unsplash
Unsplash
Autor: Redação

Com o plano de desconfinamento em marcha no país, e consequente reabertura gradual da economia, é tempo de repensar os espaços e os modelos de negócios. No caso do Alojamento Local, estiveram muitas casas fechadas, mas verificou-se um crescimento na procura por nómadas digitais, famílias em busca de algum conforto para escapar à rotina ou mesmo para teletrabalhar.

Segundo a Homing Short Rent, além da passagem do alojamento de curta duração para arrendamentos de longa duração, registou-se mesmo alguma procura por parte de empresas para os seus colaboradores ou para teletrabalho. Neste artigo preparado para o idealista/news, a Homing apresenta algumas dicas e truques para melhor preparar e adaptar as casas a estes novos tempos.

Alojamento Local e os novos tempos

O teletrabalho chegou de forma repentina e milhões de pessoas em todo o mundo tiveram de aprender a trabalhar à distância e a viver com novos desafios e regras. O trabalho remoto veio para ficar e mudou a vida e o emprego e, consequentemente, o alojamento local terá de se adaptar para arrendamentos mais longos e teletrabalho.

A pandemia mudou as necessidades das famílias e das empresas. O escritório acabou por ser levado para dentro de casa e a casa ou alguma natureza para dentro do escritório. A maioria das casas não estava preparada para o teletrabalho e para aulas online em simultâneo.

Há procura por alojamentos com mais espaço ou por espaços exteriores, como alojamentos com jardins, terraços, varandas. Há pessoas que vivem em casas no centro da cidade e acabam por procurar alojamento de curto prazo fora da cidade ou o inverso, que procuram a experiência de viver mesmo que durante pouco tempo no centro histórico da cidade com vista para o rio ou as artérias mais movimentadas.

A pandemia implicou mudanças nos hábitos, na forma de viver e habitar os espaços, mas também na forma de trabalhar. Confinadas em casa, as famílias procuraram habitações maiores, com mais espaço e longe dos centros urbanos, tais como Sintra, Cascais ou o Algarve, ao mesmo tempo que se adaptaram criando o melhor escritório e espaço para ensino à distância.

Como preparar o AL

  • Ter um espaço de trabalho

A dica parece simples e bastante óbvia, mas muitas pessoas não tinham a casa preparada para receber um ‘home office’ e home-school, muito menos um Alojamento Local. É importante dividir os espaços ou criar subdivisões dentro da mesma divisão e reservar um espaço para trabalhar e um espaço de estudo de aulas à distância, basta uma secretária ou a mesa da sala, por exemplo. Um alojamento com uma divisão exclusivamente dedicada ao teletrabalho para cada elemento da família é o ideal.

Homing Short Rent
Homing Short Rent
  • Iluminação

Na hora de escolher o local, a luz é fundamental. Colocar a mesa ou secretária perto da janela, de forma a que durante o dia seja possível trabalhar com luz natural. A luz natural faz bem, mas provavelmente não será suficiente para iluminar o novo home office - as luminárias de LED são uma boa opção.

Homing Short Rent
Homing Short Rent
  • Cor

Optar por casas com cores neutras ou cores que motivem a concentração e foco. É importante ter em conta as cores: sabemos que cores como azul e o branco são cores que transmitem a calma e tranquilidade.

Homing Short Rent
Homing Short Rent
  • Toque pessoal

Personalizar a casa, colocar as plantas preferidas, uma jarra, uma almofada que não sai da cabeça ou um detalhe que torne tudo mais pessoal. Ser criativo e procurar acima de tudo o conforto necessário para longos períodos em casa.

Homing Short Rent
Homing Short Rent
  • Limpeza e manutenção profissional

Os serviços de limpeza, manutenção e reparações são essenciais para que o alojamento se mantenha funcional e apto para quem os procura. A Homing Facility Care, por exemplo, permite resolver alguns dos problemas comuns de uma forma rápida e simples, sem necessidade de deslocações e sem tempo perdido, com integridade, segurança e qualidade de serviço.

Homing Facility Care
Homing Facility Care

Para além da limpeza de divisões, sofás, carpetes, colchões, colchas e edredões, a empresa assegura a reparação de eletrodomésticos, aparelhos de ar condicionado, esquentadores, termoacumuladores, estores, autoclismos e cabines de duche, assim como alguns trabalhos e consultoria de decoração.

É fundamental num alojamento local ou numa casa arrendada que a limpeza, pelo menos na fase da mudança, seja feita por profissionais e com a garantia do selo “Clean & Safe”.

Vantagens de procurar um AL para viver uns dias durante e após o confinamento:

  • Trabalhar num local e zona diferente (Lisboa/Cascais /Algarve);
  • Decoração moderna ou tradicional;
  • Centro histórico da cidade/vista sobre cidade, o rio ou mar;
  • Terraço ou varanda;
  • Adaptar ao estilo pessoal e conforto;
  • Serviços profissionais de limpeza e reparação.