Comentários: 0

O verão acaba de começar e visitar uma das praias naturistas de Portugal pode ser a escolha certa para te libertares do stress e da roupa, em perfeito contacto com a Natureza.

O Naturismo em Portugal tem vindo a crescer e, com a criação da Federação Portuguesa de Naturismo (FPN), são várias as praias reconhecidas como preparadas para as necessidades de quem prefere desfrutar da praia tal e qual como veio ao mundo... sem roupa.

Das mais belas praias naturistas no Algarve, em Lisboa ou na Costa Vicentina, a equipa do idealista apresenta-te o mapa das melhores praias naturistas de Portugal para que desfrutes este verão.

Entre as praias naturistas oficiais, reconhecidas pela FPN, podemos encontrar:

 

Praia naturista do Meco

Esta praia naturista do Meco, situada na Costa Azul, em Sesimbra, é bastante conhecida pela proximidade ao recinto do Festival Super Bock Super Rock.

Caminhando a partir de um dos parques de estacionamento entre a Lagoa de Albufeira e o Cabo Espichel, chegamos a um areal extenso e dourado, rodeado por falésias. É uma zona sem vigilância e sem serviços como restaurante ou duches de água doce, mas dotada de beleza natural extrema e de ondulação forte que atrai os praticantes de surf. 

Além disso, podes aproveitar as qualidades terapêuticas das argilas que se encontram junto às falésias.

Praia do Meco
Creative commons
Praia do Meco
Creative commons

Casas de férias em Sesimbra

 

Praias naturistas na Costa Vicentina: a praia das Adegas

A praia das Adegas, em Odeceixe, é uma das praias naturistas da Costa Vicentina. Situada em Aljezur, apenas é acessível pela praia de Odeceixe, em maré baixa ou por uma escadaria de madeira na ravina, mas as dificuldades valem a pena.

A areia fina e dourada e as falésias rochosas são o ambiente perfeito para aproveitar a Costa Vicentina ao natural.

Praia de Odeceixe - Adegas
Creative commons

Casas de férias em Aljezur

 

Praia Naturista dos Alteirinhos

A praia dos Alteirinhos, na Zambujeira do Mar, é vigiada e frequentada por naturistas e não naturistas.

Para chegar ao areal, basta descer por uma escadaria em madeira, desde onde se pode ver uma pequena cascata.

A praia naturista dos Alteirinhos está limitada pela Ponta do Lajão, rocha onde se pratica pesca desportiva e, em maré baixa, é possível tomar banho numa piscina natural, a Meia Laranja, particularidades que atraem os banhistas.

Casas de férias na Zambujeira do Mar

 

Praia Naturista em Porto Côvo: Praia do Salto

A praia do Salto, em Porto Côvo, encontra-se entre as praias do Cerro da Águia e de Cerca Nova. Este pequeno areal está rodeado por ravinas, com escadarias de madeira e um pequeno curso de água doce. 

É o cenário perfeito para quem procura uma praia quase deserta, na Costa Azul.

Casas de férias em Porto Côvo

 

 

Praia naturista da Barreta ou Ilha Deserta, na Costa Algarvia

A praia da Barreta, em Faro, está inserida na zona da Ria Formosa e também é conhecida por Ilha Deserta. É acessível de barco desde o Cais da Porta Nova e encontra-se a poente da área de praia concessionada. No entanto, devido ao preço das viagens de barco (entre 7 e 10 euros) é pouco frequentada.

O seu areal fino, com búzios e conchas, vegetação abundante, espécies de aves protegidas, está inserido no Parque Natural da Ria Formosa e a praia é vigiada e muito apreciada por amantes dos desportos náuticos.

Casas de férias em Faro

 

Praia naturista do Barril, em Tavira

A praia do Barril, em Tavira, também dedicada ao naturismo, tem vistas para a Ria Formosa, para a sua fauna e flora e as suas salinas e é conhecida como praia do Homem Nu

Para chegar deixa o carro junto ao aldeamento de Pedras d’El Rei, passa a ponte pedonal e segue a pé ou num dos pequenos comboios turísticos (1,20€ cada viagem) até à praia. A zona naturista está 750 metros à direita.

Praia do Barril
Creative commons

Casas de férias em Tavira

 

 

Praia naturista da Adiça

A praia da Adiça é muito associada ao naturismo. Na zona de praia da Fonte da Telha, também é conhecida como praia da N.A.T.O..

O seu extenso areal de cerca de 1,4 km está rodeado de falésias e pinhais e a área é bastante remota. Se procuras tranquilidade e pouca gente à tua volta, caminha em direção a sul pela praia da Fonte da Telha e encontra este pequeno paraíso.

Casas de férias na Costa da Caparica

 

Praia da Ursa, no cabo da Roca, Sintra

A praia da Ursa, em Sintra, é uma das praias naturistas de Lisboa. Próxima do Cabo da Roca e englobada no Parque Natural Sintra-Cascais, esta praia é acessível por um trilho de terra batida.

Ao chegar ao pequeno areal são visíveis as rochas da Ursa e do Gigante, dentro do mar, que deram origem à Lenda da Ursa e do Gigante e ao nome da praia.

Apesar de não ser uma praia ideal para surfistas, podes apanhar percebes nas enseadas da Palaia a norte, ou passear pelo Pesqueiro do Abrigo a sul.

Praia da Ursa
Creative commons

Casas de férias em Colares, Sintra

 

 

Praia naturista da Ilha da Armona, Olhão

A praia da Ilha da Armona em Olhão, no extremo da ilha da Armona, está também inserida no Parque Natural da Ria Formosa e estende-se até à praia da Fuzeta.

Partindo de barcos desde Olhão, Faro ou Fuzeta, chegarás a uma praia com grandes bancos de areia que formam piscinas naturais. Além disso, é dotada de vigilância, restaurantes e bares e ondulação muito forte que atrai os desportistas náuticos.

Casas de férias na zona da Ria Formosa

 

Praia naturista do Vale dos Homens, Rogil

A última praia naturista que apresentamos é a praia do Vale do Homens em Rogil. Esta praia está inserida no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, é pouco frequentada e, por isso, ideal para o naturismo.

É acessível a partir de uma escadaria de 285 degraus ao longo da falésia e de passadiços de madeira.

A sua vegetação é muito abundante e no areal encontram-se seixos e calhaus rolados, devido às fortes correntes do mar. Apesar do mar ser bastante perigoso nesta zona, podes aproveitar para ir a banhos no pequeno ribeiro de água doce na zona sul da praia ou durante a maré baixa.

Praia do Vale dos Homens
Creative commons

Casas de férias em Rogil

 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade