Há regras de ouro de higiene alimentar e boas práticas na cozinha que não podem ser ignoradas. Pelo bem da nossa saúde.
Comentários: 0
Regras de higiene na cozinha
Foto de cottonbro no Pexels

Devemos mesmo lavar a carne antes de a cozinhar? E podemos usar várias vezes a mesma colher para provar o que está na panela? A verdade é que há hábitos de higiene na cozinha, ou falta deles, que apesar de parecerem inofensivos podem deixar-nos doentes. Regra geral, tal como relembra a DECO Proteste, os alimentos que consumimos são seguros, mas bastam pequenos erros para que haja contaminação cruzada, o que pode levar a intoxicações alimentares. Eis o que deves (e não deves) fazer.

Os principais erros na cozinha

1. Usar várias vezes a mesma colher para provar o que se está a cozinhar

Não existe outra forma de saber se o que se está a cozinhar está bom - na cozinha é essencial provar o se que está preparar para ajustar os temperos. No entanto, não deves utilizar mais do que uma vez a mesma colher, segundo a DECO Proteste.

Os principais erros na cozinha
Pexels

“A nossa boca alberga uma flora bacteriana que é diferente da de todas as outras pessoas. Se a somar a isso estiver doente e provar a comida com uma colher que já usou previamente, o mais certo é que exista contaminação cruzada. Este hábito é ainda mais problemático se a prova for feita no fim de o prato estar cozinhado. A maioria dos micro-organismos só é destruída se for submetida a uma temperatura de ebulição (mínimo 100ºC), durante 15 a 30 minutos. Ao provarmos a comida já preparada com uma colher que já foi utilizada, não haverá destruição bacteriana, uma vez que a temperatura já estará mais baixa. Além disso, existem bactérias que produzem toxinas e que causam gastroenterite”, explica a publicação.

2. Lavar a carne antes de a cozinhar

Ao lavar a carne, podemos estar a espalhar a carga bacteriana que esta eventualmente possa ter. Os salpicos de água podem projetar as bactérias para as mãos, para a roupa, para a bancada e para os utensílios de cozinha, tornando a cozinha no ambiente ideal para contaminar outros alimentos que não se cozinham, como fruta e legumes, queijos, charcutaria, entre outros, o que pode levar a uma toxi-infeção. A melhor forma de destruir as bactérias presentes na carne é prepará-la a elevadas temperaturas, recomenda a DECO Proteste.

Segundo a publicação, há alguns cuidados que deves ter na conservação da carne. “Chegar do talho e colocar os sacos com a carne diretamente no frigorífico é um dos maiores erros que se pode cometer. Os alimentos crus, sobretudo a carne e o peixe, podem possuir micro-organismos patogénicos, que, em contacto com alimentos cozinhados, podem levar à contaminação cruzada. No frigorífico, coloque a carne e o peixe, ou outros alimentos crus, nas prateleiras abaixo dos alimentos cozinhados ou prontos a consumir”. Deves guardar estes alimentos em recipientes fechados para que não haja transmissão bacteriana e congelar o que não fores consumir no próprio dia ou no dia seguinte.

 Lavar as frutas e legumes com água e vinagre
Pexels

“Deixar a carne a descongelar na bancada da cozinha é outro erro a evitar. As temperaturas ideais de multiplicação bacteriana situam-se entre os 30 e os 40ºC. Por isso, a descongelação deve ser feita no frigorífico, num recipiente próprio, para que não haja desenvolvimento de bactérias”, acrescenta a DECO.

3. Usar a mesma tábua de corte para alimentos crus e alimentos cozinhados

Deves usar sempre uma tábua de corte diferente para alimentos crus e para alimentos cozinhados. Caso contrário, poderás estar a passar bactérias de um alimento cru para alimentos que já foram cozinhados ou que estão prontos a comer.

Para evitar qualquer risco de contaminação, mantém as tábuas de corte em bom estado de conservação. Sejam de madeira, de plástico ou de silicone, as tábuas de corte dos alimentos devem ser lavadas com água muito quente e detergente depois de cada utilização. Caso sejam lavadas à máquina, deve fazer uma pré-lavagem à mão e, antes de as guardar, deixar secar bem. 

4. Usar um único pano e não lavar os esfregões com frequência

“Os panos de cozinha devem estar convenientemente limpos. Usar o mesmo pano para limpar as mãos, secar os alimentos e para limpar a loiça ou as bancadas é um erro. Os crus, como os hortofrutícolas, podem estar contaminados com bactérias. Se usarmos um pano para secar estes alimentos e depois o usarmos para limpar a cozinha, estamos a contaminar tudo o resto”, lembra a DECO Proteste.

Dicas para evitar contaminações na cozinha
Pexels

Outra fonte de contaminação que muitas vezes é desprezada é o esfregão utilizado para limpar a cozinha, cuja carga bacteriana é muito elevada. Depois de cada utilização, deves eliminar os restos de comida, lavar o esfregão, escorrer e deixe secar. Como método desinfetante adicional, junta umas gotas de lixívia em água e coloque o esfregão de molho, pelo menos, durante cinco minutos. É importante deixar o esfregão aberto para evitar que a humidade se acumule.

5. Lavar os legumes com água e vinagre

Podes fazê-lo, mas não o faças por achares que assim estás a matar as bactérias. “O vinagre não destrói todas as bactérias, pelo que poderás estar sujeito a vir a ter uma toxi-infeção se não lavares os legumes corretamente.”

6. Manter as taças dos animais na cozinha

“As taças da alimentação dos animais e as caixas de areia dos gatos são uma enorme fonte de contaminação e devem ficar fora da cozinha. De acordo com a NSF, organização de saúde pública norte-americana, as taças de alimentação dos animais estão entre os itens com maior concentração de germes nas nossas casas. Estes germes podem causar doenças aos animais, mas também aos seus donos, particularmente a pessoas imunocomprometidas. A única forma de mitigar esse risco é lavar as taças frequentemente e mantê-las fora da cozinha”, escreve a DECO Proteste.

 Manter as taças dos animais fora da cozinha
Pexels

7. Colocar o telemóvel na bancada da cozinha

“A maioria das pessoas nem pensa duas vezes em levar o telemóvel para todo o lado, mas este pode estar bastante mais sujo do que pensamos. Embora sejam úteis para acompanhar receitas, os telemóveis podem albergar até dez vezes mais germes do que uma tampa de sanita, de acordo com um estudo da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos. Por isso, o ideal é que não o pouses na bancada da cozinha. Se tiveres mesmo de o fazer, limpa-o antes com um pano de microfibra ligeiramente humedecido ou com toalhetes com 70% de álcool isopropílico”.

8. Não limpar o frigorífico frequentemente

Se não for usado corretamente, o frigorífico pode ser uma fonte de maus cheiros e de contaminações. De acordo com a DECO Proteste, a cada seis meses deves fazer uma limpeza a fundo ao frigorífico e ao congelador para evitar problemas de higiene e de conservação dos alimentos.

 Tábua de corte para diferentes alimentos
Pexels

Dicas para evitar contaminações na cozinha

Para evitar contaminações na cozinha, há hábitos simples que deves adotar:

  • Limpar o exaustor e substituir o filtro regularmente, caso não seja possível lavá-lo;
  • Antes e depois de preparar alimentos, lava os utensílios e as superfícies com água muito quente e detergente e seca-os cuidadosamente;
  • Remove os restos de comida da loiça antes de a colocar na máquina e limpe regularmente o filtro da máquina;
  • O caixote de lixo deve estar bem fechado e, de preferência, ser de pedal. Esvazia-o com regularidade e lava-o com água e detergente.
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta