Um material perfeito para quem quer dar um novo visual à casa de forma rápida e económica. Mas é preciso ter em conta a divisão e o resultado que pretendes alcançar.
Comentários: 0
Remodelar a casa com pladur
Photo by Kam Idris on Unsplash

O pladur é um material que permite forrar tetos e paredes, fazer divisões e até construir mobiliário à medida. Está a ganhar popularidade, sobretudo entre quem está à procura de uma remodelação simples, rápida e económica. Graças a este material, dar à casa um novo visual é mais fácil do que imaginas. A Habitissimo preparou um guia explicativo sobre o pladur, explorando as suas vantagens e formas de aplicação.

Antes de mais, o que é o pladur? Trata-se de painéis de gesso cartonado de diferentes tipos e características. Desde o básico para revestimento de paredes interiores, a outros especialmente concebidos para áreas húmidas, ou com necessidade de melhor isolamento térmico ou acústico. Segundo a Habitissimo, existem também os extrafortes, para áreas com muito tráfego ou que requerem dureza considerável (por exemplo, em escolas, ginásios ou lojas).

E por isso é importante que, antes de decidir sobre um modelo ou outro, tenhas em conta a divisão em que pretendes colocá-lo, e o resultado que pretendes alcançar. Este tipo de obra seca permite criar todo o tipo de estruturas de uma forma muito simples.

Criar divisórias com pladur

O pladur permite criar várias divisórias. “Se a fachada e os telhados estiverem acabados, e a carpintaria exterior (portas e janelas) estiver no lugar, podes começar a dividir os quartos com placas de gesso cartonado. Podes utilizá-lo para construir paredes clássicas de gesso (do chão ao teto), ou paredes de meia altura que marcam as bordas sem obstruir a ventilação ou a luz”, explicam os especialistas da platataforma.

Este material também pode ser aproveitado para emoldurar uma porta ou janela de ferro e vidro, ou reforçar paredes onde planeias pendurar objetos pesados.

Criar divisórias com pladur
Photo by Max Vakhtbovych from Pexels

Melhorar o isolamento térmico com pladur

Quando o objetivo é melhorar o isolamento térmico ou acústico de uma sala, as paredes são revestidas com placas de gesso cartonado. Esta técnica é amplamente utilizada em paredes convencionais voltadas para o exterior para melhorar o consumo de energia. Uma solução simples e limpa, perfeita para casas antigas, ou obras que não eram feitas em boas condições na altura, segundo escreve a Habitissimo. “Se tivermos garantido a ausência de fugas e humidade, trocando as janelas e forrando as paredes com placas de gesso cartonado, estamos a alcançar o conforto que todos procuramos”, acrescenta.

Pladur para construir móveis

Quando o espaço é escasso, ou simplesmente queremos aproveitar ao máximo o espaço disponível, uma peça de mobiliário feita à medida é sempre uma boa opção (mas não a mais barata). No entanto, com o gesso cartonado, as coisas mudam - e o preço também. Cabeceiras (com a sua luz integrada e nichos abertos para guardar as suas coisas), estantes de chão ao teto, móveis sob as escadas, cómodas, roupeiros, armários, painéis de madeira... até mesmo o cenário ideal para aquela lareira com que tens sonhado. As possibilidades das placas de gesso cartonado são praticamente infinitas.

Melhorar o isolamento térmico com pladur
Photo by Curtis Adams from Pexels

Pladur para “esconder” coisas

De acordo com a Habitissimo, se começares do zero, podes usar a placa de gesso para adicionar luzes LED, tomadas, saídas de água, drenos, radiadores ou mesmo toda a instalação do sistema de ar condicionado ou aquecimento. “O gesso cartonado tem a capacidade de se adaptar a qualquer buraco, chão ou superfície (incluindo os curvos), por isso é importante planear com antecedência tudo o que estará escondido por baixo dele. Posteriormente, haverá tempo para torná-lo belo no exterior”, explica.

Pladur pode ser pintado ou forrado

Sim, o pladur pode ser pintado, ladrilhado ou forrado com papel de parede da mesma forma que uma parede convencional.

“Quando o painel é instalado, podes escolher se o queres pintar simplesmente (com uma primeira camada de primário e a tinta da tua escolha), ou revesti-lo com azulejos, papel de parede, ou mesmo estuque, tijolos ou pedra de fachada”, diz a plataforma. Lembra-te que quando pendurares quadros ou móveis necessitarás de berbequins especiais, bem como outros materiais especificamente concebidos para paredes de gesso cartonado.

Pladur pode ser pintado ou forrado
Photo by Israa Hilles on Unsplash

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade