Comentários: 0
É cliente do Barclays? Conheça as consequências da venda do banco em Portugal

O Barclays decidiu sair de Portugal na banca de retalho, mas o seu negócio vai ser vendido e não encerrado, tal como irá acontecer em Espanha, França e Itália. Ainda sem data marcada para abandonar o País, para já, os clientes do Barclays no mercado português não vão sentir qualquer alteração na relação com o banco.

A garantia de que o Barclays não vai fechar o negócio de banca de retalho nestes mercados da Europa Continental foi dada pelo presidente da instituição, Antony Jenkins, na sexta-feira, numa vídeo-conferência com os trabalhadores do grupo. Para já, é conhecido o interesse do BIC Português em comprar alguns dos balcões do Barclays Portugal.

O CEO do banco inglês, citado pelo Negócios, garantiu ainda aos trabalhadores que não está prevista a realização de um novo processo de rescisões amigáveis. "Não está previsto qualquer plano de redução de pessoal similar aos anteriores".

Em 2012 e 2013, o Barclays Portugal reestruturou o negócio de retalho, dispensando 500 trabalhadores, nomeadamente e através de rescisões amigáveis. Em paralelo, o banco britânico encerrou cerca de 120 balcões, reduzindo a rede de distribuição a pouco mais de 150 agências e menos de 1.700 trabalhadores.

A decisão de deixar de operar em Portugal, na prática o que é que significa para os clientes do Barclays? Aqui apresentamos as consequências imediatas, escritas pelo Diário Económico.

1) Sou cliente do Barclays. Os meus depósitos correm algum risco com esta operação?
Não. Os seus depósitos serão transferidos para a entidade compradora, o que significa que na prática terá apenas uma nova entidade a gerir as suas aplicações. Esta terá de respeitar as condições contratuais inicialmente acordadas, como as taxas de juro, até à maturidade da aplicação.


2) E se tiver um crédito? O banco comprador pode alterar-me as condições?
A lógica é a mesma. Quem quer que venha a comprar o negócio do Barclays em Portugal terá de respeitar integralmente as condições contratuais dos créditos dos clientes do banco.


3) Tenho prestações em atraso e estou a negociar um plano de pagamento. Poderei manter esse plano após venda do banco?
Depende da fase em que se encontra esse processo negocial. Se já estiver fechado, o banco comprador assumirá também essa nova obrigação. Já se o processo de renegociação não estiver ainda formalizado, poderá ter que reiniciar o processo com o novo dono da instituição.


4 Depois de o banco ser vendido a minha conta passa automaticamente para a nova instituição? Essa transferência tem custos?
Sim, a transferência deverá ser automática. Em princípio o cliente nada terá de fazer, já que é ao novo banco que compete essa diligência. Na altura, o banco comprador deverá informar o cliente desta alteração, a qual não implicará quaisquer custos para o cliente.


5) E até que o banco seja vendido, o que acontece?
Para já não acontece nada. O Barclays continuará normalmente a exercer a sua atividade em Portugal até que este processo esteja concluído. O banco reforçou, aliás, em comunicado, o seu compromisso com os clientes.


6) E se o Barclays não encontrar compradores?
Em último caso, não existindo compradores (improvável), o banco poderá optar por encerrar simplesmente a atividade em Portugal. Se assim for, os compromissos com os clientes portugueses deverão ser assumidos pela casa-mãe, que passará a gerir esta carteira não aceitando no entanto novos clientes. O Barclays conta manter ainda alguns pequenos negócios no país, como o Barclaycard, assegurando assim alguns espaços físicos que permitirão a relação com os clientes portugueses.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta