Comentários: 0
Sabes quantos litros de vinho bebem os portugueses por ano?
wikimedia_commons

Os portugueses estão a beber menos vinho. Pelo menos, isto é o que indicam as estatísticas mais recentes: cada residente no território nacional consumiu em média 40 litros de vinho em 2013, menos sete do que no anterior, segundo revela o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Em contrapartida, no mesmo período, a produção vinícola aumentou 12,2% em relação à campanha anterior, o que permitiu melhorar o grau de aprovisionamento, escreve o Expresso, citando o INE.

O que também desceu foi o consumo de leite, cereais e carne. Em 2013, cada português comprou em média 80 litros de leite (menos três do que em 2012), 130 quilos de cereais e 105 quilos de carne (em ambos os casos, menos um quilo do que no ano anterior).

O consumo de leite e derivados tem vindo a descer desde 2008 - a quebra dos últimos cinco anos foi de 10,3%. O que também desceu foi a produção de leite, e a par disso a produção de queijo e manteiga, em relação a 2012.

Quanto à carne, a tendência é semelhante: desceu ligeiramente o consumo, mas também diminuiu a produção. Em 2013, o país "produziu apenas 72,9% da quantidade de carne necessária para satisfazer as necessidades especiais de consumo", constata o INE.

As estatísticas mostram ainda que cada português consumiu 16 kg de arroz em 2013. Foram produzidas 160 mil toneladas (menos 4,2%) do que na campanha anterior e o INE realça o facto de a autossuficiência em arroz ter diminuído de 98,3% em 2010 para 92,5% no ano passado.

O país também não é autossuficiente em frutos, tendo importado 30% do que consumimos. Quanto ao vinho, a produção aumentou, mas o consumo desceu 16,5%, uma quebra que o Instituto Nacional de Estatística considera "acentuada" e que permitiu melhorar o grau de aprovisionamento.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade