A Deco tem um novo Balcão de Habitação e Energia em parceria com os municípios. O idealista/news dá a informação ao consumidor.
Comentários: 0
Programas de apoio ao arrendamento em Portugal
Foto de SHVETS production on Pexels

A oferta de casas para arrendar em Portugal é escassa e as rendas não param de aumentar, tendo crescido 1,6% em janeiro face ao mês anterior. Mas há programas de ajuda e incentivos a ter em conta, como por exemplo o Programa de Arrendamento Apoiado (PAA). As dificuldades no acesso à habitação e a poupança na fatura da energia, a par da melhoria no conforto térmico da casa, são temas que marcam a ordem do dia, no atual contexto de altos preços das casas, inflação elevada, subida das taxas de juro, perda do poder de compra e crise energética. Para ajudar os consumidores a garantir os seus direitos e melhorar as condições de vida, a Deco lançou o Balcão da Habitação e Energia, em parceria com os municípios, prestando apoio gratuito. O idealista/news aliou-se a esta iniciativa e dá a informação que precisas para melhorar a tua qualidade de vida e o teu orçamento.

*Neste artigo preparado pela Deco para o idealista/news, o terceiro elaborado no âmbito da parceria, falamos sobre uma das iniciativas que há em Portugal relacionadas com as ajudas ao arrendamento, o PAA. Explicamos tudo.

O que é o Programa de Arrendamento Apoiado?

Este programa aplica-se às habitações pertencentes a entidades das administrações direta e indireta do Estado, das regiões autónomas, das autarquias locais, do setor público empresarial e dos setores empresariais regionais, intermunicipais e municipais, e que são por estas arrendadas ou subarrendadas.

Em resumo é um programa que pretende substituir o regime atualmente aplicável às habitações sociais cujo regime foi, entretanto, modificado e alargado.

Como são calculadas as rendas neste regime de arrendamento?

O cálculo é feito em função dos rendimentos dos agregados familiares a que se destinam não podendo, no entanto, ser de valor inferior a 1 % do Indexante dos Apoios Sociais (IAS) em vigor em cada momento.

Posso beneficiar deste programa?

Todos os cidadãos nacionais e ou estrangeiros, desde que detentores de títulos válidos de permanência no território nacional, reunindo as condições estabelecidas na legislação, em particular na Lei 81/2014, de 19 de dezembro, e no Aviso n.º 22600-B/2021, de 30 de novembro. 

Como posso candidatar-me?

Terás de submeter um pedido na Plataforma eletrónica do Arrendamento Apoiado (eAA), através do preenchimento de um formulário.

Começa por entrar nessa plataforma e procede à autenticação com uma das seguintes opções:

  • Número de Identificação Fiscal (número de contribuinte) e a senha de acesso;
    ou
  • Cartão do cidadão e a senha de acesso;
    ou
  • Chave móvel digital e a senha de acesso

Depois acederás a um formulário de pedido de apoio habitacional. Para o preencher deverás ter contigo os seguintes elementos:

  • Dados de identificação (cartão do cidadão, bilhete de identidade, passaporte ou outro, número de identificação fiscal);
  • Valor do rendimento mensal ilíquido;
  • Relatório Social, se aplicável, digitalizado.

Após o preencheres o formulário disponível na plataforma, este será enviado para os municípios e para as entidades gestoras de habitação nos sítios onde procuras arrendar casa.

Depois de submeteres o pedido, podes acompanhar a sua evolução e saber para onde foi encaminhado.

O serviço que a Deco presta nos balcões de habitação e energia pode esclarecer as tuas dúvidas.

E no teu município existe Balcão de Habitação e Energia? Informa-te e solicita este serviço!

*Contacta a Deco através do número de telefone 21 371 02 00 ou do email deco@deco.pt. Podes também marcar atendimento via skype. Segue-nos na página de Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e Linkedin.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta