O IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) é um imposto municipal que incide sobre o valor patrimonial tributário dos prédios (rústicos, urbanos ou mistos) situados em Portugal. Entrou em vigor em 2003 e sofreu alterações em 2017 com a criação do imposto adicional ao IMI.

pagar IMI

IMI 2022: atenção às prestações a pagar até final de novembro

Se és dos contribuintes que paga o Imposto Municipal Sobre Imóveis (IMI) em prestações, sabe que até ao final de novembro é preciso acertar contas com o Fisco nesta matéria. Durante este mês está a pagamento a 2ª prestação, se superior a 100 euros ou inferior a 500 euros, ou da 3ª prestação, se superior a 500 euros.
IMI sobe para imóveis devolutos: aumentou este ano para 10.544 prédios

IMI sobe para imóveis devolutos: aumenta este ano para 10.544 prédios

O Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) aumentou para muitos proprietários este ano, com referência a 2021, nomeadamente para os que têm imóveis devolutos ou em ruínas. Os números mais recentes mostram que foram 10.544 os prédios urbanos que viram o IMI crescer devido ao facto de estarem devolutos, o mesmo acontecendo com outros 3.796 imóveis que estão em ruínas. Trata-se de um ligeiro aumento em termos anuais: 14.349 prédios em 2021 e 13.878 no ano anterior.
impostos

Imobiliário: OCDE recomenda mais IMI e menos impostos na venda

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) defende o reforço dos impostos anuais sobre os ativos imobiliários, de que é exemplo o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), de modo a melhorar a eficácia, efetividade e equidade da tributação da habitação.
impostos imobiliário

Receitas do IMI e IMT engordam cofres do Estado

As receitas do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e do Imposto Municipal sobre as Transações Onerosas de Imóveis (IMT) continuam a engordar os cofres do Estado, espelho do dinamismo que o mercado imobiliário português tem vivido nos últimos anos.