Quinta do Ferro

Quinta do Ferro em Lisboa: aprovada proposta final de reabilitação

A Câmara Municipal de Lisboa aprovou esta quarta-feira, 20 de março de 2024, por unanimidade, a versão final para a operação de reabilitação da Quinta do Ferro. A proposta será agora submetida à aprovação da Assembleia Municipal, seguindo-se o lançamento do concurso de empreitada até ao final de 2024.

Simplex: "Há contradições legislativas que criam insegurança"

“A crise da habitação só se resolve com mais investimento na construção e na compra para arrendamento, mais construção e reabilitação, mais habitações para venda e para arrendamento. Só medidas claramente direcionadas para esses fins e que deem confiança aos particulares poderão mostrar-se eficazes”. Quem o diz, em entrevista ao idealista/news, é Nuno Antunes, presidente da Associação dos Industriais da Construção de Edifícios (AICE), associação sem fins lucrativos fundada a 7 de novembro de 1975 “por um grupo de empresários empenhados em juntar esforços para profissionalizar o setor”, segundo é possível ler no site da entidade.

"A reabilitação tem sido o motor de transformação dos centros urbanos"

“A reabilitação urbana tem sido, em todo o país, o motor da transformação dos centros urbanos, independentemente das consequências diversas que ocorreram”. A garantia é dada pela presidente da Associação Portuguesa para a Reabilitação Urbana e Proteção do Património (APRUPP). Mas nem tudo são boas notícias, visto que “o objetivo de tornar a reabilitação urbana como um veículo para preservar o património e os centros antigos (…) tem encontrado obstáculos, nomeadamente ao nível da legislação”. “Continuamos sem ter uma definição correta na lei do termo ‘reabilitação’, que seja a mesma nos diferentes decretos lei”, lamenta Alice Tavares, em entrevista ao idealista/news. 

A reforma espetacular de uma casa construída há 40 anos em Taiwan

Kaohsiung é a segunda cidade mais populosa de Taiwan, com quase 2,8 milhões de habitantes. É considerada a cidade cultural do país e, ao contrário de Taipei, a capital, as suas ruas e avenidas são mais largas e grandes. Embora isso não signifique que as ruas da cidade velha não sejam estreitas.